Os recordes de público no Arruda, na Ilha, nos Aflitos e na Arena Pernambuco

Arruda, Ilha do Retiro, Aflitos e Arena Pernambuco. Fotos: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press (Arruda, Ilha e Aflitos) e Arena Pernambuco/divulgação

O único recorde de público em um grande estádio da Região Metropolitana do Recife que não deve ultrapassar o número de assentos à disposição é o da Arena Pernambuco, cuja partida entre Sport e São Paulo, pela Série A de 2015, superou Alemanha x Estados Unidos, na Copa do Mundo. O borderô de 41.876 pessoas, numa chuvosa manhã com vitória germânica, agora é passado, com os 41.994 espectadores estabelecendo a maior marca em São Lourenço.

Ainda assim, trata-se de um dado menor em relação à capacidade máxima, devido à limitação de ingressos à venda – 40 mil, com as cadeiras restantes reservadas às gratuidades e à separação das torcidas. Tanto que a nova marca chegou a 90% de ocupação. Nos outros três tradicionais palcos do Recife, entretanto, todos os recordes vão bem além das capacidades atuais, estipuladas pela Fifa com 50 centímetros por assento (mesmo no cimento), em vez dos 30 cm do passado. Nos quatro estádios, considerando os dados oficiais nos jogos entre clubes, o Sport se faz presente.

Em relação ao maior público já visto em uma partida de futebol no estado, no Mundão, o número jamais será batido. Não nas atuais estruturas de concreto.

Confira os recordes de público na capital pernambucana…

Arruda
Recorde: 96.990 pessoas, em 29/08/1993. Brasil 6 x 0 Bolívia*
Capacidade atual: 60.044
% do recorde sobre a capacidade: 161%
* Considerando uma partida entre clubes, a marca é de 80.203 pessoas, no jogo Náutico 0 x 2 Sport, em 15/03/1998

Arena Pernambuco
Recorde: 41.994 pessoas, em 19/07/2015. Sport 2 x 0 São Paulo
Capacidade atual: 46.214
% do recorde sobre a capacidade: 90%

Ilha do Retiro
Recorde: 56.875 pessoas, em 07/06/1998. Sport 2 x 0 Porto
Capacidade atual: 32.983
% do recorde sobre a capacidade: 172%

Aflitos
Recorde: 31.061 pessoas, em 21/07/1968. Náutico 1 x 0 Sport
Capacidade atual: 22.856
% do recorde sobre a capacidade: 135%

Sobre a polêmica em relação a outros recordes de público do Arruda, com invasões e borderôs não contabilizados, clique aqui.

73 Replies to “Os recordes de público no Arruda, na Ilha, nos Aflitos e na Arena Pernambuco”

  1. Exclusivamente para a LEOA Mateus Freitas:

    Menina, você detém o record de público da ilha e da arena, porque o do mundão do arruda e do Eládio de Barros Carvalho, são públicos do GLORIOSO CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE, já que a chamada pertencia ao meu NÁUTICO!!
    Entendeu menina louca???

  2. http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/2012/02/07/a-possivel-maior-multidao-da-historia-do-arruda/

    Quanta contradição, hein blogueiro? Nesta outra matéria o senhor mesmo afirma que o maior público foi na partida entre Santa Cruz e Náutico.

    “O recorde entre clubes ainda é o da final do Supercampeonato de 1983, entre tricolores e alvirrubros, com 76.636 pagantes e um público total de 83 mil. Naquele dia, 60 pessoas foram socorridas. Nos pênaltis, os corais ficaram com a taça.”

    Isenção não parece ser o seu forte. Tenho uma boa semana.

  3. Se. Cassio Zirpoli, você sabe o que aconteceu antes do ultimo jogo do santa cruz (no último sábado) na entrada das sociais na rua das moças? A POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO com seu total despreparo disparou tiros de bala de borracha e soltou spray de pimenta contra a torcida do santa cruz so porque resolveu passar com a torcida adversaria sentido av beberibe e voltando tb. Sabe-se que ao lado tem a sede de torcida organizada raça coral e detalhe ninguém insultou os outros torcedores ( não estou defendendo torcida organizada ) a PORCARIA da nossa PM como sempre DESPREPARADA. Ai eu pergunto: Por que o senhor ai invés de ficar exaltando seu clube, não cita esse tipo de falta de respeito?? E detalhe, não tinham 50 torcedores adversários e não tinha ora que tudo isso.

