Tem gente mexendo no placar do Arruda

Placar eletrônico do Arruda na final do Estadual de 1993. Crédito: RN Produções/youtube/reprodução

O primeiro placar eletrônico em um estádio de futebol de Pernambuco foi instalado em 1982, no Arruda, após a construção do anel superior. Inicialmente, ficava no centro do campo, preso à sacada da nova estrutura. Transferido para a barra da Rua das Moças, o equipamento, com as tradicionais lâmpadas amarelas e o horário de Brasília, durou pouco mais de uma década.

Em 2001 houve um salto tecnológico casa do Santa. No mesmo local do antigo placar foi instalado um telão colorido, o primeiro do Nordeste. Porém, o equipamento foi danificado e o custo de R$ 50 mil inviabilizou o conserto. Assim, o Mundão ficou oito anos sem um placar, nem mesmo manual. Até a volta da Seleção Brasileira ao Recife, após 14 anos. Para o jogo válido pelas Eliminatórias da Copa, foi alugado um novo telão, desmontado logo depois.

Em 2011, foram colocados dois expositores coloridos na beira do campo. Neste caso, o aparelho informava apenas através de texto. A permuta, numa parceria com quatro empresas, durou na Série D. Desde então, se passaram quatro temporadas para, enfim, o estádio José do Rego Maciel voltar a ter um placar de alto nível, com um telão de LED de 36 metros quadrados (9 metros de comprimento por 4 de altura). O aparelho vem a custo zero e mais uma parceria do clube. Que desta vez a estrutura dure mais tempo.

Ordem das imagens: 1993 (Santa 2 x 1 Náutico), 2001 (Santa 2 x 1 Fla), 2009 (Brasil 2 x 1 Paraguai), 2011 (Santa 1 x 0 Santa-RN) e 2015 (Santa x Papão).

Placar eletrônico do Arruda em 2001: Santa Cruz 2x1 Flamengo. Crédito: Rede Globo/youtube/reprodução

Placar eletrônico no jogo Brasil 2x1 Paraguai, em 2009, no Arruda. Foto: Fabiano Lopes (http://derecifeparaomundo.blogspot.com.br/)

Placar eletrônico do Arruda em 2011. Foto: DP

Novo placar eletrônico do Arruda, em 2015. Foto: Yuri de Lira/DP/D.A Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*