Sport x Bahia, o Clássico do Nordeste ganha versão na Copa Sul-Americana

Copa Sul-Americana 2015: Sport x Bahia. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Sport e Bahia já se enfrentaram em inúmeras competições nos mais de oitenta anos de história. Entre as principais, Taça Brasil, Séries A e B e Nordestão. Agora, mais um importante capítulo, com a Copa Sul-Americana. Isso mesmo, o duelo entre os dois campeões nacionais de elite da região terá uma versão internacional pela primeira vez. O Leão entrou na disputa como Brasil 2, enquanto o Bahia ficou como Brasil 7. Ao vencedor da chave, o direito de viajar até Buenos Aires para enfrentar Huracán ou Tigre nas oitavas de final.

No tradicional clássico nordestino, um fato é inegável. A vantagem tricolor é enorme em mata-matas: 6 x 1. Os baianos avançaram nas quartas da Taça Brasil (1959 e 1963) e do Brasileiro (1988), na semi do Nordestão (1997 e 2015) e ainda ganharam uma final regional (2001). A favor do time pernambucano, a semifinal da Copa do Nordeste de 1994. Sem dúvida, o Baêa é o maior algoz do Leão. Só como curiosidade, vale lembrar que ambos decidiram um torneio internacional, em caráter amistoso. Em 1997, na Copa Renner, após um empate em 3 x 3, o time de Salvador ficou com a taça nos pênaltis. Na Ilha do Retiro.

Voltando ao presente, ao segundo torneio mais importante da Conmebol, vale destacar que em 2015 o Sport fará a sua terceira participação consecutiva na Sula, após a saída da Copa do Brasil diante do Santos. Abaixo, o retrospecto leonino na fase nacional. Na primeira presença, mesmo na segunda divisão do Brasileiro, alcançou as oitavas de final, contra o Libertad do Paraguai.

2013
20/08 – Sport 2 x 0 Náutico
20/08 – Náutico 2 (1) x (3) 0 Sport

2014
28/08 – Sport 0 x 1 Vitória
03/09 – Vitória 2 x 1 Sport

2015
19/08 (22h) – Bahia x Sport
26/08 (22h) – Sport x Bahia

Considerando as partidas oficiais e os amistosos, são 82 jogos desde 1932, de acordo com o pesquisador Carlos Celso Cordeiro (veja a lista aqui).
20 vitórias do Sport
28 empates
34 vitórias do Bahia

20 Replies to “Sport x Bahia, o Clássico do Nordeste ganha versão na Copa Sul-Americana”

  1. Gente sou Bahia, sou nordeste… Esse tipo de rivalidade tem que ser parcial, afinal de contas temos que nos juntar e ser um time só contra essa máfia do futebol brasileiro. Corrupção na cara, esquema na cara. Quantas vezes o sport já foi roubado no futebol? e quantas e quantas vezes o Bahia o foi? e triste.. sem contar que sport tv e companhia é sempre a favor dos times do sudeste e sempre contra norte, nordeste, centro oeste… A VERDADE É QUE NÃO GOSTO DO PERNAMBUCANOS, MAS ADORO AS PERNAMBUCANAS… ABRAÇOS NORDESTE.

  2. sou BAHIA e ja estou esperando qual time argentino vou enfrentar. o sport e muito fraco. cavalo do Paraguai. kkkkkk

  3. Reginalda Fonseca, você além de ser marginal porque torce para a coisa, ou é adorador de cobra, tem que aprender a escrever, JUMENTO!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. GOSTARIA QUE AS BARBIS E OS INFECTADOS, DIANTE DA IMENSURÁVEL EVOLUÇÃO DO “GLORIOSO SPORT” EM TODOS OS ASPECTOS, ESTANDO HOJE ENTRE OS DEZ MAIORES CLUBES DO BRASIL, TIVESSEM GRANDE RESPEITO PELO “MAIOR DO NORTE NORDESTE” E GUARDASSEM PARA OS SEUS ATUAIS RIVAIS, (CLUBES DO INTERIOR) SUAS PIADINHAS.
    SEJAM PEQUENOS, MAIS TENHAM EDUCAÇÃO.
    A NAÇÃO RUBRO-NEGRA AGRADECE.

  5. BAHIAZINHA DE NOOOOVO, NÃÃÃÃO! Bradaríamos nós outros do TERROR DO BRASIL meses passados. Agora, a MÁQUINA vai trucidar-aniquilar-estraçaiar-cacetear-descabelar-torturar a BAIANADA completamente, com todas as suas macumbas, sempre acompanhadas de velas pretas, brancas, azuis, vermelhas, amarelas, roxas, alaranjadas. Oferendas de bodes, cabras, búfalos, bois, vacas, cobras, morcegos, piriquitos, tatus, rolinhas, ribaçãs, carneiros, ovelhas, urubus, galinhas black-white-red-orange, patos, gansos, etc., etc. Puuuts! BAIÊ, VICTÓRIA, NAUTICU, ÇANTA CRUI na Segundela. COISA de CLUBES PEQUENOS DO FUTEBOL BRASILEIRO. O MELHOR E MAIOR DO NORDESTE, ÚNICO NORDESTINO NA ELITAÇA NACIONAL, empolgando porrraqui e porrrraí afora. Será FICHINHA enfrentar o Segundela amacumbado. O LEÃO VAI TIRAR DE ACARAJÉ, fácil, fácil. Cacilda! PELO ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 (o framedo, merecidamente, com a TAÇA DAS BOLINHAS DE ISOPOR), O MAIOR CLUBE E DE MAIOR TORCIDA DO NORTE E NORDESTE BRASILEIROS, O PAPA-TAÇAS E MANIA DE SER CAMPEÃO, TUDO!!!

