Os recordes de público no Arruda, na Ilha, nos Aflitos e na Arena Pernambuco

Arruda, Ilha do Retiro, Aflitos e Arena Pernambuco. Fotos: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press (Arruda, Ilha e Aflitos) e Arena Pernambuco/divulgação

O único recorde de público em um grande estádio da Região Metropolitana do Recife que não deve ultrapassar o número de assentos à disposição é o da Arena Pernambuco, cuja partida entre Sport e São Paulo, pela Série A de 2015, superou Alemanha x Estados Unidos, na Copa do Mundo. O borderô de 41.876 pessoas, numa chuvosa manhã com vitória germânica, agora é passado, com os 41.994 espectadores estabelecendo a maior marca em São Lourenço.

Ainda assim, trata-se de um dado menor em relação à capacidade máxima, devido à limitação de ingressos à venda – 40 mil, com as cadeiras restantes reservadas às gratuidades e à separação das torcidas. Tanto que a nova marca chegou a 90% de ocupação. Nos outros três tradicionais palcos do Recife, entretanto, todos os recordes vão bem além das capacidades atuais, estipuladas pela Fifa com 50 centímetros por assento (mesmo no cimento), em vez dos 30 cm do passado. Nos quatro estádios, considerando os dados oficiais nos jogos entre clubes, o Sport se faz presente.

Em relação ao maior público já visto em uma partida de futebol no estado, no Mundão, o número jamais será batido. Não nas atuais estruturas de concreto.

Confira os recordes de público na capital pernambucana…

Arruda
Recorde: 96.990 pessoas, em 29/08/1993. Brasil 6 x 0 Bolívia*
Capacidade atual: 60.044
% do recorde sobre a capacidade: 161%
* Considerando uma partida entre clubes, a marca é de 80.203 pessoas, no jogo Náutico 0 x 2 Sport, em 15/03/1998

Arena Pernambuco
Recorde: 41.994 pessoas, em 19/07/2015. Sport 2 x 0 São Paulo
Capacidade atual: 46.214
% do recorde sobre a capacidade: 90%

Ilha do Retiro
Recorde: 56.875 pessoas, em 07/06/1998. Sport 2 x 0 Porto
Capacidade atual: 32.983
% do recorde sobre a capacidade: 172%

Aflitos
Recorde: 31.061 pessoas, em 21/07/1968. Náutico 1 x 0 Sport
Capacidade atual: 22.856
% do recorde sobre a capacidade: 135%

Sobre a polêmica em relação a outros recordes de público do Arruda, com invasões e borderôs não contabilizados, clique aqui.

73 Replies to “Os recordes de público no Arruda, na Ilha, nos Aflitos e na Arena Pernambuco”

  1. Kd que ele respondeu a minha pergunta sobre qual foi a renda desse jogo de 1998? Ué, vc não disse que era “público pagante”? então poste a renda dessa partida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. O MAIS ENGRAÇADO É A TORCIDA DO SANTA QUERER DIZER QUE TINHA 7 MIL SÃO PAULINOS NA ARENA. KKKKKKKKK. SÓ SE FOR FORA DO ESTÁDIO, POR QUE DENTRO TINHA NO MÁXIMO 4 MIL. ALIÁS SE AQUELE SETOR FOSSE PRA TORCIDA DO SPORT TERIA LOTADO. OS SÃO PAULINOS NEM ENCHERAM O SETOR PARA ELES RESERVADO.

  3. Acho que a do Sport já ta maior que a do santa mesmo pela situação do time mas com certeza a do santa é um monstro gigante e acho que o maior público do arruda foi santa x Sport no jogo Leonardo contra mancuso

  4. Se arena coubesse 100.000, teria dado100.000.Nem venham dizer que teve ajuda da torcida do são paulo, pois se aquele espaço fosse pra torcida do sport, teria vendido todos os ingressos do mesmo jeito.

  5. Roberto Corrêa ,

    O público pagante da final do Estadual de 1968 foi de 23 mil pessoas. Porém, os jornais que cobriram a final (inclusive o Diario de Pernambuco) trouxeram também o dado dos não pagantes, totalizando 31 mil pessoas.

  6. Em relação á informação sobre o recorde de público no Estádio dos Aflitos, acho que existe um equívoco. Lembro-me que assisti esse jogo, quando o Náutico tornou-se hexa (título jamais alcançado por qualquer outro clube), e o público divulgado na ocasião, foi de cerca de 26.000 pessoas (não me lembro o número exato), mas com certeza, foi em torno disso.

