Presidente do Flamengo diz ter a maior torcida em 24 dos 27 estados do país. Será? Não em Pernambuco

Eduardo Bandeira de Mello, o presidente do Flamengo (2013-2015). Crédito: Alexandre Vidal/FlaImagem

Eduardo Bandeira de Mello assumiu o Flamengo com uma dívida impagável, de R$ 758 milhões. Em dois anos, com uma gestão austera, o dirigente vem quebrando o senso comum. Desde 2013, já reduziu o passivo do clube carioca em R$ 138 milhões. Sem dúvida alguma, um alento ao time mais popular do país. O presidente rubro-negro vem contando com apoio de sua torcida, com o avanço dos sócios-torcedores e o consumo maciço de produtos oficiais do Mengo. Porém, o discurso do dirigente mostra uma torcida além da realidade.

Em 2015, o seu mantra tem sido o de apontar o Fla como o detentor da maior torcida em 24 unidades da Federação, considerando os 26 estados e o Distrito Federal. A mais recente foi repercutida no programa Linha de Passe, na ESPN, através do jornalista Juca Kfouri, que considerou os três estados sem domínio como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Confira algumas declarações de Bandeira de Mello sobre o mesmo tema.

“Um clube nacional como o Flamengo, com torcida em todos os lugares, não pode virar os olhos para a sua torcida do interior. Seja no Brasileiro, em amistosos ou torneios, sempre poderão ser realizados jogos em outras praças. Afinal de contas, o Flamengo é o clube mais popular em 24 das 27 unidades da Federação.”
Em entrevista ao jornal O Globo, em 8 de maio de 2015.

“Em 24 dos 27 estados do Brasil, o Flamengo é o time mais popular.”
Em uma palestra na UFRJ, em 15 de maio de 2015.

“O Flamengo tem 40 milhões de eleitores, é o time preferido em 24 estados e a Nação Rubronegra deve acompanhar o voto dos parlamentares.”
Em coletiva em São Paulo, sobre a MP do Futebol, em 6 de julho de 2015

Nota-se que o nosso estado integra a visão do mandatário flamenguista, difundida sem correção. Abaixo, vale relembrar sete pesquisas de torcida realizadas em Pernambuco entre 1983 e 2014, dos mais variados institutos, incluindo o Ibope, o mais conhecido do Brasil. Em nenhum levantamento o Fla aparece à frente. Na verdade, o máximo foi alcançar o 3º lugar no primeiro estudo local feito pelo Instituto Plural, com 8%, um público localizado sobretudo no interior, uma vez que na capital a influência de times de fora é mínima.

Gallup 1983* (520 entrevistados)
1º) Sport 22,4%
2º) Náutico 14,1%
3º) Santa Cruz 12,9%
* O percentual de pessoas sem clube foi de 41%, fazendo com que os demais clubes, somados, chegassem a apenas 9,6%.

Opine 2008 (1.732 entrevistados)
1º) Sport 22,9%
2º) Santa Cruz 17,1%
3º) Náutico 6,1%
4º) Corinthians 5,3%
5º) São Paulo 5,2%
6º) Flamengo 3,9%

Maurício de Nassau 2009 (3.363 entrevistados)
1º) Sport 26,4%
2º) Santa Cruz 15,7%
3º) Náutico 8,0%
4º) Flamengo 6,8%
5º) Corinthians 4,8%
6º) Palmeiras 3,8%

Ibope 2010 (nº de entrevistados não informado)
1º) Sport 33,0%
2º) Santa Cruz 12,8%
3º) Náutico 9,0%
4º) Corinthians 8,1%
5º) São Paulo 4,6%

Instituto Plural 2011 (1.200 entrevistados)
1º) Sport 26,0%
2º) Santa Cruz 16,0%
3º) Flamengo 8,0%
4º) Náutico 7,0%
4º) Corinthians 7,0%
6º) Palmeiras 4,0%

Instituto Plural 2013 (1.200 entrevistados)
1º) Sport 22,9%
2º) Santa Cruz 13,6%
3º) Corinthians 9,3%
4º) Náutico 6,4%
4º) Flamengo 6,4%
6º) São Paulo 4,3%

Ibope 2014 (300 entrevistados)
1º) Sport 26,3%
2º) Santa Cruz 24,0%
3º) Corinthians 7,3%
4º) Náutico 5,3%
5º) São Paulo 4,0%
6º) Palmeiras 3,3%
7º) Flamengo 2,3%

Numa amplitude regional, o Flamengo detém, sim, a maior torcida, com 22,4% segundo a pesquisa mais recente no Nordeste, da Pluri Consultoria, de 2012. Uma popularidade reconhecida. Lembremos, entretanto, que as declarações do mandatário vêm focando os estados. E Pernambuco é um dos cinco do país nos quais as torcidas locais são maioria, com 60,4% (Sport + Santa + Náutico), contra 39,6% dos “forasteiros”, ainda segundo a Pluri.

