Os recordes de público no Arruda, na Ilha, nos Aflitos e na Arena Pernambuco

Arruda, Ilha do Retiro, Aflitos e Arena Pernambuco. Fotos: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press (Arruda, Ilha e Aflitos) e Arena Pernambuco/divulgação

O único recorde de público em um grande estádio da Região Metropolitana do Recife que não deve ultrapassar o número de assentos à disposição é o da Arena Pernambuco, cuja partida entre Sport e São Paulo, pela Série A de 2015, superou Alemanha x Estados Unidos, na Copa do Mundo. O borderô de 41.876 pessoas, numa chuvosa manhã com vitória germânica, agora é passado, com os 41.994 espectadores estabelecendo a maior marca em São Lourenço.

Ainda assim, trata-se de um dado menor em relação à capacidade máxima, devido à limitação de ingressos à venda – 40 mil, com as cadeiras restantes reservadas às gratuidades e à separação das torcidas. Tanto que a nova marca chegou a 90% de ocupação. Nos outros três tradicionais palcos do Recife, entretanto, todos os recordes vão bem além das capacidades atuais, estipuladas pela Fifa com 50 centímetros por assento (mesmo no cimento), em vez dos 30 cm do passado. Nos quatro estádios, considerando os dados oficiais nos jogos entre clubes, o Sport se faz presente.

Em relação ao maior público já visto em uma partida de futebol no estado, no Mundão, o número jamais será batido. Não nas atuais estruturas de concreto.

Confira os recordes de público na capital pernambucana…

Arruda
Recorde: 96.990 pessoas, em 29/08/1993. Brasil 6 x 0 Bolívia*
Capacidade atual: 60.044
% do recorde sobre a capacidade: 161%
* Considerando uma partida entre clubes, a marca é de 80.203 pessoas, no jogo Náutico 0 x 2 Sport, em 15/03/1998

Arena Pernambuco
Recorde: 41.994 pessoas, em 19/07/2015. Sport 2 x 0 São Paulo
Capacidade atual: 46.214
% do recorde sobre a capacidade: 90%

Ilha do Retiro
Recorde: 56.875 pessoas, em 07/06/1998. Sport 2 x 0 Porto
Capacidade atual: 32.983
% do recorde sobre a capacidade: 172%

Aflitos
Recorde: 31.061 pessoas, em 21/07/1968. Náutico 1 x 0 Sport
Capacidade atual: 22.856
% do recorde sobre a capacidade: 135%

Sobre a polêmica em relação a outros recordes de público do Arruda, com invasões e borderôs não contabilizados, clique aqui.

71 thoughts on “Os recordes de público no Arruda, na Ilha, nos Aflitos e na Arena Pernambuco

  1. Meu Deus como tem gente Burra nesse mundo.
    Record de público no Arruda a torcida do Sport diz. “Maior torcida do universo.”Eu vi contra o América-PE no arruda o record 1200 torcedores.
    Antes a carga destinada a o visitante era 50% metade de 80 Mil é 40 Mil confere?
    Record de publico da Arena Pernambuco,sabe porque?Para ver os times do Sul jogar.Torcida de time pequeno é assim mesmo,se empolga quando ver um Corinthians,palmeiras,São Paulo,Flamengo.A média de vc’s sempre será essa 17 Mil por jogo na primeira divisão e olhe lá,já que o programa do governo acabou e a maior parte da torcida do Sport e Santa é de Baixa renda.

  2. 80.203 mas era um clássico contra o náutico e em fim acho que era duas torcidas presentes… o mal dos torcedores e ser clubista e puxar a sardinha pro seu lado como sempre

  3. A torcida do Sport é maior em tudo,publico nos estádios de Pernambuco estamos lá,Torcida com maior invasão internacional,(quase 2.000 no Chile)Sport,Torcida com maior invasão fora de Pernambuco,sport (quase 7.000) torcedores no Serra Dourada,Time com maior número de socios no Nordeste(Vigésimo no mundo),time que mais vende camisa no Nordeste,Sport.Único time de Pernambuco com maior média de publico No Brasileirão,Sport Média de 28.750 por jogo,em shows quando pedem pra gritar o grito de guerra do time,e…só dar rubro negro(Pesquisa no yotube),tem alguma coisa que os triconauticos nos superam?Há ia esquecendo em todas as pesquisas até hoje em Pernambuco o Sport ganhou em todas e em todas as classes.

  4. Sou carioca e moro no Rio de Janeiro, mas sou muito fã do campeonato pernambucano, campeonato muito aguerrido, e disputado, mas pelo que acompanho sem sobra de duvidas a torcida do Sport é muito maior, mas tbm pelo investimento que é dado na mídia pra o Sport crescer.

