Centauro cria ranking de venda de uniformes, com Sport, Santa e Náutico nas listas nacional e estadual

Ranking de camisas de clubes brasileiros vendidas na Centauro em agosto de 2015. Crédito: Centauro/site oficial

Maior rede de varejo esportivo da América Latina, a Centauro criou um ranking de venda de camisas de clubes brasileiros, através dos registros em suas 150 lojas no país e do e-commerce, incluindo, claro, os uniformes oficiais de Náutico (Umbro), Santa (Penalty) e Sport (Adidas). Lançado em agosto de 2015, o hotsite contabiliza os dados mensais desde julho. Além do levantamento nacional, é possível conferir estado por estado. E o Flamengo, o time mais popular do país, lidera em 22 dos 27. Só não ficou à frente no Maranhão (Sampaio), Pernambuco (Sport), Minas Gerais (Atlético-MG), São Paulo (São Paulo) e Rio Grande do Sul (Inter). Surpreendente foi ver o Botafogo na vice-liderança no quadro inicial.

Em Pernambuco existem seis lojas da Centauro, todas em shoppings centers, sendo cinco no Grande Recife e uma em Petrolina. Esses empreendimentos fundamentam o ranking estadual, com Sport e Santa firmes nas duas primeiras colocações (acumulando 79% em agosto e 58% em julho). Ambos também estão entre os doze primeiros do Brasil, deixando claro a viabilidade das marcas. Já o Náutico ficou duas vezes atrás do Fla no cenário local, ocupando o 4º lugar. Essa lista não pode ser confundida com uma pesquisa de torcidas ou algo mais. É, literalmente, um “ranking de vendas de uniformes na Centauro”.

A atualização das vendas no site será diária, segundo a empresa, tendo variações lógicas a partir de lançamentos de novos padrões e da distribuição dos produtos. Considerando que as grandes fabricantes e os próprios clubes não costumam divulgar números regulares sobre as vendas em suas respectivas lojas, então a ideia pode se transformar numa boa fonte de informação…

Post atualizado com dados até 30/09.

Setembro/2015
Ranking nacional
14º) Santa Cruz 0,8%
23º) Sport 0,5%
38º) Náutico 0,1%

Ranking pernambucano
1º) Flamengo 28,6%
2º) Santa Cruz 24,4%
3º) Sport 15,4%
9º) Náutico 2,3%

Agosto/2015
Ranking nacional
10º) Sport 2,6%
13º) Santa Cruz 1,8%
29º) Náutico 0,2%

Ranking pernambucano
1º) Sport 45,8%
2º) Santa Cruz 31,3%
4º) Náutico 3,5%

Julho/2015
Ranking nacional
11º) Sport 2,0%
12º) Náutico 1,0%
15º) Santa Cruz 1,0%

Ranking pernambucano
1º) Sport 35,0%
2º) Santa Cruz 23,0%
4º) Náutico 11,0%

28 Replies to “Centauro cria ranking de venda de uniformes, com Sport, Santa e Náutico nas listas nacional e estadual”

  1. Independente da preferência clubística do blogueiro (que todos sabemos qual é), essa pesquisa nem de longe pode ser desconsiderada.

    Considerando o nível dos fornecedores do material esportivo, nosso clube sofre com uma sofrível Pênalty, enquanto que os simpatizantes do boizebú tem a adidas, que particularmente sempre preferi em termos de roupas esportivas (bem antes do time bovino assinar contrato).

    Já devem ter lançado camisa de tudo quanto é cor, enquanto que a nossa, com material de qualidade inferior, custa quase a mesma coisa (eu pagaria mais tranquilamente se fosse de material superior).

    Esse tipo de pesquisa, enquanto tivermos com a Penalty, nos será desfavorável.

    E, obviamente, o blogueiro postará.

    Nota do blog

    Você não viu essa pesquisa em nenhum outro site, só aqui neste blog, por causa do “time do blogueiro”? Você não viu a repercussão dessa informação, divulgada pela própria Centauro, em portais nacionais, como Folha de S.Paulo, Época, ESPN…?

  2. PODE ESPERAR FECHAR QUANTOS MESES QUISEREM. A CAMISA DO SPORT SEMPRE VAI SER A MAIS VENDIDA. ISSO É A COISA MAIS FÁCIL DO MUNDO DE SE OBSERVAR.

  3. O Sport sempre vai vender mais camisas em PE e nos estados onde houver disponibilidade, pois:

    – tem a maior torcida (vide todas as pesquisas);
    – tem mais poder aquisitivo;
    – sua marca oficial é ADIDAS, que possui qualidade internacional;
    – é da 1a. Divisão;
    – é destaque de vendas entre os clubes no mundo que têm a marca Adidas;
    – tem 40 títulos Estaduais, 3 Nacionais, e já disputou várias vezes competições Continentais;

    Nunca dividem do SPORT !!!

  4. Aguarde fechar o mês de agosto e divulgue, com a pesquisa fechada, isso é um trabalho correto, não colocar nas “entre” linhas a sua observação, isso é manipular matéria.