Por fim, voltando ao último levantamento do Ibope, de 2014, outros dois estados apontam torcidas locais à frente, Bahia (Bahia) e Paraná (Atlético-PR). Logo, esse mantra de Eduardo Bandeira de Mello precisa ser revisto. Ou ao menos ser questionado, tirando o viés de verdade absoluta.

Percentual de torcidas locais e "forasteiras" nos estados. Crédito: Pluri Consultoria 2014/reprodução

66 Replies to “Presidente do Flamengo diz ter a maior torcida em 24 dos 27 estados do país. Será? Não em Pernambuco”

  1. Orgulho de ser Pernambucano, Recifense e Rubro negro (sport). Nem me pagando que eu vou pro rio de janeiro, que aí sim eh uma favela. Falam do nosso sotaque, mas os sotaques dos caras são horríveis, parecem um bando de b… falando. Kkkkkkkkkkk Cara, ser flabosta eh moda, não eh amor, amor eh vc sentir por um time que cresceu numa localidade cujo o preconceito eh enorme. Abração do legítimo campeão de 87!!!

  2. Mais uma “cascata” ou seja, “bla-bla-BLA-BLA”..Repetir uma mentira milhares de vezes para ver se “cola”…todos aqui sabem que o Pernambucano,Gaucho,Mineiro tem seus clubes do coração na sua cidade.
    É o mesmo caso do Flamengo querer “dividir” o Titulo de 1987 como Sport..apos Levar W.O e o campeonato prosseguiu ate a Final,quando o Sport foi Campeão Brasileiro de 1987.
    Apos O Flamengo perder na bola e em todas mas instâncias dos Tribunais desportivos e de Justiça.
    Aí,aparece o Ricardo Teixeira ‘as pressas fechando as gavetas do Birô(nos vimos esta cena Padrão dos corruptos acontecendo agora com o presidente da CBF o Marin,lembram?) e assina um documento dizendo ,que êle Ricardo LadrãO Teixeira(JUNTO COM A PATRICIA AMORIN (presidente na epoca do Flamengo)dando propina ..) que:”achava” que Sport e Flamengo deveriam dividir o Titulo Brasileiro de 1987…Piada!!
    Diante de tantos escandalos na CBF e na FIFA,FBI prendendo os ladroes.extradições ‘a vista….etc…Pergunto:
    Alguem acha que Flamengo no Supremo Tribunal FEDERAL tem alguma chance?????????????

    kákákáká!!!!!!!!!!!!!
    Quero so ver como vai ficar essa palhaçada do Flamengo!!!!!

  3. A MAIOR TORCIDA DO BRASIL É A DO FLAMENGO, HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO (COM 897 E TUDO). GOSTARAM? KKKKKKKKKKKKKKK

  4. O Jornalistinha ficou ofendido, foi? Vai jogar para a Galera, vai?
    Quem se importa se Pernambuco, está ou não, com maioria Flamenguista?
    O Flamengo, Mengão, Fuderosão das Galáxias, Eterno Deflorador de Agremiações de Bairro e o Exclusivamente mais Bem-Vestido do Universo, manda aonde chega, nas cidades grandes e no interior. Inclusive, nesta província ao Sul da Paraíba.
    HexaCampeão Brasileiro e Eterno Incaível.
    Chore, que o choro é livre. Bandeira de Mello é MITO!!!!

    Cesar “Hexa” Ribeiro

  5. Eu também posso afirmar que sou sócio de Bill Gates, parente do boxeador Ali, vizinho de Obama, gêmeo do Elvis Presley… Quem poderá contestar?

  6. moro em PE ha 16 anos e acho até engracado esse recalque dos pernambucanos com os times do Sul. Deixem de besteira e se preocupem com algo mas interessante. A preocupação de vocês com os pernambucanos que torcem pra times do Sul em especial pro meu Mengão e de uma iditotice que não tem tamanho. Somos maiores sim, campeão de 87 sim, maior torcida sim e vocês idiotas que este campeonatinho fraco que vocês tem que dá nojo de assistir quando não dá sono porque juro que tentei 4x assistir num estádio os joguinhos daqui mais sai antes do fim do 1o tempo…..tenham consciência, um estado tão lindo com pessoas tão idiotas não dá né. #ficaadica

  7. moro em PE ha 16 anos e acho até engracado esse recalque dos pernambucanos com os times do Sul. Deixem de besteira e se preocupem com algo mas interessante. A preocupação de vocês com os pernambucanos que torcem pra times do Sul em especial pro meu Mengão e de uma iditotice que não tem tamanho. Somos maiores sim, campeão de 87 sim, maior torcida sim e vocês idiotas que este campeonatinho fraco que vocês tem que dá nojo de assistir quando não dá sono porque juro que tentei 4x assistir num estádio os joguinhos daqui mais sai antes do fim do 1o tempo…..tenham consciência, um estado tão lindo com pessoas tão idiotas não dá né. #ficaadica

  8. E falta de noção da Realidade do futebol , da torcida do Flamengo no Brasil …
    Eles falam sem se embasarem e a imprensa especializada esportiva do eixo sul-sudeste n contesta..

