Arruda, Aflitos e Ilha do Retiro inundados na cheia de 1975, no susto de Tapacurá

Arruda inundado em 1975. Foto: Arquivo/DP

Em 21 de julho de 1975, há 40 anos, o Recife viveu um dia de pânico, com o boato de que a barragem de Tapacurá havia estourado. Piorou o já dramático cenário, com a cidade sob intensa chuva há seis dias, com 107 mortos, muitos em deslizamentos nos morros, no maior aguaceiro já visto nessas bandas.

Na Avenida Caxangá, por exemplo, a água subiu quatro metros. Pois aí surgiu o nocivo boato de que a maior barragem da região metropolina havia rompido, elevando ainda mais o nível da enchente, tomando centenas de ruas. Houve correria, gente saindo de suas casas, pessoas liberadas de seus empregos. O boato tomou conta de norte a sul, com o susto matando três pessoas de infarto.

Aflitos inundado em 1975. Foto: Arquivo/DP

Com o Recife debaixo d’água, o campeonato estadual foi paralisado. Aliás, nem que a FPF quisesse teria sido diferente. Basta conferir a situação dos três estádios, em registros aéreos durante a cobertura do Diario de Pernambuco.

O canal do Arruda subiu até o gramado, a Ilha virou uma ilha de fato e os Aflitos ficou impraticável. A competição ficou suspensa por oito dias, com a final ocorrendo apenas em 10 de agosto. A bola voltou a rolar em campos precários, pois a recuperação levou semanas. Desde então, outros boatos surgiram, o último deles em 2011. E até hoje, ainda bem, Tapacurá se mantém firme.

Confira as fotos em uma resolição maior: Arruda, Aflitos e Ilha do Retiro.

Ilha do Retiro inundada em 1975. Foto: Arquivo/DP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*