Guia da CBF divide título brasileiro de 1987 entre Sport e Flamengo

Guia 2015 da CBF sobre o Brasileiro de 1987. Crédito: CBF

À parte da decisão, ainda não revelada, do Supremo Tribunal Federal, referendando o Sport como o único legítimo campeão ou Sport e Flamengo como campeões brasileiros de 1987, a CBF contrariou a situação atual e estampou em seu novo guia oficial a divisão do título. A informação consta na 12ª página da edição de 2015, relatando todos os campeões nacionais unificados. Vale lembrar que a confederação brasileira de futebol, então presidida por Ricardo Teixeira, dividiu o título em 2 de fevereiro de 2011, num ato administrativo. Posteriormente, o Leão derrubou a decisão na justiça comum, com o Fla recorrendo.

O título de 1987 também aparece nas páginas dos times: Sport e Flamengo.

Na página carioca, a conquista é tratada como “Copa União”. A íntegra do Guia do Campeonato Brasileiro 2015, produzido pela CBF, pode ser conferida aqui.

Se é para evitar confusão ou não, o fato é que a CBF não divulga a lista de campeões brasileiros da primeira divisão em seu site oficial desde 2010.

Ainda em relação aos rubro-negros, a decisão legal sobre a exclusividade ou divisão (na verdade, seriam oficializados dois campeonatos paralelos) está desde 12 de maio de 2015 nas mãos do ministro do STF, Marco Aurélio Mello, com o poder de mudar o caso transitado em julgado desde 2001. Caso vete o recurso carioca, mantém a decisão original. Caso aprove, todos os integrantes da mais alta instância judiciária irão julgar o caso.

51 Replies to “Guia da CBF divide título brasileiro de 1987 entre Sport e Flamengo”

  1. Ainda esse assunto dessa Taça de Pipocas de 87 ? Eu já afirmei aqui que em 87 não houve campeão brasileiro. De um lado o time dos traficantes do Rio, sustentado ainda por CBF e REDE GLOBO- Ambas entidades terroristas de alta periculosidade- e que de fato foi o CAMPEÃO DO MÓDULO VERDE, Módulo no qual jogaram os times grandes.
    DO OUTRO LADO, o time mais trapaçeiro e chorão do Nordeste, sustentado por uma quadrilha de matutos com sobrenomes estrangeiros, que provavelmente foram inventados para ganhar status, no mesmo estilo de ” Sarney “, que na verdade se chama José de Ribamar ! Que na verdade venceu o MÓDULO AMARELO, que era onde estavam os times pequenos. POR FIM…COMO NÃO HOUVE DECISÃO, NÃO HOUVE CAMPEÃO. SIMPLES ASSIM.

  2. Deveria ser um quadrangular final entre Flamengo, Inter, Sport e Guarani, sendo que o Sport tinha sido rebaixado no ano anterior e como poderia disputar o título???
    E por que o Inter não disputou o quadrangular final, se poderia ser campeão e não teria nada a perder???
    Não acham estranho???
    Pois no início da competição a CBF não tendo receita e achando que seria um fracasso, decidiu não realizar o campeonato e imagina pra clubes grandes que dependem de jogos para ter receita e valorizar seus atletas, não ter um campeonato, um semestre inteiro sem futebol. Seria um tremendo desastre para os cofres dos clubes. Foi aí que os clubes se reuniram para realização de uma competição de um modelo diferente com menos clubes na elite para baixar os custos, é so analisar porque não existia nenhum clube grande no módulo amarelo, porque era a série B, onde eles quiseram homenagear o Brasil com módulos, verde, amarelo e azul.
    Deveriam ter deixado com série A e série B, pra ver se iriam cruzar, mas o erro de mudar os nomes das divisões foi o grande equívoco.
    Do meio pro fim da competição, vendo a CBF que era uma das competições mais rentáveis que já havia ocorrido, decidiu se meter e mudar toda ela, foi onde os clubes do módulo verde (série A) decidiram não acatar as decisões da entidade, por isso que o Inter não disputou o quadrangular decisivo.
    E é por este motivo que considero o Flamengo como único campeão brasileiro da série A, de 1987!!!

