O que dizem os matemáticos sobre as chances de título, Libertadores, acesso e rebaixamento nas Séries A e B de 2015

A cada ano, algo bastante tradicional no futebol é a elaboração de contas para ver a chance do seu time. Seja para brigar pelo título, por uma vaga em um torneio mais importante ou simplesmente fugir do rebaixamento. Com o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2015 (Séries A e B), vamos às estatísticas de três sites especializados no assunto: Chance de Gol, Infobola e UFMG, através do departamento de matemática da universidade mineira.

A partir de cálculos sobre o desempenho em casa, histórico em confrontos e campanha atual, o site Chance de Gol ainda projeta as pontuações finais, com os percentuais que dão mais “garantia” a cada opção. Na Série A, por exemplo, a média histórica do 4º lugar, no formato atual, desde 2006, é de 64 pontos. Em 2015, isso representa  60% de chance. Na Série B, o mesmo índice é de 63 pontos. Neste ano daria 50%. Confira os quadros das duas divisões aqui.

Veja as classificações atualizadas após a 19ª rodada: Série A e Série B.

Probabilidades da Série A 2015
Na primeira divisão os quadros em relação à Libertadores consideram apenas o G4. Mas vale lembrar que o grupo pode variar em duas situações. Para G3, caso algum clube abaixo dos quatro primeiros lugares no Brasileirão conquiste a Copa Sul-Americana, o que tiraria a quarta vaga do nacional. Por outro lado, também pode ocorrer um G5, caso um dos quatro melhores times da competição também conquiste a Copa do Brasil, abrindo a vaga ao 5º colocado.

Sport
Título: 0,4% a 1,8%
Libertadores: 16,9% a 23,0%
Rebaixamento: 0,1% a 1,0%

Projeções do site Chance de Gol para a Série A 2015 após 19 rodadas

Projeções do site Infobola para a Série A 2015 após 19 rodadas

Projeções do site UFMG para a Série A 2015 após 19 rodadas

Probabilidades da Série B 2015
Apenas Chance de Gol e UFMG divulgaram três tipos de projeção, para título, acesso e rebaixamento. O Infobola focou apenas nas probabilidades de classificação ao Brasileirão de 2016. Por sinal, ABC, Mogi Mirim e Ceará são os únicos, hoje, com menos de 1% de chance de acesso.

Náutico
Título: 1,3% a 6,6%
Acesso: 19,6% a 37,3%
Rebaixamento: 0,07% a 0,4%

Santa Cruz
Título: 0,9% a 2,4%
Acesso: 17,0% a 19,9%
Rebaixamento: 0,2% a 2,3%

Projeções do site Chance de Gol para a Série B 2015 após 19 rodadas

Projeções do site Infobola para a Série B 2015 após 19 rodadas

Projeções do site UFMG para a Série B 2015 após 19 rodadas

10 Replies to “O que dizem os matemáticos sobre as chances de título, Libertadores, acesso e rebaixamento nas Séries A e B de 2015”

  1. O ABC já caiu, mas parece que o VOZÃO mais uma vez vai escapar na reta final. Mas ainda tem muita água para passar por debaixo da ponte.

  2. Torcedores do canal estão desesperados, pois dessa vez o ceará vai trocar de lugar com seu rival FORTALEZA não mais podendo se pabular de nunca foram time de série C . KKKKKKKK!!!!

  3. O Ceará já “bateu na trave” diversas vezes para ser rebaixado para a série C, contudo escapou algumas vezes na última rodada. Este ano alguns torcedores acham que o time vai decidir a chance também na última vaga, pois jogará em casa, e com um adversário direto. Ocorre que, este ano a campanha do time está a quem das outras passadas. Mediocridade a flor da pela. Tenho a impressão que este ano ele vai experimentar o “inferno” que é a Série C. Vai cair sim. Não é torcendo não, mas, é o que estamos vendo. Teria que fazer um segundo turno para ficar entre os 4 como ser fosse subir. Contudo o time tanto apanha como dão nele. Lamentável. Deplorável. É de lascar. É desincorajador. Haja lanterna e muita pilha.

  4. As previsões desse manés no inicio era de rebaixamento para Náutico, Santa Cruz e Sport. Vão tomar no foreba.

  5. Na A eu acho que:
    G4 – Corinthians, CAM, Grêmio e Palmeiras.
    Z4 – Vasco, Joinville, Coritiba e Figueirense.
    Na B:
    G4 – Vitória, Náutico, Sampaio e Botafogo.
    Z4 – ABC, Mogi, e as outras 2 vagas é muito difícil definir… Ainda não “rebaixei” o Ceará, acho que farão um grande segundo turno.

  6. Os caras pegaram a tabela do jeito que está hoje e colocaram as porcentagens. Que merda kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Felipe Cunha,

    Provavelmente, o histórico do Botafogo, que está disputando a Série B pela segunda vez (2003 e 2015), enquanto o Vitória já disputou mais edições, inclusive sem subir, tendo uma base maior para comparativos. Abraço.

  8. O que faz o Botafogo ter mais chance de acesso e título que o vitória no estudo da “Chance de Gol”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*