  5. SANTA C0L0C0U PUBLIC0 GRANDE QUAND0 CAMPENAT0 E MATA MATA, P0NT0S C0RRID0S ELE CAI NA REAL… T0D0 CAMPE0NAT0 DE P0NT0S C0RRID0S, A MEDIA D0 SANTA CAI ASSUSTAD0RAMENTE… AN0 PASSAD0 SUA MEDIA FI 13000, ESSE AN0 JA ESTA BEM ABAIX0 DISS0…

  6. Cassio, como jornalista vc tem relatar os fatos, porém esses números das histórias do futebol de PE, são “folclore”, jogo de interesse da época, nunca coube em nenhum dos três estádios esses números, foi evasão, junto com ingresso vendido e torcedor indo pra casa sem entrar porque não cabia mais, diretor de clube alienado e megalomaníaco, torcedor fantasma do ” Todos com a Nota”, enfim muita falcatrua e jogo de interesses, fora o fato de o torcedor banguelo sarnento achar que só porque cabe mais “gente” no pinicão, a torcida deles é maior, mas a gente não vai querer que banguelo seja inteligente, afinal se fosse seria rubro-negro né mesmo, kkkkkkkk

  7. SÓ NÃO DEU MAIS NA ARENA PORQUE NÃO CABE. NAQUELE FIM DE MUNDO E SEM TODOS COM A NOTA.

  8. Náutico 0 x 2 Sport no arruda com 80.203. Incrível que o time do lixão perdeu em público no seu próprio estádio. Eu tento ser humilde, mas aparece uma matéria dessa, fica difícil pra mim respeitar os coitadinhos da minhoca tricolete.

  9. ESSE RECORD DA ARENA SE FOSSE O SANTINHA NAS MESMAS CONDIÇÕES… DAVA MAIS DE 60.000 de público… Kkkkkkkkkk

  10. Sem o Todos com a Nota fica difícil pra torcida “mais apaixonada do Brasil” lotar jogo do santinha kkkkkkk.

  11. A TORCIDA DO SANTA É MUITO IGNORANTE. COMO COLOCAR 60.000 NA ARENA? MANDE O MARACANÃ PRA CÁ E VERÃO A TORCIDA DO SPORT ENCHER FÁCIL. OLHEM OS RECORDES DE PÚBLICO NA ILHA VEJAM QUANTAS PESSOAS CABIAM LÁ. HOJE POR MEDIDA DE SEGURANÇA NÃO PODE MAIS. A TORCIDA DO SPORT, QUE JÁ É MUITO MAIOR, DAQUI A UNS ANOS VAI SER TRÊS VEZES MAIOR QUE A DO SANTA.

  12. Impressionante a torcida do glorioso SPORT, presente em todos os recordes de público em PE. E o que chama a atenção é o fato de o time do canal não aparecer no recorde em seu próprio estádio.

  13. O público do Santa fica parecendo maior devido ao custo do ingresso barato, já que ninguém paga muito em espetáculo de circo de bairro.. E além disso o Santa vive fazendo estímulos pra galera ir à jogo já que o time só vive quebrado, mas uma coisa eu sei, a torcida do Sport é a maior do estado com certeza. Se for menor, não muda nada, pois cada um tem o time que merece. :) choro é livre

  14. Os recordes do Sport são com o Sport em campo.
    O do Arruda é com a seleção!
    Pobres diabos…

  15. Acho uma bobagem essa de comparativos.
    O que falta nos três grandes times de PE, é a gestão de suas próprias casas. Haja vista a grandeza de ambos
    Pois sem adversários fortes de estrutura o futebol estadual vai pro brejo!
    Então que cada um cuide do seu. Torcendo e vibrando com suas cores e preferências.

  16. os adversarios falam do passado..nao tem titulos relevantes atualmente…sugiro que visitem museus!!!
    kakakakakakkakaka

    So podem falar do passado

    sem todos com a nota o publico deles é uma PIADA.

    çanta PUS né??

  17. 6*. Eu acho engraçado torcedores do sport querer comparar público com a do santa.
    kkkkkkkkkkkkkk, depois de 100 anos eles conseguem colocar 40 mil num estádio e ja dizem que é a maior.
    O Santa Cruz caindo aos pedaços ja colocou 60 mil em pouco tempo.
    isso é uma palhaçada.
    kkkkkkkkkkkkk.

  18. Esse Blog é uma palhaçada. Depois de 100 anos eles botam 40 mil já são os maiores do estado?
    kkkkkkkkkkk isso pode Arnaldo?

  19. Galera não tem como comparar, 46,681 publico 2011 Santa 1×0 São P. Copa do Brasil as21:50 sem decidir nada. 2013 Santa e betim 60,000 pessoas. Arena Pernambuco 2014 33,746 contra o América Natal em 6 lugar na tabela. Jogos de uma só torcida. Imagina esse time brigando nas primeiras colocações da série. Estamos entre os 100 em media de publico no mundo. Vocês estão falando besteira aí galera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>