  7. O santa cruz realmente um time pequeno. Nem em seu próprio estádio bota o maior público.

  8. Pra vocês pararem de criticar o repórter, eu vou deixar fontes que falam sobre o maior público do arruda:

    Brasil 6 x 0 Bolívia, 96.200, 29 de agosto de 1993
    Brasil 2 x 0 Argentina, 90.400, 23 de Março de 1994
    Brasil 2 x 0 Paraguai, 87.263, 09 de julho de 1989
    Sport 2 x 0 Náutico, 80.203, 15/03/1998
    Santa Cruz 1 x 1 Sport, 76.682, 21/02/1999
    Fonte: (https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Jos%C3%A9_do_Rego_Maciel#Maiores_P.C3.BAblicos)

    O jogo em questão aconteceu no dia 15/03/1998 e contou com a presença de 80.203 expectadores. O Clássico dos Clássicos foi vencido pelo Sport por 2×0, em jogo válido pela oitava rodada do primeiro turno do estadual daquele ano.
    Fonte:
    https://goleadape.wordpress.com/2012/01/14/maior-publico-do-arruda-na-historia-do-campeonato-pernambucano-e-de-jogo-dos-rivais-do-santa-cruz/

    1) Sport 2 x 0 Náutico, 80.203, 15/03/1998, Campeonato Pernambucano, Estádio do Arruda.
    http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/attendpe.htm
    e
    http://www.campeoesdofutebol.com.br/pernambuco_publicos.html

    Sou pernambucano, e fico muito orgulhoso do meu estado ter torcidas que lotam estádios, mas a questão é, os maiores públicos de pernambuco, evidentemente são do Santa Cruz, pela capacidade de seu estádio (60 mil lugares, contra 35 mil da Ilha do Retiro). Muitos vão ser contra isso, mas vamos levar em consideração que o São Paulo tem o estádio maior que o Corinthians, mas todos sabem quem tem mais torcida. Abraços

  9. LUIS CARLOS ALVES DA SILVA, com todo o respeito, eu e você sabemos que o náutico não tem torcida o suficiente pra se meter no assunto “recordes de público” pois a “massa” é Sport e Santa Cruz. Voltando ao assunto, o mando de campo era do náutico mas relatos de pessoas que estiveram presentes disseram que tinha tanto torcedor do sport, que mandaram abrir os portões pra misturar a galera, naquele tempo que não tinha torcida organizada, e todos os torcedores estavam alí pra assistir como pessoas de verdade. (vc acha isso na internet) Pois é meu caro, contra fatos não há argumentos. Um forte abraço, fique com Deus!

  10. TRICOLORES, parem de achar que a torcida do Santa Cruz é maior que a do Sport, porque só na mente de vocês que isso é verdade. Ta aí, em tudo que é pesquisa, entrevista, reportagem e etc, a gente vê que a torcida do Sport é a maior do Nordeste, quando tem jogos nas cidades interiores contra Santa, Bahia, Ceará e etc, vai um miado de torcedor, quando tem Sport? Os estádios lotam fí, não importa aonde. O Sport está envolvido em todos os maiores públicos, eu não vejo o nome do Santa Cruz nesse meio, e ainda diz ser a maior torcida, incrível isso! Bota gente no estádio quando o ingresso ta barato, quero ver colocar os 30 mil com a geral por 50 reais (Sport x Palmeiras, pela libertadores) quase 2 mil no Chile (Colo-Colo x Sport, pela Libertadores) ou quase 4 mil em Goiania-GO (Vila Nova x Sport, serie B do Brasileiro) bota nada! Até o maior público do estadio de vocês foi o Sport que colocou! #pst!

  11. Pingback: Sport vence mais uma vez e volta ao G4

  12. Publico da Arena:Sport X Sao Paulo:em torno de 41.500 pessoas
    Publico de Nautico X Flamengo em tornode 16.000 pessoas
    Reflitam e concluam..qual é a verdade…………hã?

    (O Flamengo… diz ter a maior torcida de Pernambuco ,mais uma das varias mentiras do Flamengo…)
    Passado para mim ….ja era!!!!!
    O Great western ja foi grande,O America-PE ja foi campeão,O Tramways…tb….etc…etc….etc…

    “quem vai p o farol é o bonde de Olinda!”

    Os torcedores do nautico e santa vivem de nostalgia…..e lembranças Vagas….
    Ha anos o santa nao produz um atacante da base(nao tem CT…)
    vive pegando jogadores aposentados..( brasão denis marques.. bruno mineiro..kkkkkkk..
    grafite -vencido)

  13. Cássio, meu velho, parabéns pela sua paciência.

    Não é fácil praticar o exercício diário no recebimento das críticas e ter a virtude do diálogo, sendo muitas vezes provocado e pré-julgado.

    Que seus leitores reconheçam pelo menos isso.

  14. 1-Os adversarios do Sport vivem do PASSADO fica bem claro isso aqui.
    2-Publico da Arena:Sport X Sao Paulo:em torno de 41.500 pessoas
    Publico de Nautico X Flamengo em tornode 16.000 pessoas
    Reflitam e concluam..qual é a verdade…………hã?

    (o Flamengo… diz ter a maior torcida de Pernambuco ,mais uma das varias mentiras do Flamengo…)
    Passado para mim ….ja era!!!!!
    O Great western ja foi grande,O amererica ja foi campeão,O tramways…tb….etc…etc….etc…

    Os trocedores do nautico e santa vivem de nostalgia…..e lembranças Vagas….