  5. Só era o que faltava. A torcida do santa quer alterar os dados e dizer que vende mais camisa do que o sport. Kkkkkkk isso já tá ficando ridículo. Aceitem. O sport eestessempre à frente. Isso é nítido.

  6. Cassio, vc nunca consegue ser convincente em não ser passional. Você é passional. Apenas você deveria absorver as críticas e fazer uma profunda reflexão. Talvez a maturidade vai te dar isso em algum momento de sua vida. A matéria foi totalmente parcial em favor do seu time. Aliás, qual o seu time de coração?????? Qual o time que teve mais presença de público PAGANTE na Arena em um único jogo???? Qual o recorde de público PAGANTE em Pernambuco????
    Aí, talvez não ficarás chateadinho e verás que realmente você é PASSIONAL.

    NOTA DO BLOG

    Ok, Paulo Russo. Eu sou ‘passional’ e você é ‘racional’, compreendi. Ficou bem claro na sua opinião.

    A matéria foi “totalmente parcial em favor do seu time”. Li o post novamente e não consegui identificar isso em nenhum parágrafo (não há informação alguma que não esteja clara no próprio site da Centauro). Sequer o título, que apenas chama a atenção do torcedor para a presença dos três clubes locais nos rankings (e que bem poderia ter sido o destaque da colocação de um deles). Mas entendo a sua visão ‘racional’, basta que qualquer dado sobre um time seja superior (ou inferior) ao do clube do torcedor. Aí não serve, é isso, é aquilo…

    Obs. Sobre o recorde de público da Arena Pernambuco, se duvida, entre em contato com a administração do estádio, e pergunte a marca que eles consideram. Aliás, já que eu sou o ‘passional’, cheque a mesma informação em outras mídias (jornais, sites, tevê, rádio etc) e veja se alguém expõe outro número. Abraço.

  7. Matéria manipulada, só é vê no site da centauro, santa cruz 10º nacional em agosto, a coisa 16º, em pernambuco 1º santinha ( 54%) das vendas, 2º flamengo e terceiro a coisa. Esse é o ranking correto, manipuladores da mídia. Mesmo sendo uma torcida de massa, povão, dos mais carentes, consegue derrubar esse marketing manipulador. kkkkkkkkkkkkkk

    NOTA DO BLOG

    J Cunha, de vez em quando eu fico impressionado com a interpretação de texto de algumas pessoas. No post, me parece claro que os dados de agosto são do dia 20, até a publicação no blog (entrou no ar na madrugada do dia 21). A atualização da Centauro é diária (basta entrar no site da empresa e ler o regulamento), e vai seguir assim até o fim do mês, quando os dados serão somados (como ocorreu na venda absoluta de julho). Não por acaso, antes dos números tem a seguinte frase, em itálico, para tentar chamar mais a atenção (não a sua, pelo visto):

    “Observação: para evitar distorções, o ranking de agosto, com o acumulado de todo o mês, será atualizado em 31/08.”

  8. RODRIGO, esta é pra ti. Não dês bola pra estes sulistas metidos a jegue, digo, besta. Enquanto se acham espertos, lá fora, no exterior, são classificados como macacos, comedores de banana. A maioria de lá prefere a presença de ZÉ PILINTRA CHUPANDO DELÍCIAS DE PICOL É DE FOGO que um brasileiro rondando por perto. PELOS MONUMENTAIS NORDESTINOS TUDO. E pelos pretensiosos lá de baixo, NADA!!!17

  9. ZÉ DAS N e NETINHO, pela sarna do arruda dafantasia (o fita azul da Segundela brasileira – 13,5 anos lá), e BERILAÇO, pela barbie hexapinico, entrando na CORTE DE GAIA, pardon, HAIA, contra tanta estatística, pesquisa, RANKING. Só dá a FERA. E sempre à frente, mesmo JUNTANDO AS DUAS PRIMAS POBRES. Assim é laska, ARRETAM-SE o trio fantástico, acoplado às suas torcidas (a TORCIDA DESORGANIZADA INFERNO ASTRAL e a TORCIDA FÉ-NO-NÁUTICO) aterrorizadas, recalcadas, atormentadas, humilhadas, neurastênicas, subjugadas, cabisbaixas, subnutridas, com insônias alucinantes,.esqueléticas. Puts! PELO REI, O ETERNO MANDA-RELÂMPAGO DO PEDAÇO, O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, O ÚNICO NORDESTINO NA ELITAÇA NACIONAL, O MAIOR CLUBE E DE MAIOR TORCIDA DO NORTE E NORDESTE BRASILEIROS, AQUELE QUE EMOCIONA-AQUELE QUE A GENTE AMA, TUDO!!!

  10. Rodrigo,
    Eu moro no Rio de Janeiro a mais de 10 anos, e sofri e ainda sofro preconceito aqui. Não sei em que lugar do RJ você morou, provavelmente no Rio das Pedras onde a concentração de nordestinos é de quase 99%.
    Você nunca foi chamado aqui de “paraíba”, “cabeça chata”? muito difícil que não tenha. Pois eu apesar de pernambucano e de não ter a cabeça “achatada”, já fui diversas vezes. E não é porque São Paulo é pior em relação ao preconceito, que eu vou ter que aceita-lo em outros estados em menor escala.

