Em cores, os 50 anos da construção e ampliação do estádio do Arruda

Evolução do Arruda, de 1965 a 2010. Fotos: Arquivo e Toni Abreu/Panoramio (2010)

O Arruda começou a ser erguido há 50 anos. O Santa já ocupava o terreno na Avenida Beberibe havia duas décadas, mas somente em 1965 o alçapão de madeira deu lugar às primeiras arquibancadas de concreto. Sem pressa, com a ajuda do povão, de tijolo e cimento à mão de obra. E assim continuou até 1971, quando o governador do estado, Eraldo Gueiros, liberou um empréstimo de US$ 850 mil, numa parceria entre Bandepe e Campina Grande S/A, para concluir a obra projetada por Reginaldo Esteves. Pelé testemunhou o financiamento.

O objetivo era colocar o Recife na Copa da Independência de 1972, com a participação de 20 países. Sport e Náutico também tentaram o investimento, mas uma comissão apontou o Arruda, já em andamento, como o projeto mais viável. Lá, ocorreram sete jogos do torneio em homenagem aos 150 anos da independência do Brasil. Antes, a festa de inauguração, em 4 de julho de 1972, com 64 mil pessoas no empate sem gols entre Santa Cruz e Flamengo.

O estádio José do Rêgo Maciel seria ampliado novamente em 1980, através de um novo empréstimo do Bandepe, também feito aos rivais. Com o anel superior, a capacidade subiu para 85 mil pessoas na reabertura em 1982. Na época, se chegou a especular até 110 mil lugares! Só não havia dúvida quanto à magnitude do quarto maior estádio particular do mundo. Daí, o apelido “Colosso do Arruda”.

No post, raras fotos coloridas da construção e ampliação do Mundão. Confira as imagens em uma resolução maior: 1965, 1972, 1980 e 2010.

Quanto ao futuro do estádio, um novo desenho já foi feito, com a Arena Coral.

7 Replies to “Em cores, os 50 anos da construção e ampliação do estádio do Arruda”

  1. Estádio “doado” ao çanta crui com dinheiro público por Marco “Boneco de Mamulengo” Maciel. Só no Brasil mesmo uma vergonha dessas.

  2. O LIXPORT não conseguiu o financiamento, porque já havia conseguido dinheiro do erário para ampliar -às pressas- o XIQUEIRÃO, para que Recife pudesse ser uma das Sedes do Mundial de 1950 realizado no Brasil.

  3. Quer dizer que os outros dois clubes também tentaram o financiamento do Bandepe no início dos anos 70, mas os três clubes da capital conseguiram financiamento do Bandepe no início dos anos 80? Bem que o Central de Caruaru poderia ter participado dessa boca livre.

  4. O quarto maior estádio PARTICULAR do mundo!!! Na época os 3 clubes de PE pegaram o financiamento com o Bandepe mas como não tem torcida não tem pq construir um estádio como o Arruda! Se o arruda é Bandepao temos dois Bandepinhos no estado. Kkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*