Presidente do Flamengo diz ter a maior torcida em 24 dos 27 estados do país. Será? Não em Pernambuco

Eduardo Bandeira de Mello, o presidente do Flamengo (2013-2015). Crédito: Alexandre Vidal/FlaImagem

Eduardo Bandeira de Mello assumiu o Flamengo com uma dívida impagável, de R$ 758 milhões. Em dois anos, com uma gestão austera, o dirigente vem quebrando o senso comum. Desde 2013, já reduziu o passivo do clube carioca em R$ 138 milhões. Sem dúvida alguma, um alento ao time mais popular do país. O presidente rubro-negro vem contando com apoio de sua torcida, com o avanço dos sócios-torcedores e o consumo maciço de produtos oficiais do Mengo. Porém, o discurso do dirigente mostra uma torcida além da realidade.

Em 2015, o seu mantra tem sido o de apontar o Fla como o detentor da maior torcida em 24 unidades da Federação, considerando os 26 estados e o Distrito Federal. A mais recente foi repercutida no programa Linha de Passe, na ESPN, através do jornalista Juca Kfouri, que considerou os três estados sem domínio como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Confira algumas declarações de Bandeira de Mello sobre o mesmo tema.

“Um clube nacional como o Flamengo, com torcida em todos os lugares, não pode virar os olhos para a sua torcida do interior. Seja no Brasileiro, em amistosos ou torneios, sempre poderão ser realizados jogos em outras praças. Afinal de contas, o Flamengo é o clube mais popular em 24 das 27 unidades da Federação.”
Em entrevista ao jornal O Globo, em 8 de maio de 2015.

“Em 24 dos 27 estados do Brasil, o Flamengo é o time mais popular.”
Em uma palestra na UFRJ, em 15 de maio de 2015.

“O Flamengo tem 40 milhões de eleitores, é o time preferido em 24 estados e a Nação Rubronegra deve acompanhar o voto dos parlamentares.”
Em coletiva em São Paulo, sobre a MP do Futebol, em 6 de julho de 2015

Nota-se que o nosso estado integra a visão do mandatário flamenguista, difundida sem correção. Abaixo, vale relembrar sete pesquisas de torcida realizadas em Pernambuco entre 1983 e 2014, dos mais variados institutos, incluindo o Ibope, o mais conhecido do Brasil. Em nenhum levantamento o Fla aparece à frente. Na verdade, o máximo foi alcançar o 3º lugar no primeiro estudo local feito pelo Instituto Plural, com 8%, um público localizado sobretudo no interior, uma vez que na capital a influência de times de fora é mínima.

Gallup 1983* (520 entrevistados)
1º) Sport 22,4%
2º) Náutico 14,1%
3º) Santa Cruz 12,9%
* O percentual de pessoas sem clube foi de 41%, fazendo com que os demais clubes, somados, chegassem a apenas 9,6%.

Opine 2008 (1.732 entrevistados)
1º) Sport 22,9%
2º) Santa Cruz 17,1%
3º) Náutico 6,1%
4º) Corinthians 5,3%
5º) São Paulo 5,2%
6º) Flamengo 3,9%

Maurício de Nassau 2009 (3.363 entrevistados)
1º) Sport 26,4%
2º) Santa Cruz 15,7%
3º) Náutico 8,0%
4º) Flamengo 6,8%
5º) Corinthians 4,8%
6º) Palmeiras 3,8%

Ibope 2010 (nº de entrevistados não informado)
1º) Sport 33,0%
2º) Santa Cruz 12,8%
3º) Náutico 9,0%
4º) Corinthians 8,1%
5º) São Paulo 4,6%

Instituto Plural 2011 (1.200 entrevistados)
1º) Sport 26,0%
2º) Santa Cruz 16,0%
3º) Flamengo 8,0%
4º) Náutico 7,0%
4º) Corinthians 7,0%
6º) Palmeiras 4,0%

Instituto Plural 2013 (1.200 entrevistados)
1º) Sport 22,9%
2º) Santa Cruz 13,6%
3º) Corinthians 9,3%
4º) Náutico 6,4%
4º) Flamengo 6,4%
6º) São Paulo 4,3%

Ibope 2014 (300 entrevistados)
1º) Sport 26,3%
2º) Santa Cruz 24,0%
3º) Corinthians 7,3%
4º) Náutico 5,3%
5º) São Paulo 4,0%
6º) Palmeiras 3,3%
7º) Flamengo 2,3%

Numa amplitude regional, o Flamengo detém, sim, a maior torcida, com 22,4% segundo a pesquisa mais recente no Nordeste, da Pluri Consultoria, de 2012. Uma popularidade reconhecida. Lembremos, entretanto, que as declarações do mandatário vêm focando os estados. E Pernambuco é um dos cinco do país nos quais as torcidas locais são maioria, com 60,4% (Sport + Santa + Náutico), contra 39,6% dos “forasteiros”, ainda segundo a Pluri.