  4. Se nesse jogo de 1998 o público do TCN era considerado “público pagante” então qual foi a renda desse jogo? E outra, desde quando nota fiscal é considerado “dinheiro”? Se for, Então diga oq vc consegue comprar no comércio ou em qualquer outro tipo de segmento usando nota fiscal como forma de pagamento? Agora responda. Lanço esse desafio aqui na sua própria página perante todos.

  5. Esse dado é de 2014, representando o ano de 2013. Sei que quem vive de passado é museu, mas essa é a realidade.

    O Brasil tem 2 representantes no ranking deste ano (1 a menos que os anos anteriores): o Cruzeiro é o 70º com 28,9 mil torcedores por jogo, seguindo pelo Santa Cruz na 89º com 26,6 mil/jogo. Além de ser o único clube Brasileiro a aparecer nos 3 Rankings realizados anteriormente, o Santa possuindo a maior média de público do futebol Brasileiro no acumulado dos últimos 3 anos: 29,3 mil/jogo.

    Espero que o esporte realmente melhore no N/NE, pois assistir a uma partida por aqui e assistir a uma pelada é equivalente. Esse ano (2015) o Sport está superando todas as expectativas. O Náutico perdeu para o Flamengo, mas perdeu com honra e muita luta. Assisti às partidas de Náutico x Flamengo e Sport x São Paulo e fiquei maravilhado como os dois estão apresentando seu futebol. Creio que agora estamos no caminho certo para um destaque que deveria ter sido visto há tempos: o Nordeste. Como está havendo um alvo diferente no Sul e Sudeste, o Nordeste pode se destacar muito, continuando aquela linha de Pelé, Dunga, Ronaldo, Neymar… É sonhar alto, mas podemos esperar, como já tivemos no passado, jogadores de ponta que podem até chegar à Seleção e fazer o que não se está fazendo hoje: JOGAR FUTEBOL.

  6. Agora o SPORT tem o recorde de público entre três dos quatro estádios na capital pernambucana…recorde na Ilha, no Arruda e agora na Arena Pernambuco…Isso que é torcida.

  7. Mermão… vc é tão parcial e doentio pelo Sport que entra em contradição só pra “vender” sua notícia de querer empurrar a todo custo que a torcida do Sport é maior que a do Santa Cruz. Tente ser pelo menos profissional. Na matéria(link abaixo), você mesmo relata que o público de Santa Cruz x Náutico foi de 83.000 pessoas, foi maior que o de Náutico x Sport. Como é que você faz duas matérias falando da mesma coisa com resultados diferentes?? Lamentável. Agora vem falar de chororô. Faz uma coisa decente pelo menos, faz uma errata nessa tua reportagem.

    “O recorde entre clubes ainda é o da final do Supercampeonato de 1983, entre tricolores e alvirrubros, com 76.636 pagantes e um público total de 83 mil. Naquele dia, 60 pessoas foram socorridas. Nos pênaltis, os corais ficaram com a taça.”

    http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/2012/02/07/a-possivel-maior-multidao-da-historia-do-arruda/

  8. Tiberio Cordeiro,

    O público de 1998 foi, sim, com o Todos com a Nota, que é considerado (pela FPF) como público pagante. Aliás, era assim até o primeiro semestre deste ano (Estadual de 2015). Se atualmente era preciso trocar R$ 100 em notais fiscais por um 1 ingresso, em 1998, no primeiro ano do sistema (ainda com Miguel Arraes no governo do estado), bastava R$ 50 em notas. Os 80.230 torcedores tiveram acesso com ingressos trocados antecipadamente. Logo, foi “público pagante”.

    Ps. Não por acaso, o recorde da Ilha do Retiro, no mesmo ano, também foi com o Todos com a Nota.