  3. O Sport é uma piada… esse “título” se sustenta com apoio da rancorosa, bairrista e mesquinha imprensa de SP e to tribunal pernambucano… esse clube não vence um título pra valer com os grandes. Deveria reconhecer que é um time médio, já que nem no Estado é o mais popular. Em 1987 deveria ter jogado a segunda divisão. Ops… o módulo amarelo decidido em 11 x 11 na moedinha…

  4. Concordo com alguns rubronegros o sport é o campeão de 87, mesmo sendo por W.O pois não fez a final com o flamengo agora descordo de alguns em dizer que o guarani foi vice, quem foi vice foi o flamengo. O sport ganhou pro guarani e o flamengo ganhou pro internacional em semi de final cada um no seus modolos com isso teve o cruzamento o campeão da serie B (o sport) enfrentaria o campeão da serie A (o flamengo) e o flamengo recursou jogar esse cruzamento assim o sport foi declarado campeão por W.O

  5. Irakitan,mas falando serio:
    O assunto nao é mais de botekin e voce tomando cachaça,cuspindo no chão e falando ” eu acho”.Nao é por aí!

    Assunto ja na Mão da Justiça!

    Ha muitos anos,que o “FlaMIDIA-Globete” vem pertubando a Justiça com essas babaquices descabidas e Levando FERRO.

    Supremo
    Tribunal federal O Parecer é um simples “PROTOCOLO”,ou seja:
    1-”Considera-se que nao é questão Constitucional(porcaria de flamengo!)
    2-Não serão identificadas Iregularidades em Decisões de instâncias inferiores sobre o caso!”(todos julgamentos dão vitoria ao Sport e tambem foi considerado o Flamengo obstruindoa justiça sendo penalizado em R$ 500.000,00 toda vez que o Flamengo “oficialmente” falar sobe o assunto!!!)”

    Então Irakitita:
    Nao é mais assunto de gente ignorante..ja esta na JUSTIÇA!!

  6. Guarani ,otarios foi vice campeão de 1986….otarios, voces são retardados é???????
    Como é que o Guarani foi rebaixado vice campeão???
    ano anterior??? 1986??????

    Somente na CBF-Pega-LADRÂO!!!!!!!

    Contra fatos nao existem Argumentos!!!!!!!!

  7. Olha aí, seus infelizes do flamengo ,vulgo flamerda,Flamidia-Globete ,nauticu,ibis,ÇANTA pus..e .TODA
    RALÉ:

    Quando voces invadem um terreno particular, a justiça atraves da decisão judicial manda desocupar e o Oficial de justiça + Policia vai na area e cumpre a decisao JUDICIAL!!
    retirando todos meliantes! do terreno invadido certo?????
    Todo dia a imprensa apresenta desocupação JUDICIAL…..etc..

    Então:

    “O assunto se,se,se,se,se….for aceito para analise do Supremo
    Tribunal federal O Parecer é um simples “PROTOCOLO”,ou seja:
    1-”Considera-se que nao é questão Constitucional(porcaria de flamengo!)
    2-Não serão identificadas Iregularidades em Decisões de instâncias inferiores sobre o caso!”(todos julgamentos dão vitoria ao Sport e tambem foi considerado o Flamengo obstruindoa justiça sendo penalizado em R$ 500.000,00 toda vez que o Flamengo “oficialmente” falar sobe o assunto!!!)”

    Decisão judicial se CUMPRE!!!!

    DECISÃO JUDICIAL Cumpre-se OTARIOS!!!

    Nao adianta eu “acho” OTARIOS!!!!!!!

  8. O Sport dividiu com o Guarani o campeonato da série B e pronto. Um campeonato que nem campeão tem, quer enfrentar o campeão e vice do verdadeiro campeonato Brasileiro. Só um time pequeno , que sabe que nunca mais vai ser campeão no campo, só no tapetão.

  9. quando o nordestino nasce,o primeiro presente que ele ganha é uma camisa falsificada do flamengo.chupa que é de jiló.

  10. MUITO SIMPLES ESSA QUESTÃO – VÃO LÁ NO SITE DA FIFA QUE VOCES IRÃO ENCONTRAR A RESPOSTA DO VERDADEIRO CAMPEÃO DECRETADA EM 21 DE FEVEREIRO DE 2011………

  11. 2011 foi o TODO PODEROSO CORINTHIANS. não san7os.
    Que matéria bosta.

    Nota do blog

    Flávio, a imagem é uma reprodução do Guia da CBF. O erro em 2011 é claro. No caso de 1987, também postei as páginas dos dois clubes para deixar claro que foi um posicionamento da confederação no guia, e não um “erro de digitação”, como aconteceu entre Corinthians e Santos em 2011.

  12. esse tal de Sport é uma piada… vou rir aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. O FLAMENGO EM 87 FOI CAMPEÃO DA COPA COCA-COLA, UM CAMPEONATO PIRATA!! O SPORT FOI CAMPEÃO DE 87 DO BRASILEIRO PATROCINADO PELA CBF! NÃO ENTENDO O QUE O FLAMENGO ESTÁ EXIGINDO!!!