Por fim, voltando ao último levantamento do Ibope, de 2014, outros dois estados apontam torcidas locais à frente, Bahia (Bahia) e Paraná (Atlético-PR). Logo, esse mantra de Eduardo Bandeira de Mello precisa ser revisto. Ou ao menos ser questionado, tirando o viés de verdade absoluta.

Percentual de torcidas locais e "forasteiras" nos estados. Crédito: Pluri Consultoria 2014/reprodução

66 Replies to “Presidente do Flamengo diz ter a maior torcida em 24 dos 27 estados do país. Será? Não em Pernambuco”

  1. Engraçado; Vocês odeiam o Flamengo mas dão ouvidos ao que o presidente do Flamengo fala?! Ok, e daí? Ele vai rever o Mantra… Óhhh… grande conquista; É o Clube que mais arrecada no Brasil (não sou eu quem fala, mas o balanço financeiro oficial de todos os clubes), é o de maior torcida no país e no mundo. Ficou menor o Flamengo porque o repórter mostrou que o “mantra” do presidente precisa ser questionado?! Vcs passam muito recibo com esse “nacionalismo” exarcebado. Já que “o que é de fora, não presta” deviam possuir vergonha na cara e produzir mais, não serem carregados nas costas pelo PIB do sul/sudeste.

  2. Carlos:

    OLha so o outro IDIOTA:
    “Deu no Globo”….?? hahahhahahahahhahahaaa

    Quem disse que a Rede Globo que apoiava o Golpe Militar de 1964
    Merece qualquer credibilidade, amigo????

    Qual a credibilidade da Rede Globo(que esta sendo investigada pela Policia federal e FBI sobre “contratos Com a CBF??????)?????????????

    Quem Confia na REDE GLOBO????????????

    Alguem honestamente falando acredita que Ricardo Teixeira
    (Um dos maiores corruptos da CBF),declarar que Flamengo
    vai dividir o Titulo Brasileiro de 1987 com o Campeão Sport…
    Alguem acredita que o Supremo Tribunal Federal de Boa Fé, vai concordar com esta asneira,produto de roubo ???????

    “Em 12 de março de 2012, após nova série de denúncias exibidas pela Rede Record de Televisão e com a imagem muito desgastada perante o Governo Federal, especialmente com a presidente Dilma Rousseff, e a opinião pública, Ricardo Teixeira renunciou à presidência da CBF, sendo substituído por José Maria Marin.29,ATUALMENTE PRESO NA SUIÇA……………..

    Reflitam….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Negativo aqui não cara pálida Pernambuco tem pedigree, somos um estado sim mas somos como se fossemos um pais se ligou seu mané? Pernambuco em primeiro lugar. Pernambucano torce Para a o time local.. Sul e

  4. Ah, parabéns aos pernambucanos pelo amor e ódio que sentem pelos seus times; É uma tradição bonita e histórica. João Cabral de Mello Neto, Ariano Suassuna, Capiba e Chacrinha torciam por clubes locais. Isso é personalidade, Kfouri. Salve o Náutico, vice-campeão da Taça Brasil e 1967. E o Sport, Campeão Brasileiro de 1987. Queiram ou não os pusilânimes.

  5. O Flamengo é uma farsa. Sua popularidade cresceu na época em que o Rio de Janeiro era a capital do país. A rádio nacional, a revista O Cruzeiro e o Jornal do Brasil ajudaram. Comentaristas de fraca personalidade, como o Juca Kfouri, que defendem o Flamengo como maior torcida porque temem represálias. O que movo o torcedor é o amor e o ódio. Em sua farsa, o Flamengo não consegue ser odiado. Sua torcida é inercial. A maior torcida do Brasil é a do Corintians; O mais amado e o mais odiado dos clubes brasileiros. Odeio o Timão.

