Calendário de 2016 ignora pedido da FPF, com apenas 13 datas para o Estadual

Calendário do futebol brasileiro em 2016. Crédito: CBF

A CBF divulgou o calendário do futebol brasileiro em 2016. No cronograma, a entidade ignorou o pedido da FPF para encurtar a pré-temporada local, que possibilitaria o aumento do Estadual para até 18 datas. O período de preparação dos times, sobretudo física, segue com 25 dias, de 6 a 30 de janeiro.

O mandatário da federação pernambucana, Evandro Carvalho, havia articulado junto às demais federações nordestinas para ter uma pré-temporada de 15 dias. O dirigente chegou a revelar o estudo de quatro regulamentos considerando o período para o certame. As nove federações do região têm um calendário diferenciado em relação aos outros estados por causa da disputa da Copa do Nordeste, que ocorrerá entre 14/02 e 01/05. Ou seja, em vez de 19 datas, o cenário em SP, RJ, MG e RS, serão apenas 13 – uma a mais que em 2015.

À parte da agenda oficial, é bom lembrar que nas últimas duas edições a FPF estipulou o “seu” calendário mínimo em 14 datas, contando as fases com Náutico, Santa e Sport. Política à parte, o ofício do calendário nacional, assinado pelo presidente Marco Polo Del Nero, já foi encaminhado à sede na Boa Vista.

Calendário do Campeonato Brasileiro de 2016
Série A – 15/05 a 04/12 (38 datas)
Série B – 14/05 a 26/11 (38 datas)
Série C – 22/05 a 08/11 (24 datas)
Série D – 29/05 a 02/10 (18 datas)

A principal novidade na competição nacional será a paralisação nas rodadas para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

13 Replies to “Calendário de 2016 ignora pedido da FPF, com apenas 13 datas para o Estadual”

  1. Zirpolaço, o da FEDERA só conseguia alguma coisa com o seu AMICÍSSIMO – incondicional – MARIN. Hoje, abandonado, mas usufruindo de toda a mordomia do SPA da PF, nada pode fazer pelo seu fã da Rua Dom Bosquito. NERINHO nem quer papo com MARINZINHO, muito menos com aqueles que ainda o defendem, caso do NANDINHO C. Puts! PELO MEGASPORT ESPETACULAR, O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 (o framedo, com a TAÇA DAS BOLINHAS DE ISOPOR), O ÚNICO NORDESTINO NA ELITAÇA NACIONAL, O PAPITO DA REGIÃO, TUDO!!!

  2. Que noticia boa!!! Estava temeroso com os 15 dias apenas de pré-temporada, seria um desastre pros clubes nordestinos no restante da temporada e uma sobrecarga absurda. Foi a melhor noticia para o futebol brasileiro no ano. Os estaduais (dos chefoes hereditarios) precisam continuar devido à tradicao, mas quanto mais curtos, melhor.

  3. Todo ano essa merda muda e fica cada vez pior. E esse almofadinha incompetente e pilantra só fica na mídia falando merda. Um verdadeiro picareta e borra botas da CBF. Melhor acabar com esse campeonato de pebolim!

  4. È por estas e outras que o Brasil ta levando Goleadas!!
    Alemanha 7 X 1 Brasil!!!!

    Campeonato deficitario,sem atração e sem datas!
    E os “dinosauros-BUROCRATAS” ainda ficam insistindo!!!!!!!
    Acaba logo com esse campeonato!!
    Quem ganha esses campeonatos ou ta no rebaixamento ou ta lutando p nao cair..nao percebem isso????

    So 1 exemplo:Vasco campeão carioca!!!

  5. Faz so um torneio de 1 semana .Nao vale nada para os clubes,ou acaba logo essa Barca furada!
    que saco!!

    bando de gente enrolada FPF!
    Quer acabar ferias e ou pre-temporada??
    jamais!!!!

  6. Fazia um campeonato com 10 times, todos contra todos só ida ( 9 datas), classificava os 4 primeiros para semifinal ida e volta (2 datas) e final ida e volta ( 2 datas). Total 9+2+2= 13 datas, será que existe essa possibilidade Cássio de reduzir pra 10 o número de clubes?

  7. Acredito que com 1a fase de turno unico vai tornar o campeonato enfadonho e sem emoção, pois só 4 das 12 equipes se classificariam e até com certas rodadas de antecedência, provocando jogos que não valem nada, só pra cumprir tabela.

    Dividindo em grupos(2 ou 3); ocupam-se menos datas, podem-se classificar mais times, há mais chances para todos os times até a última rodada(inclusive os interioranos) tornando o campeonato mais atrativo para o público, mídia e clubes.

  8. ops. semifinal com apenas 1 jogo tbm… na casa do melhor colocado na fase anterior. a final na Arena…

  9. tem que deixar de negocio de 3 grupos. tem ser um grupo com jogos de ida, semifinal (2jogos) e final (jogo único na Arena, independente do finalista – campo neutro para ingressos como na UCL). ou 2 grupos com dois times de recife num grupo só. no caso de 2016, o santa campeão e salgueiro vice de 2015, são os cabeça de grupo. ai vai passando por ordem de classificação como se fosse chaveamento 1º e 12º, 4º e 9º, 6º e 7º no grupo A, 2º e 11º, 3º e 10º, 5º e 8º no grupo B, sendo o 11º o campeão da A2/2015 e o 12º o vice, ou por sorteio, que poderia ser mais conturbado. com dois potes (um com os classificados 2015 do 3º ao 7º e o outro do 8º ao “12º”). A organização do campeonato nada deve ter a ver com interesse de clubes e sim com o bom andamento do campeonato, patrocinadores e rede de transmissão. #PST

  10. A grande diferença entre a fórmula que postei e a de 2008 é que não se classicariam as 6 melhores campanhas entre os 12 times, mas os 2 primeiros de cada grupo de 4 times.

    Convenhamos: a equipe que termina em terceiro em um grupo de 4 times formado por 1 clube da capital e 3 do interior não merece ser campeã estadual.

  11. Com 13 datas acredito q poderia ser turno único (11 partidas), com os dois primeiros se classificando para a final e o terceiro lugar ganhando a outra vaga da Copa do Nordeste sem precisar disputar com o quarto colocado (normalmente são partidas muito mornas e com pouco público). Seria bem melhor o estadual só com 10 times como era antes, daria para incluir as semifinais, mas como isso não é possível para o próximo ano…

  12. 2 grupos de 6, jogos ida e volta =10 datas, classificariam 2 cada grupo semi-final jogo ida e volta = 2 datas, final um jogo apenas com o mandante sendo o que somou + pontos
    10+2+1=13

  13. Cassio, qual sua opinião sobre essa fórmula: uma primeira fase com 3 três grupos de 4 times com jogos entre times de grupos diferentes(1a fase = 8 datas); classificam-se os 2 primeiros, wild card, semifinal e final?

    Nota do blog

    Essa fórmula contemplaria clássicos na primeira fase (uma exigência no acordo com a TV), mas me parece muito complexo, semelhante ao de 2008. Prefiro uma fórmula mais direta, mas com 13 datas, admito, não será a coisa mais fácil do mundo… Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*