  6. Os vira-latas adoram entrar nos assuntos do campeão brasileiro 1987 e campeão copa do brasil 2008 campeão da segundona…etc..etc..!
    Vamos ver :Campeão carioca 2015:Vasco—>esta na zona de rabaixamento.
    Campeão paulista 2015:Santos..brigando para nao cair! no campeonato brasileiro
    Copa do Nordeste 2015:Ceara esta na lanterna da segundona!
    Campeão pernambucano 2015:Santa cruz esta no meio da tabela segundona e nao vai sair dai..Botafogo,Bahia,Vitoria,America-MG,Paissandu,Criciuma,Nautico tem muit,muito mais chances..

    Os sofredores,eles nao tem a capacidade de raciocinar atraves de “FATOS E DADOS” entende??ficam so vivendo do passado..
    Estes campeonatos nao servem para avaliar nada!,meus amigos.
    Campeonato pra valer :Campeonato Brasileiro serie A e Copa do Brasil e sSlamericana e Libertadores.e Ponto final!!!

  7. Quando o SPORT CLUBE DO RECIFE vai jogar seja com quem for. É sempre uma badalada de comentários e mexe com todo o Brasil. Para nordeste é sempre festa quando o Campeão Brasileiro e Campeão do Brasil entra em campo. Ho time querido e amado por todos. Até a rede globinha já tá demostrando afeição pelo o Bravo Leão do Recife. Quanto ao Bahia ele tem que cuidar da segundo na pra não encalhar e viver a terceiro na pela terceira vez. Desculpas não estou ofendendo ninguém só comentando. Abraços a todos.

  8. É fato que o Sport tem freguesia frente ao Bahia, sem dúvida que incomoda, mais chato é ver que nenhum time do estado tem mais vitórias em cima do mesmo, vengonhoso para nós que temos que ouvir gozação dos baianos que já são metidos pra cacete. Temos que manter o foco e trabalhar para que isto seja revertido no futuro, caso a mandinga baiana não atrapalhe. Vamos valorizar o clássico que sem dúvida será um grande confronto.

  9. Os invejosos da Barbie e da cobrinha têm que se preocupar com os seus respectivos times. Embora o título de 87 seja questionável por V.Sª ainda temos mais um de âmbito nacional em 2008. O Sport é sem dúvida o clube com maior estrutura entre todos na região: Estádio próprio, C.T, clube de lazer para os sócios, inúmeras participações na série A, enquanto o Santa, até algum tempo atrás cogitavam nos bastidores vender o estádio para saldar dívidas. Temos torcida, a maior em sócio-torcedores da região. E vocês ainda querem falar? Paciência hein!!!

  10. Sport deu muito azar de pegar o Bahia, o tricolor ta na série B mas tem um time muito bom, tem o melhor elenco da série B, e é mais time que pelo menos uns 5 da série A, mas tem um treinador fraco, vejo um jogo duríssimo, com o Sport levemente superior pelo futebol apresentado no brasileiro e pelos nomes que contratou, sem dúvidas esse é o melhor confronto tecnicamente entre os brasileiros. Mas é assim mesmo, sempre a fase nacional é difícil, até mais difícil que as oitavas, quem passar pelo confronto nordestino tem tudo pra chegar as quartas contra Lanus, aí complica.

  11. A cachorra de peruca não tem sorte mesmo! Outra lapada e nem o direito de sair do Brasil kkkkkkkkk

  12. O BOICELONA EM 2015 :PERDEU O CAMPEONATO PERNAMBUCO,
    PERDEU O NORDESTÃO, PERDEU COPA DO BRASIL É SÓ DERROTA E AGORA O BAHIA. KKKKKKK, CHORA CACHORRADA!

  13. Pingback: Com formação titular, Sport perde do Santos e vai à terceira Sul-AmericanaBlog de Esportes | Blog de Esportes

  14. Antes que digam que o Sport só vai pra SULAMERICANA para passear lembrem-se:

    Vocês vão pra PRIMRIRA DIVISÃO só para passear.

    Vocês vão pra SEGUNDA DIVISÃO só para passear

    Vocês vão pra COPA DO BRASIL só pra passear

    Vocês vão pra COPA DO NORDESTE só para passear

    Kkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Começou o chororô dos torcedores daquele time que só tem o hexa-pinico ou que só tem a lixo-c.

    Chorem à vontade, pois eu estou, pelo terceiro ano seguido, na SULAMERICANAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  16. Grande chance do sport tirar uma lasquinha, aliás seria um favor. Não acho que seria interessante esse desgate da sulamericana pro Bahia neste momento.

  17. Campeões nacionais? Referência ao título Denorex, aquele que parece, mas não é?

    Fala sério, Zírpoli!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*