  11. Talvez o amigo internauta não tenha sentido o preconceito do Rio contra os nordestinos porque ele mesmo se sinta mais Carioca do que Cearense, afinal torce por time do Rio. O carioca chama todos os Nordestinos de Baiano. É relativamente comum que um torcedor original (de um time do Nordeste) seja xingado no Maracanã de : ” Comedor de Farinha” ou “Comedor de Rapadura”. O mais triste não é o preconceito daqueles aculturados cariocas, mas atitude ridícula de tantos Nordestinos que torcem por clubes de fora, contra a sua própria terra.

  12. A queda vertiginosa das vendas das camisas pelo Clube Náutico, se deve mais já que a Umbro lançará novo uniforme ao final deste mês de agosto.

  13. O cara dizer que o Rio é preconceituoso com o nordeste certamente não sabe nem em que região o Rio fica (amigo, Rio não é São Paulo, essa , sim, uma cidade preconceituosa ). Sou cearense e morei parte de minha vida no Rio de Janeiro e nunca senti qualquer preconceito. Aliás, em toda minha vida, so senti preconceito aqui em Recife, por conta de futebol. Como passei minha infância e adolescência no Rio, torço por um time de lá. Uma vez num bar daqui um torcedor da coisa disse que cearense tem cabeça grande mas não pensa…. E quando vim morar aqui me disseram em Fortaleza que Recife é a cidade mais preconceituosa com nordestino e isto remonta aos anos 50, 60 – não é de hoje. Duvidei, mas hoje acho que eu me enganei.

  14. O ideal seria q as fornecedoras ou os clubes fornecessem o total de camisas vendidas no mês. Há muitas lojas espalhadas pelo Brasil e somente a fornecedora e o clube sabem o número real de vendas.
    Bom também seria se a empresa fornecesse o número absoluto de vendas e não a porcentagem que representa do total de vendas.
    Eu mesmo nunca comprei na Centauro, então as 3 camisas q comprei do Santa Cruz este ano ñ entram nesta estatística.

  15. Tem coisas meio estranhas nesse ranking. Na paraíba nem aparece sport e santa cruz.. Que com certeza vendem pelo menos o mesmo número de náutico e bahia por la (que aparecem), visto que tem muito pernambucano e fica colado com o estado.

    Nota do blog

    Artur, a influência dos dois clubes na Paraíba deveria ter representado colocações razoáveis, concordo. Talvez a situação mude nos próximos meses. Ah, no twitter, torcedores dos dois clubes se queixaram da falta de camisas de Santa e Sport na Centauro de Jampa.

  16. Fica muito bom assim, você chega em qualquer loja física da Centauro aqui em Alagoas e só tem uma camisa do Sport, a branca , mesmo assim com o valor muito acima do valor que esta sendo vendida em Recife. Agora as camisa dos times do RJ e SP o estoque é enorme. E podem ter certeza, camisa do Sport vende me qualquer lugar.

  17. O absurdo desse ranking, é o uniforme do Flamengo está entre os quatro de Pernambuco, um estado que está a mais de 1000km de distância e sendo o RJ um estado tão preconceituoso em relação ao nordestino… além de não ter qualquer representatividade pro nosso futebol.

  18. Alguém poderia me dizer como o América de Pernambuco possui a segunda maior vendagem no estado do Rio Grande do Norte? Acho que erraram o América!! 😉

    Em tempo… o Santa vende mais camisa que Grêmio, Vitória e Bahia 🙂

  19. Mais uma prova que a maior torcida é a do Sport, sem dúvida!
    Enquanto isso, na traseira da carroça que leva os banguelas diz ” Movido por 5.000.000 de apaixonados” não sei onde esses caras tiram essas ideias.

  20. Até acho válida a iniciativa, mais uma disputa pra entrar na gréia. Mas a Centauro deveria dar subsídios para disputa, como ter sempre camisas disponíveis para venda. Fui lá varias vezes atrás da camisa do Santinha e não encontrava. Fica difícil concorrer tendo a penalty como fornecedora, não coloca produtos no mercado.

  21. Cassio, me explica o America-PE, está em segundo lugar no ranking do RN e aqui em PE ele nem aparecer?
    Coisa estranha e ao mesmo tempo espetacular!
    hahahaha

    Nota blog

    Renato, acho que houve um erro da empresa aí… Trocaram os Américas, de RN por PE, até pq o de Natal aparece num curioso 9º lugar no Recife. Abraço!

  22. isso sem ter camisa do santa no mercado até o fim do mês passado, pois a Penalty não abastece, imagina se tivesse um fornecedor que prestasse…

  23. Maestro!

    Muito bom o texto!

    Se me permitir, colocaria como “um ranking de vendas de uniformes na centauro” que é o que é. É válido, mas é um recorte na loja.

    Nota do blog

    Antunes, sugestão aceita! Vou deixar específico mesmo. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*