  6. ESTA SEMANA DEU NO GLOBO ESPORTE QUE MENGÃO TEM 06 CAMPEONATOS BRASILEIROS. E AGORA, JOSÉ.

    A MAIOR TORCIDA DO BRASIL É A DO FLAMENGO, HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO (COM 87 E TUDO). GOSTARAM? KKKKKKKKKKKKKKK

  7. É realmente uma piada, um timínho pequeno enterrado em dívidas, brigando por títulos no tapetão, com meia dúzia de paraíbas e cearenses alimentados por parabólicas torcendo por eles, e esse “Simpático presidente”, acredita ter torcida em todos os estados da federação, Isto é realmente divertido. O que me deixa bastante feliz é que diante dessa busca implacável aos larápios de futebol, talvez a CBF, não tenha tempo de salvar isso da segunda divisão. tomara que no penúltimo jogo eles venham ao Recife jogar com o meu glorioso SPORT, dependendo do resultado, enterraremos de vez esse nosso freguês para a segundona kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. rapaz,sei não, o mengo é muito amado aqui também,acho que só quem não gosta é turma do sport, alvirubros e tricolores não tem nenhum ( piti ) com flamengo, como deve ser julgado até novembro pelo supremo definitivamente,quem foi campeão em 87…,queria que sport levasse pois é um time muito aguerrido,e o vejo como co-irmão já que sou alvirubro.

  9. Muito provavelmente esse rapaz estava em transe alcoólico em fazer uma afirmação dessas ! Em Pernambuco, essa torcida do flamídia não é maior nem entre os times de fora. Torcidas dos times paulistas e mesmo a do vasco tem mais gente. Aliás, todo mundo sabe que na cidade do Rio, a torcida do Vasco é a maior. A do flamídia, mesmo com a globomídia a favor, no máximo se iguala com do fluminense em segundo lugar.

  10. Aqui em Belo Horizonte, nós ensinamos nossos filhos desde cedo a torcer pelos times da cidade. Nós da capital, torcemos muito pelos clubes do interior de Minas Gerais também. Interessante que muita gente que não é daqui e não sabe, é que o AMÉRICA MINEIRO é o clube de maior torcida em Minas, pois tanto Cruzeirenses, como Atleticanos torcem para o AMÉRICA MINEIRO e acontece um fenômeno por aqui quando o COELHO joga. É que a torcida do GALO e da RAPOSA se juntam no INDEPENDÊNCIA vestidos acamisa do América, onde conversam amigavelmente enquanto comem um tropeiro. A imprensa do eixo nem imagina que isto existe. Pois é, isto é coisa de mineiro. UAI SÔ

  11. Olá companheiros. Observei o assunto e me interessei, pois sou mineiro e torcedor do GALÃO DA MASSA. Interessante é que tenho informações para enriquecer o conhecimento de vocês. Falo exclusivamente pela grande Belo Horizonte que tem uma população aproximadamente em cinco milhões de habitantes. Quero que vocês saibam que toda vez que um time pernambucano joga contra qualquer time do eixo Rio-São Paulo, aqui há uma torcida enorme contrária principalmente ao Flamengo. UAI SÔ

  12. OLha so o outro IDIOTA:
    “Deu no Globo”….?? hahahhahahahahhahahaaa

    Quem disse que a Rede Globo que apoiava o Golpe Militar de 1964
    Merece qualquer credibilidade, amigo????

    Qual a credibilidade da Rede Globo(que esta sendo investigada pela Policia federal e FBI sobre “contratos Com a CBF??????)?????????????

    Quem Confia na REDE GLOBO????????????

    Se voce Afirmasse:

    “Deu no Edital do Supremo Tribunal Federal”…ai,sim!!!!!!!!

