O raio x econômico dos clubes brasileiros, segundo o banco Itaú

Divisão das receitas do clubes brasileiros, segundo estudo do Itaú BBA

Uma equipe de profissionais do Banco Itaú BBA realizou uma análise (de 222 páginas) sobre 24 clubes do futebol brasileiro. Um raio x sobre receitas, despesas, dívidas, bilheteria, sócios-torcedores e ações de marketing. Números, a partir dos balanços oficiais de cada um, e um aval dos especialistas, com direito a um comparativo com times da América Latina e da Europa. Entre as equipes analisadas, Náutico e Sport. Confira a íntegra do documento, batizado de Análise Econômico-Financeira dos Clubes de Futebol Brasileiros de 2015.

Náutico (da página 110 a 114)
A queda em 2013 foi dramática para o clube, que ainda não se acertou financeiramente. Tanto que em 2015 continua a disputá-la. Será um trabalho árduo, mas há luz no fim do túnel. É preciso apenas organização e cuidado com os custos. Há que mirar no rival Sport, sem tirar da mente o que aconteceu com o Santa Cruz, até hoje fora dos holofotes. Usar a força da torcida e saber explorar a Arena Pernambuco, sua nova casa. Eis o desafio.

Sport (da página 135 a 139)
O Sport já teve uma gestão mais conservadora em termos financeiros. O que vimos em 2014 foi um excesso de investimentos que acabaram por elevar consideravelmente as dívidas do clube. Vamos ver se em 2015 estes investimentos significarão aumento de custos, pois se confirmar é de se esperar que haja geração de caixa negativa, dado que as receitas tendem a se manter estáveis. Vemos um risco não desprezível do clube enfrentar dificuldades se não reorganizar a casa rapidamente.

12 Replies to “O raio x econômico dos clubes brasileiros, segundo o banco Itaú”

  1. Hoje a imprensa pernambucana critica a diferença financeira entre o sport recife e os clubes do sul, como desculpa pela queda técnica do sport Recife.

    Mais elogia como mérito, o balanço do sport Recife comparando com o do santinha e do nautico, ora, é mérito ou concentração financeira que facilita os resultados. É muita hipocrisia.

  2. Cássio, parabéns pelo blog e pelas matérias sempre informativas. Continue sempre assim e não caia no marasmo que a imprensa pernambucana vive.
    Abraço de um leitor assíduo do blog e ouvinte do podcast.

  3. Antes que alguém faça um julgamento precipitado e errado como é comum, devo dizer que gosto, participo, e acho diferenciada as matérias publicadas por Cássio, são inteligentes e quase sempre polêmicas como todo bom jornalista costuma publicar, apenas algumas delas carecem de embasamento para discussão, como nesta em questão, apenas isso. Cássio vc continuará com minha admiração e principalmente minha audiência.

  4. Graciliano, Flávio Nunes e Artur,

    Obrigado pelo apoio e audiência aqui no blog. Convivo com as (muitas) críticas diárias, o que é normal, mas é legal ver que também tem gente que curte o conteúdo publicado aqui – como o próprio Eduardo Silvestre em outras publicações. Abraço.

  5. Moro em Salvador e acompanho o excelente blog do Cássio, que na minha visão é o melhor em esportes da região, sempre com reportagens interessantes, fugindo da mesmice geral.

  6. Cássio, parabéns pelas reportagens sempre tentando trazer algo de novo e diferente para o público.

  7. Cássio, Parabéns pelo seu trabalho que é exclusivo em Pernambuco, queria te deixar uma mensagem, não ligue para os comentários tendenciosos de uma minoria que lhe julga Rubro Negro apenas porque seus posts sempre favorecem o Sport, isto acontece simplesmente porque o Sport realmente domina todas as Estatísticas positivas nesse estado! Parabéns pela imparcialidade e como falei, não se incomode com a minoria, até porque a maioria é rubro negra e está sim é a unica que incomoda, você também já sinalizou isto em suas estatísticas. kkkk!

  8. Acredito que quem fez esse estudo não vai acertar na parte que toca o SPORT. Pois é feito pra lá de superficialmente. Confio na diretoria e gestão de Martorelli, o Sport segue encontrando receitas.

    O Quadro associativo do clube cresceu consideravelmente, com a nova campanha.

    A venda do atacante Joelinton, não pode ser ignorada. Além da valorização de atletas como Ritchely e Renê que podem ser vendidos em qualquer emergencia.

    Embora o Sport não tenha contado com o dinheiro da premiação da Copa do Nordeste, conseguiu esse ano ir até o limite da Copa do Brasil, e passar de fase na sulamericana. (com o dolar em disparada)

    Fora as diversas ações de marketing e venda de produtos oficiais.

  9. É impressionante como tem gente tabacuda nesse mundo. Esse Antonio Pimenta é um alvirrubro doente e, ele sim, alucinado. Tenho certeza q ele falou isso somente por que tem la pra “mirar no rival sport”. Mané.

  10. Cássio, acho vc dentre essa nova geração de jornalistas esportivos de PE, o melhor, embora a concorrência seja tão medíocre quanto os dinossauros semi alfabetizados que militam no nosso futebol, acredito até que esse quadro lhe pressione a sempre colocar temas polêmicos e assim gerar audiência, agora, essa matéria aí, pelo amor dos meus filhinhos, sem embasamento, os clubes não tem interesse de fornecer informações necessárias para tal análise, o banco em questão é privado, parece até propaganda disfarçada, o texto é genérico, enfim, matéria sem pé nem cabeça.

    Nota do blog

    Eduardo, valeu pela observação. Quanto ao relatório, os clubes não “forneceram” os dados ao banco. Na verdade, o banco leu os balanços divulgados publicamente em abril de 2015 (uma obrigação de todo clube federado, por mais que alguns sejam lançados em rodapés de jornais, sem aviso algum). Alguns balanços vêm mais detalhados, outros (seja lá o motivo) não. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*