    Segue o jogo (debate), sem estresse…

  9. Prezado Cassio,

    desculpe se fui verdadeiro, mas não foi minha intenção ser mal educado. Tenho certeza que não fui. Apenas afirmei que é difícil você ser imparcial como jornalista, pois seu lado rubro-negro sempre fala mais alto. Aliás, jornalista gosta de criticar, mas quando recebe críticas, não passa de chororô. Bom, fiz apenas uma pergunta e você não soube responder, pois perguntei o PÚBLICO PAGANTE e não público que trocou ingresso por nota fiscal, e que inclusive nem todos que trocaram entraram no Arruda. Faço outra pergunta agora: qual foi a renda daquele jogo???? Mas não precisa mostrar fotos.

  10. SPORT BATENDO RECORDES EM TODOS OS ESTÁDIOS DE PERNAMBUCO, CHUPA BANGUELOS DO ARRUDA E MENINAS DA ROSA E SILVA. SPORT ETERNAMENTE, MAIOR DO NORTE NORDESTE, SEMPRE!

  11. Cassio, tenho acompanhado as suas postagens e não tenho do que me queixar, o pessoal é que gosta de “colocar catinga em merda”. Parabéns pelo seu trabalho e pro pessoal abestalhado que não sabe ler; no blog se comentam fatos e estudos técnicos. Quem quiser questionar, apresente provas!

  12. Celso,

    Me desculpe, mas o comportamento de Tibério não foi nada educado. Favor, não inverter a ordem das mensagens. Ou você acha que eu sou uma vidraça e priu? Não, eu posso responder tb. Educado com quem tem educação, como acontece desde 2008.

  13. É MUITO CHORORÔ. O MAIOR PÚBLICO REGISTRADO ENTRE CLUBES NO ARRUDA FOI SPORT X NÁUTICO REALMENTE. É SÓ PESQUISAR. NA ÉPOCA ERA VALE LAZER, O EQUIVALENTE AO TODOS COM A NOTA DE HOJE. SE FOR DESCONSIDERAR ESSE PÚBLICO, ENTÃO DESCONSIDERE TODO MUNDO QUE TEM ENTRADO COM O TCN NOS ÚLTIMOS ANOS.

  14. Cassio, você deveria ser menos arrogante com pessoas que dão atenção a suas publicações. Pode crer que não perderei meu tempo e quem vai perder é você.

  15. Tenho quase certeza que voC~e é rubro negro,mas e o publico na fianl da série C com o santa na final?um jogo do santacruz com sport,no borderô 78.000,que com certeza tinha mais,meu amigo não puxe para o sport não que a maior de Pe e do NE é a do santa cruz!!!!!!!!!Lembrando que o maior público de 2015 dos clubes pernambucanos é do Santa Cruz! Na final do pernambucano os tricolores fizeram a festa com 46.370 apaixonados.

  16. Esse estudo de Cássio Zirpoli mostra uma verdadeira humilhação do Sport contra o Santa Cruz. Não sabia que o maior público do Arruda foi do leão. Vamos morrer e esse recorde não será quebrado. Tchau tricolor!

  17. Cássio,

    O maior público do Arruda entre clubes pertence a Santa Cruz 1 x 1 Náutico, em 1983. Quase 77 mil pagantes para um público de 83 mil torcedores. Esse jogo de 1998 todo mundo entrou de graça. Na final de 1983 entre Santa x Náutico 77 mil pessoas pagaram pelo ingresso e o público foi de 83 mil pessoas. É sempre bom lembrar!

  18. Tibério Cordeiro,

    Não entendi o motivo do chororô. São dados ou não? Sem juízo de valor. Sobre o público no Arruda, o dado de 80.203 foi o oficial da partida, naquele campeonato cuja carga total era Todos com a Nota. Se duvidar do número, pesquise… Ou argumente de forma melhor.

  19. E ainda tem gente que fala que a maior torcida de PE não é a do Sport. Os números falam por si

  20. Eh impressionante a incapacidade do rubro-negro Cassio Zirpoli ser imparcial. Mas, uma pergunta ao Cassio: qual foi o publico pagante do jogo Nautico 0x2 Sport, em 1998??? Cassio, a pergunta é: qual o publico PAGANTE do jogo entre Nautico e seu time em 1998?????

  21. Pingback: Sport quebra recorde de público da Arena, vence o São Paulo e volta ao G4Blog de Esportes | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*