Zico consegue o primeiro abraço rumo à Fifa. E começou logo com Del Nero…

Zico e Marco Polo del Nero, na CBF. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A administração da CBF está em xeque desde as investigações do FBI, em maio de 2015, com a prisão de oito dirigentes da Fifa, incluindo o ex-presidente da confederação brasileira de futebol, José Maria Marin. A partir daí, o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, se afastou das convenções internacionais, como a Copa América, no Chile, e o comitê executivo da Fifa, na Suíça. O temor seria a continuidade da ação da Federal Bureau of Investigation, por mais que o brasileiro desconverse, alegando a “preocupação com a CPI do futebol”.

Politicamente em baixa, Del Nero chegou ao ponto de oferecer mais autonomia aos clubes nos arbitrais das próximas edições da Série A, em troca de apoio. Por tudo isso, atrelar uma imagem a esta CBF, neste momento, talvez não seja a melhor das ideias. Daí, a incredulidade sobre a atitude de Zico, em busca de respaldo para a sua candidatura à presidência da Fifa. Ignorou por completo o cenário e abraçou Del Nero para conseguir ao menos uma das cinco assinaturas de federações nacionais, o mínimo para oficializar o seu pleito.

Naturalmente, Del Nero aceitou de bom grado a visita (sobretudo politicamente).

“Zico tem o nosso apoio para viabilizar a candidatura. Se ele conseguir as outras quatro assinaturas, a CBF vai endossar o seu pleito. Falei com o Napout (presidente da Conmebol) que temos um brasileiro ilustre com a intenção de concorrer ao cargo de presidente da Fifa. Em condições regulares para entrar na eleição, Zico terá o endosso da CBF”.

Com a garantia da assinatura, Zico saiu satisfeito da sede da CBF, no Rio.

“Fiquei feliz com a resposta. Isso é importante porque eu só daria o meu pontapé inicial depois de receber o sinal positivo da CBF”.

As declarações saíram no site da entidade, com o seguinte destaque: “CBF, Zico e Fifa”, deixando claro que a imagem do Galinho foi um bônus inesperado. Jogador brilhante, com mais de 500 gols pelo Flamengo, Zico começa a caminhada da pior forma possível, por mais que o apoio seja “necessário”.

Em mais de um século de história, a Fifa teve apenas oito presidentes. Só um brasileiro, João Havelange, de 1974 a 1998. Ainda assim, este renunciou até ao status de presidente de honra para evitar punições sobre acusações de suborno milionário. Um linha de poder ainda presente, lá e cá. Antes da eleição, em 26 de fevereiro de 2016, será preciso chancelar as candidaturas até 26 de outubro. Até lá, Zico precisará abraçar mais quatro presidentes. Que o ex-craque, já aos 62 anos, não continue ignorando o contexto de cada um em busca do poder.

5 Replies to “Zico consegue o primeiro abraço rumo à Fifa. E começou logo com Del Nero…”

  1. eu pensei que o del nero estava preso… ele tá solto é? ele ainda tá solto? zico na fifa!? flamenguismo e globismo na fifa!? eu prefiro homero lacerda candidato do brasil à fifa, ou eurico miranda, até pq o romário anda muito ocupado trabalhando pelo fim do monopólio da globo no futebol no senado e na cpi, logo, a melhor opção pro brasil é homero ou eurico. zico tá fora de cogitação, tá patrocinado pelos mesmos bandidos de sempre, é da mesma escola de havelange, teixeira, marín, filhos do roberto marinho, ali babá e mais 4O ladrões, seis por meia dúzia, esse estirpe de brasil não interessa ao verdadeiro brasil nem vai representar o brasil.
    a propósito zico: quem é o único campeão brasileiro de 1987?
    e zico, por acaso tu tens falado com alguém do stf?
    PST!

  2. Rússia vencendo Espanha. Catar vencendo Austrália. Não , não houve corrupção nessas eleições!!! Delegados da FIFA merecem a canonização!

  3. Pra vc ver : Zico , um dos caras q considero mais prolíferos e capazes do futebol brasileiro , um candidato natural a colocar seriedade na CBF , se junta a Del Nero. É pra matar a fé de qualquer um … judeus ou cristãos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*