O mata-mata da Copa América 2015

Quartas de final da Copa América 2015. Crédito: Chile/organização

A primeira fase da Copa América no Chile foi bastante movimentada, com 40 gols em 18 partidas, proporcionando uma média 2,22. Todos os favoritos avançaram, até mesmo pelo formato do torneio, quase impossível de ser eliminado (classificação abaixo). Assim, o mata-mata está formado até a decisão do 47ª título continental. Curiosamente, entre os oito países restantes estão os sete ex-campeões. O único sem título é justamente o dono da casa.

Eis os duelos pelas quartas de final…

Chile x Uruguai (24/06, 20h30, Santiago)
Organizando o torneio pela 7ª vez, o Chile enxerga neste ano a sua maior chance de enfim erguer a taça. Com dez gols na primeira fase, La Roja vai justificando a expectativa. Resta saber se irá suportar a pressão. Enfrentará o Uruguai, campeão sul-americano em solo chileno em 1920 e 1926, com a geração da “Celeste Olímpica”, os charrúas seguem com o script de sempre. Sem agradar em campo, mas com copeirismo demais, mesmo sem Suárez.

Bolívia x Peru (25/06, 20h30, Temuco)
É o único confronto sem uma seleção gabaritada, mas ainda assim com dois ex-campeões – de um tempo quase remoto no futebol continental. Dificilmente o campeão de 2015 sairá desta chave, mas bolivianos e peruanos, vizinhos na América, fizeram campanhas dignas, com Marcelo Moreno e Paolo Guerrero como principais nomes. À Bolívia pesou o massacre sofrido para o Chile (5 x0). No Peru, a coletividade do time ainda deixa a desejar.

Argentina x Colômbia (26/06, 20h30, Vinã del Mar)
Os hermanos seguem como favoritos, mas ainda esperam por Messil, que, até aqui, teve apenas lampejos. Eles enfrentarão um inconstante Colômbia, com apenas um gol marcado. A sua vaga esteve por um triz, torcendo para que o Brasil não cedesse o empate para a Venezuela. Na verdade, só jogou mesmo contra a Seleção. Nas outras apresentações, em branco, nada de James Rodriguez e cia. Tal cenário contra a Argentina é eliminação certa.

Brasil x Paraguai (27/06, 18h30, Concepción)
Repeteco do duelo pelas quartas de final de 2011, em La Plata, na Argentina, com a classificação paraguaia. Curiosamente, agora, em 2015, a diferença é ainda menor entre as equipes. Pelo mau momento dos brasileiros, sem Neymar e sem personalidade, e também pela força apresentada pelo time guarani, com Lucas Barrios à frente e um sistema de marcação eficiente. O tempo de preparação, seis dias, pode ajudar Dunga a remendar as feridas da Seleção.

Pitacos do blog sobre os semifinalistas: Chile, Peru, Argentina e Brasil.

A classificação da fase de grupos da Copa América 2015. Crédito: Conmebol/Twitter

4 Replies to “O mata-mata da Copa América 2015”

  1. Amigão… a princípio você já errou Chile x Uruguai rss
    mas to contigo… vou na Bolívia.. acho que passa nos Pênaltis. 0 x 0 esse jogo.
    Passa Brasil com facilidade.. Paraguai é fraco mesmo.. só é dedicado e esforçado.
    Agora, to maior dúvida.. . Argentina x Colômbia.. acho que a Colômbia pode surpreender.. será.. ?
    To quase indo no 1 x 1 e decisão….. nos Pênaltis. vamos ver.

  2. Pra mim não vai dar só lógica Cássio, seus palpites tão muito óbvios, Peru, Chile, ARG e BRA é a lógica da lógica. Como pra mim essa é a Copa América mais equilibrada da história, e também de melhor nível técnico, já que até a mais fraca, Bolívia (na minha opinião), passou pras quartas.
    Argentina x Colômbia pra mim é FINAL antecipada, achei que essa seria a final, pra mim são as duas seleções com os melhores jogadores da Copa América, e não to falando de James ja que ele pra mim é a maior enganação mundial, falo do Cuadrado, Falcão, Bacca, mas como do outro lado é ainda melhor passa a Argentina, mas repito, esse pra mim é o melhor confronto possível da América do Sul hoje no quesito craques.
    Brasil x Paraguai, sinceramente, a Venezuela hoje em dia é melhor que o Paraguai, pra quem não sabe a Venezuela quase foi a Copa do mundo do Brasil, perdeu sua vaga num jogo em casa contra o Uruguai (2x1uruguai) se vencesse aquele jogo, era quase impossível não vir a Copa 2014, o Paraguai caiu muito ao time que era da década passada, é competitivo e nada mais, tem mais ataque que a Venezuela e é pra mim o único perigo real pro Brasil. Brasil passa
    Chile x Uruguai, meu irmão, Uruguai é Uruguai, esse jogo é 1×1 e nos pênaltis o Uruguai tira o Chile.
    Peru x Bolívia, jogo que pode acontecer de tudo. A Bolívia é a mais fraca sul-americana mas ela é organizada, uma coisa que eu não vejo no Peru. Passa a Bolívia, zebra!
    Uruguai x Bolívia
    Brasil x Argentina

  3. Bom dia, Cassio. O SPORT joga no mesmo dia e horário da seleção brasileira(se não me engano), há o risco de mudança de horário do jogo do Brasil??!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*