  13. Vou repetir pq Muitos leitores aqui nao leram um dos Primeiros comentarios:

    “Mais uma “cascata” ou seja, “bla-bla-BLA-BLA”..Repetir uma mentira milhares de vezes para ver se “cola”…todos aqui sabem que o Pernambucano,Gaucho,Mineiro tem seus clubes do coração na sua cidade.
    É o mesmo caso do Flamengo querer “dividir” o Titulo de 1987 como Sport..apos Levar W.O e o campeonato prosseguiu ate a Final,quando o Sport foi Campeão Brasileiro de 1987.
    Apos O Flamengo perder na bola e em todas mas instâncias dos Tribunais desportivos e de Justiça.
    Aí,aparece o Ricardo Teixeira ‘as pressas fechando as gavetas do Birô(nos vimos esta cena Padrão dos corruptos acontecendo agora com o presidente da CBF o Marin,lembram?) e assina um documento dizendo ,que êle Ricardo LadrãO Teixeira(JUNTO COM A PATRICIA AMORIN (presidente na epoca do Flamengo)dando propina ..) que:”achava” que Sport e Flamengo deveriam dividir o Titulo Brasileiro de 1987…Piada!!
    Diante de tantos escandalos na CBF e na FIFA,FBI prendendo os ladroes.extradições ‘a vista….etc…Pergunto:
    Alguem acha que Flamengo no Supremo Tribunal FEDERAL tem alguma chance?????????????

    kákákáká!!!!!!!!!!!!!
    Quero so ver como vai ficar essa palhaçada do Flamengo!!!!!”
    Flamengo ter a a maior torcida de Pernambuco é uma PIADA!(e Mais uma Mentira dos Idiotas dirigentes do Flamengo,que acredito porque vive brigando na zona de rebaixamento ,procura mudar de assunto sobre a situação desesperadora que vive o Flamengo)
    Isso se diz:

    “MUDAR O FOCO” do Problema Insoluvel que existe no Flamengo:,uma divida Bilionaria.uma Bola de neve!!!!
    Divida Impagavel,é melhor fechar as portas!!!

    Quanto ao Campeonato de 1987 ,Ricardo teixeira Ladrão de galinha querer dividir o Titulo de 1987…etc…, O supremo ja sabe o que vai fazer!!!!!!!aguardem!!!

  14. A associação da marca Flamengo ao goleiro Bruno, āqueles atletas que aparecem com armamento pesado junto a marginais, Adriano, Vagner Love, a dívida de quase um bilhao de reais, portanto, a fama de caloteiro, de mau pagador, que essa divida atira na cara do clube, a humilhação de correr atrás de um título nacional de 87, tudo isso, logicamente , enfraquece a marca. Portanto, ė improvável a afirmação do presidente. Talvez ele quisesse dizer primeiro lugar dos times de foras.

  15. A crónica desportiva do sul e sudeste estão ansiosos para dizer: “caiu o último invicto do brasileirão ” enquanto isso ficam roendo, pois há um nordestino no topo da tabela. Dá-lhe Sport!

  16. ESTA SEMANA DEU NO GLOBO ESPORTE QUE MENGÃO TEM 06 CAMPEONATOS BRASILEIROS. E AGORA, JOSÉ.

    A MAIOR TORCIDA DO BRASIL É A DO FLAMENGO, HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO (COM 87 E TUDO). GOSTARAM? KKKKKKKKKKKKKKK

  17. ESTA SEMANA DEU NO GLOBO ESPORTE QUE O FLAMENGO É HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO. E AGORA?

    A MAIOR TORCIDA DO BRASIL É A DO FLAMENGO, HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO (COM 87 E TUDO). GOSTARAM? KKKKKKKKKKKKKKK

  18. Giovan, você é uma minoria que torce pro Sport e te pro Mengão , a maioria são idiotas sim, com discursos discriminados em relação a nós do RJ e aos próprios pernambucanos que torcem pra outros times que não são de PE, veja o seu conterrâneo Léo o que diz da minha terra?… Ter respeito a um imbecil desses? Nunca…..como disse, estou aqui a uma porrada de tempo e vou no meu estado 2x por ano porque me sinto bem aqui e morro de rir dos idiotas que se acham os picas da galáxias por causa de 87…. A propósito, se leres mas sobre o que aconteceu naquele ano, entenderá pá nem o inter nem o Mengão jogou aquele cruzamento….nenhum dos times do módulo verde (diga-se 1a divisão naquele ano), jogaria seja C vcs seja C qualquer um do módulo amarelo (diga-se 2a divisão naquele ano), portanto, não se estresse, leia o que seus conterrâneos dizem sobre meu time e meu estado e entenda pq escrevi estas msgs…..e se tu é Mengão no RJ que bom, no fundo torço pelo Sport aqui, mas em off, curto mais colocar pilha em relação a 87…..SRN

