Reviravolta nos possíveis caminhos do Sport na Copa Sul-Americana de 2015

Sorteio da Copa Sul-Americana de 2015, no Paraguai. Foto: Conmebol/Site oficial

Reviravolta na definição do chaveamento da Copa Sul-Americana de 2015. O sorteio na sede da Conmebol ocorreu mesmo sem a confirmação dos oito times brasileiros, completando os 47 participantes, mas a 14ª edição do torneio, a ser disputada entre 12 de agosto e 9 de dezembro, mudou a ordem dos brazucas.

Considerando a vontade da direção do Sport, favorável à participação na Sula, vamos aos possíveis caminhos do clube – cuja vaga internacional só será assegurada caso seja eliminado da Copa do Brasil pelo Santos, no absurdo critério criado pela CBF. Na possível terceira participação do Rubro-negro, existem quatro adversários possíveis na fase brasileira (correspondente à segunda fase da Sula), dependendo dos seguintes jogos de volta na copa nacional: Criciúma x Grêmio, Tupi x Ceará e Bahia x Paysandu.

Dependendo da combinação (abaixo), o Sport seria “Brasil 2” ou “Brasil 3”. E aí começa a surpreendente transformação no sorteio no Paraguai. Em vez dos confrontos brasileiros pré-definidos (1 x 8, 2 x 7, 3 x 6 e 4 x 5), a Conmebol sorteou as chaves. Acredite, acabou sendo até melhor para o time da Ilha. O chaveamento Brasil 2 x Brasil 7 até se manteve, mas a outra probabilidade, Brasil 3, agora enfrentará o Brasil 8, o Brasília, o campeão da Copa Verde 2014. Tem mais. Na fase seguinte, nas oitavas, terá outro brasileiro, o que não ocorria.

Os chaveamentos sorteados: primeira fase, segunda fase e oitavas/decisão.

Observação: a ordem dos brasileiros está sujeita à confirmação da CBF…

A fase nacional da Sula considerando os resultados da Copa do Brasil:

Brasil 2 (ou “O10” nas oitavas)
Cenário 1 – Grêmio classificado e Ceará eliminado: Sport x Ceará
Cenário 2 – Grêmio e Ceará classificados e Bahia eliminado: Sport x Bahia
Cenário 3 – Grêmio, Ceará e Bahia classificados: Sport x Vitória*
*Para o Vitória entrar na Sula, o Bahia precisaria reverter o 3 x 0 sofrido diante do Paysandu no jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil.

Brasil 3 (ou “O5” nas oitavas)
Cenário 4 – Grêmio eliminado: Sport x Brasília

Indo além, eis os caminhos internacionais considerando as principais forças:

Brasil 2
Oitavas – Tigre ou Huracán
Quartas – Belgrano, Lanús, Defensor, Bolívar, Universitario ou Anzoátegui
Semi – Independiente, Arsenal, Emelec, Olimpia, Nacional do Uruguai…
Final – River Plate, LDU, Universidad Católica, Atlético-PR, Libertad…

Brasil 3 
Oitavas – Grêmio ou Brasil 5
Quartas – Tolima, Junior Barranquilla, Melgar, Sportivo Luqueño…
Semi – River Plate, LDU, Libertad, Universidad Católica, Nacional do Paraguai…
Final – Independiente, Olimpia, Emelec, Lanús…

8 Replies to “Reviravolta nos possíveis caminhos do Sport na Copa Sul-Americana de 2015”

  1. KKKKKK Todo ano é a mesma coisa……. O rubro negro Cassio Zirpoli e seus cálculos mirabolantes, fazendo projeções aonde o time dele vai…..E NA HORA H…..KKKKK É ELIMINADO PELOS RESERVAS DO VITÓRIA…….E LA BABACIONE CONTINUA……..IMPRENSA MEDÍOCRE ESSA DA MINHA TERRA…..e como diz o grande filósofo Babão júnior……MAAAGGGRRÃAAOOOOO…..KKKKKKKK. SEM COMENTÁRIOS.+

  2. Júlio,

    Embaixo, nos cenários com os adversários, até estava certo. Porém, no texto propriamente dito houve a troca. Obrigado pela observação. Esse post foi mesmo coletivo… kkk Abraço!

  3. Cássio,

    Tem um pequeno equívoco no terceiro e último parágrafo do texto: quem enfrenta novamente brasileiro nas oitavas é o vencedor de Brasil 8 x Brasil 3 (e não Brasil 7 x Brasil 2). No mais, excelente post, com os links. Ficou bem didático, esclarecendo um pouco essa confusão toda.

  4. José,

    A vaga “Brasil 7” está necessariamente reservada para a Copa do Nordeste de 2015. Caso não seja o campeão regional, será o vice, o 3º lugar, o 4º e assim por diante… Não há como ir para o Botafogo.

    Ps. Em 1999, na extinta Copa Conmebol, na qual o Nordestão também dava vaga, o campeão nordestino, Vitória, não quis ir. Nem o vice (Bahia) nem o 3º lugar (Sport). O 4º colocado, o CSA, topou. E acabou vice-campeão do torneio internacional, cuja última edição foi exatamente naquele ano.

  5. Luiz,

    Tem razão! Muito obrigado pela observação. Pela quantidade de detalhes e projeções no torneio, a chance de algum time a mais (ou a menos) nas chaves propostas pelo blog era razoável… Mas ajeitei com a sua ajuda.

  6. Caso de Vitória do grêmio e Ceará e Bahia eliminado esse vaga ficaria com o bota pq foi mas longe na copa do brasil

  7. Se for bra2 a final não pode ser com Grêmio que estaria na copa do brasil
    Parabéns pelo post ficou massa é bem detalhado !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*