  15. pra quê tanto mimimmimi meu irmão, deixa o cara em paz!
    o cara já explicou, reexplicou e explicou de novo de forma clara,
    quem manda torcer pra time pequeno que não ganha nada!?
    e daí a culpa é do blog, do cassio, do blogueiro é!?
    a culpa é do time de vcs que não ganham nada,
    sport é sport, ganha em tudo mesmo, até campeonato de porrinha, o que dirá público!? sport é sport primos pobres!
    aí cassio, faz um desenho bem bonito que o pessoal ainda não entendeu, desenha, faz um desenhão bem grandão, bem pimpão! tá bom assim chorões?
    e por último o cassio sabe que a vida a gente vive pra vencer, então ele não quer passar a vida sendo depósito de sêmem, vergonha nacional e ser figurante eternamente no futebol nacional, logo: SPORT, SPORT, UMA RAZÃO PARA VIVER! e chega de mimimimi, é a maior torcida do centro-norte! e os maiores públicos do estado, e isso não é culpa do cassio ou do bom gosto de torcedor do mesmo, é o sport que é foda, o papai da cidade em todas modalidades esportivas, veja a etiene medeiros aí no pan pra comprovar, é culpa do cassio tbm sofredores!? aceitem chorões, se não é o sport, pernambuco não aparecia nem aparece nem na foto, ponto final!

  16. caros, desde quando na ilha nessa época cabia 56 mil? hoje não cabe, imagina na quela época.. só se tinha uns torcedores sentado no colo do outro.. isso foi mais uma megalo-alucinação de Homero lacerda..

  17. Elias Júnior, Pedro Ricardo e Diego Rodrigues,

    Algumas considerações:

    1) Para não haver dúvidas sobre o número apontado por vocês, coloquei o público de 83 mil pessoas na final do Super de 1983 como oriundo de “relatos”, pois consultei a edição do Diario de Pernambuco da época e o dado não aparece, por mais que se fale nele nesse debate – li os jornais dos três dias seguintes à decisão vencida pelo Santa. Obviamente, necessito (como jornalista) trabalhar com dados oficiais. Listas e rankings são feitos desta forma, ao menos por mim, desde sempre.

    2) Na minha opinião (já que aqui todo mundo tem uma, e no post procurei escrever sem juízo de valor), o maior público já visto em Pernambuco foi no Clássico das Multidões de 1999, também no Arruda, na estreia de Mancuso em clássicos. Não por acaso, esse jogo é o tema do link postado por vocês, com indícios que apontam aquele empate em 1 x 1 como o possível recordista de público. Vejam só que fontes (em off no Diario) apontaram mais de 90 mil pessoas naquela partida, mas nem por isso eu pude afirmar que o jogo foi o maior público. Daí, a necessidade de se trabalhar com borderôs oficiais.

    “A possível maior multidão da história do Arruda”: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/2012/02/07/a-possivel-maior-multidao-da-historia-do-arruda/

    Ps. Coloquei a ressalva no fim do post, caso outras pessoas tenham a mesma dúvida.

  18. Desde quando 80 mil é um número superior a 83 mil? O público de Santa x Náutico em 1983 foi de 83 mil pessoas. A diferença é que quase 77 mil pessoas nesse jogo entre Santa x Náutico tiveram que PAGAR pelo ingresso, diferente de Náutico x Sport onde TODO MUNDO entrou de graça.

  19. Cássio,

    O questionamento da torcida tricolor em ser a maior torcida é o mesmo da do Flamengo que diz que é campeão de 1987.
    Contra fatos não há argumentos, mostrem os números oficiais, que os de Cássio estão corretos!

  20. SR; PROFISSIONALISMO É TUDO O RESTO É NADA. SEJA PROFISSIONAL. HOJE VC TÁ COM SEU BLOG RUBRO NEGRO E AMANHÃ ? QUEM SABE ?

  21. tenho alguma perguntas, sobre esse publico recorde de Nautico X Sport em 1988

    1) a torcida do Nautico foi proibida de comparecer ?
    2) só tinha torcedor do Sport

    sujestão, faz uma pesquisa com os 10 maiores públicos de jogos dos clubes de Pernambuco com equipes de outros estados, acho que dá pra aferir melhor quem é a maior

  22. Cassio, deixe de lado os comentários inexpressivos de torcedores ignorantes como esses, sei o quanto vc é imparcial e que nesta sua publicação sua intenção foi a de mostrar com números e fatos o quanto foram os públicos nos estádios pernambucanos. O choro sempre vai ser livre, porém a educação nem sempre. Parabéns pelo seu comentário.

  23. Que esse blog tem lado, todos sabem. Muitas vezes, ou quase sempre, para o lado do seu idealizador. Daqui a pouco dizem que em 98 o ingresso foi pago e só tinha rubro-negro no estádio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*