  19. Sou pernambucano sim sinhor sou santa cruz o mais apaixonado do mundo vcs não tem torcida pra fala da minha.tam com inveja da torcida de Pernambuco né kkkkkkkkkk ficam se doendo. Chora não

  20. Acredite se quiser? Não é subestimar o torcedor pernambucano com tamanha declaração? Partindo do principio que, a mídia tem imputado na mente das pessoas que torcer pelo Flamengo é quase uma obrigação. Influencia que uma certa emissora de televisão faz questão de empurrar goela abaixo torcer por esse clube. Como isso não bastasse, essa emissora tem uma tendência preconceituosa em relação aos clubes nordestinos, especialmente os de Pernambuco. Pois o seu grande desafeto é o Sport, que eles não conseguem aceitar em hipótese alguma o titulo de campeão brasileiro de 1987. Cabe ressaltar que com toda essa bajulação sebosa e com todo glamour e ainda com recursos que nem um clube possui, o futebol do Estado continua fazendo frente a qualquer time do eixo Rio x São Paulo. Também é importante frisar que, se os recursos da cota de televisão fossem distribuídos de maneira igual, os clube de Pernambuco teriam uma outra representatividade no cenário nacional, enquanto os do Rio de Janeiro iam passar vergonha, especialmente o Flamengo. Dessa forma e com base em tudo que foi relatado acima não aceitável para que esse cidadão venha falar essa asneira descabida no que tange o Estado de Pernambuco.

  21. nunca foi, framengo não tem a maior torcida nem do sudeste, é só medir a população de sp de 40 milhões de pessoas e rj 15 milhões, corinthians é a maior do sudeste, então nem na casa dele ele é maior. daí se puxar pro mundo dos paraibocas, não só do nordeste, mas todos os órfãos de clubes grandes e decentes pra torcer do centro-oeste, norte, sudeste e sul, todos os paraibocas somados torcem pra mais de um clube, então uma pesquisa séria não pode contabilizar essas aberrações, ou seja, o paraiboca ou paraibaca é por exemplo crb em alagoas, é palmeiras em sp e tbm torce pro alibabá,ops, digo, flamengo tbm. ôxe, aí é síndrome de dom quixote, o cara é tudo e o que quiser imaginar que é, o mesmo cara tem 3/4 times e no final ele conta como torcedor do flamídia, como que pode isso?! daí é fraude como tudo no flamídia é fraude, aí a mídia amiga espatifa a fraude pelo país inconsequentemente e os torcedores do framengo tudo alienado com baixo índice de qi e analfabetos saem gritando qualquer coisa que mandarem, enfim é só uma massificação de fama mal analisada. o flamengo é como o psdb, só vive de globo, a globo monta seduz e monta todo o clima psicológico hipnótico de mkt direcionado pra o brasileiro ir na onda, mas os méritos nunca se verificam quando investigados, vcs ainda caem nisso crianças!? o flamengo consegue ser pior que o santa cruz, mais que uma vergonha nacional pápápá, o flamídia é uma vergonha mundial pápápá, só vive de globo, assim que o governo cassar o sinal da globo a qualquer momento, ele morre, só vive de rede globo… outra fama absurda que o zé mundão do flamídia sai repetindo é que década de 80 ele tinha timaço, o clichê adílio, nunes, zico, zé das couves, joão ninguém era o máximo e blá,blá,blá, agora a pergunta? quantos desses foram pra seleção? quantos desses ganharam copa? foram melhor do mundo na europa? zico o maior pé frio quintino, e o resto desapareceram na poeira das fraudes, time de ditadura rapaz, de criminoso de torturador, criminoso de guerra, time de bandido dono de tv, time pequeno, é só mídia, é só globo. delira não bandeirinha… flamengo é um time sem honra, nunca vai merecer respeito enquanto não se entregar pra polícia e devolver os títulos aos donos de verdade.

  22. O cara torcer por uma mentira nacional é de lascar…O flamengo é exatamente isso. Faz muuuito tempo que deixou de ser um clube respeitado. E campeão de 87 todos sabem quem é né? Só o b… do zico que não entendeu kkkk

  23. Wellington você mor qui há 16 anos, aprenda a respeitar os torcedores do Sport. Também torço pelo Flamengo no Rio. Mas ele não é maior torcida daqui e nem campeão de 87. Você chama a gente de idiota, mas mais idiotas são estes forasteiros metidos a merdas que chegam aqui com a chapa rachada e cagando goma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*