Estreante na Argentina, o Sport vai ao palco do filme O segredo dos seus olhos

Estádio Tomás Ducó, do Huracán, em Buenos Aires. Foto: Cassio Zirpoli/Diario de Pernambuco

O Sport jogará em uma das canchas mais tradicionais de Buenos Aires. O duelo no Tomás Adolfo Ducó, contra o Club Atlético Huracán, ocorrerá na partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2015. O adversário leonino, conhecido como Globo, eliminou o também argentino Tigre e é o dono do imponente El Palacio, uma construção de 1949 que pode abrigar até 48.314 torcedores, com uma fachada que justifica o apelido.

Por mais que o Huracán tenha passado um bom tempo fora dos holofotes, o último dos seus cinco títulos nacionais foi em 1973, curiosamente em 16 de setembro, é possível que você já tenha visto o estádio na telona. Basta apreciar o cinema portenho. Em 2009, durante três dias e três noites, o palco de nº 2.570 na Avenida Amancio Alcorta, no obscuro bairro de Parque Patrícios, ficou sob os cuidados do renomado diretor Juan José Campanella, produzindo o seu oitavo filme. Tudo para gravar a antológica cena de O segredo dos seus olhos, que ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro no ano seguinte.

No longa-metragem, a história ocorre em 1975, no clássico Huracán x Racing. Do céu, a abordo de um helicóptero, até a perseguição nos corredores do Palácio, uma elogiada sequência sem cortes. Em 2011, durante a cobertura da Copa América, tive o prazer de conhecer o estádio e gravar o vídeo abaixo.

Estádio Tomás Ducó, do Huracán, em Buenos Aires. Foto: Cassio Zirpoli/Diario de Pernambuco

O “prazer” foi basicamente pela visita, pois o traslado não é dos mais simples, com o palco fincado bem depois da última estação de metrô da linha H, numa região pouco movimentada, com várias fábricas e um clima não muito propício ao turismo. Daí, a surpresa da secretária do estádio, Myriam Santillan, com a minha presença. Creditada no filme, ela liberou o acesso ao “set” sem qualquer empecilho e relatou o repentino interesse de brasileiros.

“Desde que saiu o filme, brasileiros começaram a aparecer aqui, sempre perguntando sobre o local exato da gravação (a arquibancada “popular visitante”, na foto acima). Quase todos vêm de La Boca (onde fica a La Bombonera) e só nos visitam por causa do ‘Segredo’. Campanella deixou algo bom aqui.”

Cinema à parte, vale dizer que o Huracán seria o vice-campeão argentino de 1975, dois anos após a sua única conquista na era profissional. Por sinal, aquele time histórico de 1973 foi dirigido por César Luis Menotti , que cinco anos depois comandaria a Argentina em sua primeira Copa do Mundo. Na época da gravação abaixo, o clube acabara de ser rebaixado. Pois o Huracán retornou à elite e já ergueu a Copa Argentina de 2014. Se a sua torcida vem ganhando motivos para frequentar a arquibancada, a visitação brasileira também tende a aumentar…

2 Replies to “Estreante na Argentina, o Sport vai ao palco do filme O segredo dos seus olhos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*