  14. O FLAMENGO EM 87 FOI CAMPEÃO DA COPA COCO-COLA, UM CAMPEONATO PIRATA!! O SPORT FOI CAMPEÃO DE 87 DO BRASILEIRO PATROCINADO PELA CBF! NÃO ENTENDO O QUE O FLAMENGO ESTÁ EXIGINDO!!!

  15. TENHO 60 AN0S E ACOMPANHO FUTEBOL DESDE PEQUENO. DOS 5 TÍTULOS DO BRASILEIRO GANHOS PELO FLAMENGO, TRÊS FORAM ROUBADOS, GRAÇAS AO JUIZ ARMANDO MARQUES!!

  16. EM TODAS AS RUAS DA VENEZA LEONINA, bem como NAS MALHAS SOCIAIS, a PREGUNTA explode de maneira assustadora: – QUANTO FOI A PROPINA DESTA FEITA PARA TAL MUDANÇA? Essa turma é laska, não perdoa! MARIN atrás das grades. NERINHO se escondendo delas. Mas seus seguidores continuam na CBFoide, loucos e tontos. Não acertam umazinha. Como exemplo recente, MANDA TRIO DE ÁRBITROS PAULISTA e torcedor do Corinthians DAR UMA PUXADELA PRO CAVALO DE SÃO JORGE. Pênalti fantasma e 3 pontelhos para os paulistas. Outra “virtude” desses escrotos inconsequentes é DAR TRABALHO PARA O REI LEÃO. Ainda bem que MARTORELLAÇO e SUA TROPA DE ELITE DE ADVOGADOS ESPETACULARES, de fama mundial, VAI ENTRAR AS QUATRO PATAS DA FERA nos Tribunais. A Mentorinha Nacional para ter, de novo, que cacetear que o MAIOR DO NORDESTE É O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987. Uaaalá! PELO ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, ÚNICO NORDESTINO NA ELITAÇA NACIONAL, O MAIOR CLUBE E DE MAIOR TORCIDA DO NORTE E NORDESTE BRASILEIROS, O MEGAPAPITO DA REGIÃO, TUDO!!!

  17. o pior disso tudo,,e que a lei e mais baguncada que o regulamento da cbf.
    pois nem forca pra julgar um simples caso como este,a lei nao tem a minima destreza nem talvez qualificacao.
    deveras esse processo ou melhor dizendo essa novela,ser encaminhada para o STF dos ESTADOS UNIDOS,para por fim ser realmente julgado e concluido,essa farra sem limites.
    oliver/sport

  18. Hoje tem serie a,b,c,d mas antes não era assim,mas esses loucos defendem o flamengo só por que querem ter mais titulo que o são Paulo,mas a verdade é que não tem,só por que o flamengo é considerado um time maior que o Sport só o nome,mas o futebol nem pensar,os outros acham que deve ser o campeão de 87,até a globo divulgou reportagem favorecendo o flamengo,deve ter algum dedinho do flamengo por tras disso,mas sabemos que foi,é,e sempre será o melhor rubro negro do Brasil,Sport club do recife

  19. Louco é quem acha que o flamengo é campeão de 87,quero ver quem foi que representou o Brasil na libertadores,o Sport é claro

  20. E o flamengo que fez uma final contra o internacional foi campeão de quê finalmente para os torcedores do export dizer que é únicos campeão.
    Não se pode apagar da história uma final com maracanã lotado em 87..
    querer fingir que o flamengo não foi campeão em 1987 é loucura e a imprensa local tem apoiado essa loucura.

  21. e assim, nada de entrar em clima do submundo do crime da qual cbf e flanela fazem parte, em véspera de jogo na veneza maurícia do papai da cidade soltar notinha pró-flanela, é desespero de quem não confia no próprio futebol, típico de gente podre, então ó, vamo ganhar o jogo, jogar nosso futebol, a casa vai tá cheia de rubro-negros, é tudo nosso, tudo leão. deixa isso pro nosso jurídico que vai pra cima nessa segunda já arrancar dinheiro desses bandidos pela via legal, e concentrar apenas nos 3 pontos! não entrar em clima de bandido, em clima de marginal procurado pela polícia, em rato fujão, que se botar a cara podre na fronteira a interpol leva pra jaula, kkkkkkkkkkkkkkkk! vai ser extraditado del nero, separa as fraudas geriátricas vovô ladrão! kkkkkkkkkk chorô flanela! dále, dále, dále meu leãoooo!!! PST!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*