    Só falta agora dizer que é campeão brasileiro de 87 …

    É cada absurdo que falam …

    Só o assunto pra estes times é intocável …
    Divisão de renda do futebol brasileiro …

    A solução da seleção e do futebol passa por esta redistribuirão injusta que reduz um país com uma grande cultura futebolística a apenas 4 , 5 clubes que detém poderio econômico e espaço desproporcionais nos canais esportivos gerando um ciclo vicioso…

  9. Não dá Pra confiar nessas pesquisas, a torcida do Santa caí 10 pontos e sobe 10 pontos em um ano.
    Todos nós sabemos que a torcida do Santa é a maior do Nordeste, ache ruim quem quiser.

  10. Deixem de ser invejosos. Esses timinhos dessa favela que é recife vão ter comer muito feijão para conseguir chegar no patamar que o flamengo está hj e quando chegarem o flamengo já estará num patamar superior. tchau!!! despeitados

  11. Maior número de pessoas tristes!
    O torcedor do Flamengo é o maior sofredor do país!
    E sofredores em maior quantidade!
    Fazem anos que 35% do país chora e chora e chora!
    Parabéns flamenguistas, continuem sendo torcedores do Flamengo, e continuem sendo os 35% de pessoas do país que com certeza, continuarão sofrendo!!!
    Hahahahahaha
    Daleoooooo

  12. Kkkkkk…. O senhor é um fanfarrão … E ainda acredita que o flamengo é o campeão de 87… Kkkkkkk . igual o curintia pensa que é BI mundial… Kkkkkkk só iludidos… E ainda pensa que a mulher que dorme com ele .. É só dele.. Ummm_… Tem que ser flabosta. Roubaram a petrobras durante a vida toda….

  13. Nasci no Rio de Janeiro e sou torcedor Do Sport Clube do Recife. Único e maior clube do nordeste que humilha o flamengo até na torcida. Ser flamengo é modinha e ser SPORT é mais que religião … PST chupa flabosta …

  14. Nascer em Pernambuco e só torcer pelo flaLIXO, claro que não é crime.
    É SAFADEZA.

  15. Nasci em Caruaru e fui aos 3 anos morar Recife. Tenho 61 anos e torço exclusivamente pro Flamengo, vivo para o clube. Vi uma legião de cracaços,base do Tetra de 1994, mais Zico,Leandro e Andrade serem campeões brasileiros em 1987 e vi a CBF tentar roubar o título na justiça.Sofro preconceito e ataques todos os dias por ser Flamengo.Queiram os torcedores de Sport, Náutico, Santa e os paulistas da tv ou não, o Flamengo é o ÚNICO clube nacional, uma potência única no planeta, massivo do Oiapoque ao Chuí. Abraços e saudações rubro-negras.

  16. Esse palhaço pensa que aqui aquela flabosta e derivados do eixo sul-sudeste mandam aqui?Aqui a maior torcida do norte nordeste é do Sport Recife legitimo campeão brasileiro de 1987 e não tem globosta que prove ao contrario.Volta para aquele gueto que é o seu lugar seu palhaço.

  17. Interessante que o tal time da “modinha” aparece em primeiro desde a primeira pesquisa feita em 1983. Que me lembre, esse é o principal argumento dos torcedores do arruda ao dizerem que a torcido do Dono de Pernambuco só cresceu depois do penta da década de 90. Ai ai, pobres coitados.

  18. Um estado a mais outro a menos não vai faz diferença. O Flamengo continua sendo o time de maior torcida em território nacional, e se não figura nos 24 como o Bandeira diz, com certeza uns 20 é certo. O choro é livre1

  19. Quem eles pensam que são? esse tipo de imposição que esse cidadão está querendo fazer é, de uma arrogância descabida. Até porque aqui em Pernambuco modesta parte tem-se praticado um nível de futebol que sempre foi competitivo. Salvo melhor juízo, o Estado de Pernambuco não deixa a desejar em relação a qualquer clube do eixo Rio x São Paulo. Portanto, esse cidadão está completamente equivocado em sua declaração, que ao meu ver não tem nenhum respaldo para tal afirmação.

  20. Quem manda em Pernambuco é Sport, Santa e Náutico… Tenta mandar jogos aqui pra ver o que acontece!

  21. Esse camarada é um lunático, prepotente e alienado, não conhece a realidade de Pernambuco, solta uma falácia e ainda ganha notabilidade na boca de um jornalista (Juca Kfouri) que se caracterizou ao longo de sua história como um sujeito que é antipático quando o assunto é Sport.

  22. Especialidade do flaglobo eh inventar uma mentira e usar a midia flanews p torna-la “verdade”….1987 é um exemplo classico e esse ai outro p “reforcar” a tese. Fora dezenas de outras situacoes…

  23. Se ele tem tanta confiança na asneira que fala, porque desistiu de jogar na Arena PE, logos depois de Botafogo enfrentar o Fluminense diante de 6.800 alienados, desistiram porque?. Grande no Flamengo só a divida, a cara de pau da emissora que tudo faz para massificar este timinho e a repulsa da parte da torcida que tem vergonha na cara no restante do país!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*