Imagens de Real Madrid x Sport na primeira noite do Santiago Bernabéu

Amistoso em 1957, na Espanha: Real Madrid 5x3 Sport. Foto: Jornal ABC de Madri/arquivo/reprodução

“O espetáculo do campo iluminado é impressionante, tanto fora como dentro. Isso foi compreendido pelo público, que várias vezes ovacionou don Santiago Bernabéu, promotor desta inovação, que culmina com a grande obra do estádio que leva seu nome.”

Este é um trecho da reportagem do jornal madrilenho ABC, em 25 de maio de 1957, contando todos os detalhes da instalação do sistema de iluminação do estádio do Real Madrid, inaugurado uma semana antes.

Amistoso em 1957, na Espanha: Real Madrid 5x3 Sport. Foto: Jornal ABC de Madri/arquivo/reprodução

Todo o trabalho foi realizado em 40 dias, com alguns números enormes, como os 106 quilômetros de fios condutores, os 2.060 pontos de luz e, sobretudo, os 480 refletores no topo da arquibancada. Claro, não faltaram fotografias do primeiro dia com vida noturna na cancha, tomada por 60 mil pessoas.

Veja a capa do caderno esportivo e a primeira página da cobertura aqui e aqui.

Trata-se de um achado incrível do perfil Futuro Sport, revivendo o passado rubro-negro. Pois é, o amistoso inaugural do principal palco da capital espanhola, preparatório para a final da Copa dos Campeões, doze dias depois, foi justamente contra o Leão. Excursionando na Europa, o Sport acabou recebendo o surpreendente convite, devidamente aceito. A partida teve até cartaz oficial.

Amistoso em 1957, na Espanha: Real Madrid 5x3 Sport. Foto: Jornal ABC de Madri/arquivo/reprodução

Poupando as suas principais peças e objetivando o bicampeonato europeu (a série, na verdade, terminaria no penta), o Real teve como destaque o meia francês Raymond Kopa, que ganharia a Bola de Ouro de melhor jogador do continente no ano seguinte. Bastou contra o “excelente conjunto brasileño”.

O Rubro-negro até endureceu a partida, chegando a empatar em 3 x 3, aos 20 minutos do segundo tempo, com gols de Traçaia, Eliezer e Naninho, mas prevaleceu a categoria espanhola. Real 5 x 3, com Kopa fechando o placar.

Até hoje não havia registro fotográfico da peleja no Brasil, de uma noite histórica para o Real Madrid. E para o próprio Sport…

Amistoso em 1957, na Espanha: Real Madrid 5x3 Sport. Foto: Jornal ABC de Madri/arquivo/reprodução

6 Replies to “Imagens de Real Madrid x Sport na primeira noite do Santiago Bernabéu”

  1. Flamengo! o melhor do Brasil so na midia! Porisso FLAMIDIA sempre está por cima pela midia, mas é melhor correr para não ser o primeiro…

    …Rebaixado

  2. Levou de 5 kkkkkkkk + uma tentativa dos macumbeiros de ser fita azul frustrada. E ainda tem quem fale de orgulho, fala mal do fita azul mas tentou algumas vezes e sempre levou lapada.

  3. essa é para o buda gordo e os derrotistas da imprensa anti-sport na jornal e transamérica, jc e afins: o sport jamais jogará a toalha pra quem quer que seja! o sport jamais será vencido antes da luta pra quem quer que seja! jamais perderá por antecedência pra quem quer que seja!

    se o santa cruz é pequeno e não tem maiores pretensões na vida, azar o dele! se o náutico é pequeno e não tem maiores pretensões na vida, azar o dele!
    agora, com o sport não violão!
    liberdade de imprensa e opinião sempre, agora jornalismo anti-ético e posturas anti-éticas individuais de pau mandados, jamais aceitaremos!
    se a imprensa de fora fala mal do sport, azar o dela, agora o que é inadmissível e inaceitável é o sport lutar contra a imprensa pernambucana, isso é muito grave!
    PELO SPORT TUDO! SPORT ATÉ A MORTE!

  4. Já na porteira para entrar no GUINNESS BOOK como o MAIOR DESCABAÇADOR DE ARENAS, ILUMINAÇÕES, GRAMADOS de todo o Planeta. FESTANÇAS atinentes, lá o MAIOR CLUBE E DE MAIOR TORCIDA DO NORTE E NORDESTE BRASILEIROS, O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, O ÚNICO NORDESTINO NA ELITAÇA NACIONAL. PELO MEGASPORT ESPETACULAR QUE EMOCIONA, PELO MEGASPORT MONUMENTAL QUE A GENTE AMA, TUDO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*