Jerôme Valcke, a voz da Fifa nas cobranças à Arena Pernambuco, sai de cena pela porta dos fundos

Jerôme Valcke durante vistoria na Arena Pernambuco em 5 de março de 2013. Foto: Teresa Maia/DP/D.A.Press

“A Fifa anunciou hoje que o seu secretário-geral Jerôme Valcke foi colocado em licença e liberado de suas funções efetivas imediatamente até novo aviso. Além disso, a Fifa tomou conhecimento de uma série de denúncias envolvendo o secretário e solicitou uma investigação formal pelo Comitê de Ética da Fifa.” 

O afastamento do dirigente um ano após o Mundial de 2014 é emblemático. Ocorreu após as denúncias de que Valcke teria ficado com ingressos da Copa, revendendo ilegalmente com ágio de até 200%, faturando dois milhões de euros, segundo o O Estado de S. Paulo – ato negado pelo francês.

Jerôme Valcke, para quem não lembra, sugeriu um chute no traseiro do Brasil para acelerar as obras. Por mais que a frase não tenha sido bem digerida no país, a declaração se justificou pelo andamento dos estádios. No Recife, ele esteve duas vezes, em 2012 (abaixo) e 2013 (acima). Na primeira visita, a Arena Pernambuco estava em 80%. Na segunda, acompanhado por Eduardo Campos, Geraldo Júlio e Ronaldo, 90%. E só chegou nesse dado por causa do plano de aceleração – que encareceu bastante o empreendimento (até R$ 743 milhões).

26/06/2012
“Há muito trabalho a ser feito, mas tomamos a decisão de aceitar o Recife como sede. Existe a tabela com seis cidades, não só pela beleza, mas com base nos relatórios. Temos a confiança que o estádio ficará mais avançado nos primeiros dias de novembro.” 

05/03/2013
“Estou muito satisfeito com que estou vendo. O governador encontrou as pessoas certas e fez com que as equipes trabalhassem bem. Nenhum estádio pode estar 100% na entrega da obra. Por isso, fazemos testes antes das competições. Recife tem a confiança da Fifa.” 

Esse “alívio” no texto só houve nas rápidas passagens no Recife. Da Suíça, onde coordenou as ações no Brasil, ele teve acesso às imagens via web e aos relatórios enviados quinzenais da obra, sempre com duras cobranças à cúpula do estado, repassadas à Odebrecht e, consequentemente, aos operários.

A Arena foi a última a ficar pronta para a Copa das Confederações, mas fica a impressão sobre o verdadeiro desejo do executivo para a conclusão dos estádios. Um caixa 2 bem debaixo de Joseph Blatter? Pois é. Da postura de “chefe de estado” nas andanças no país, num trato dado pelos políticos pernambucanos, à saída de cena pela porta dos fundos…

Jerôme Valcke durante vistoria na Arena Pernambuco em 26 de junho de 2012. Foto: Yuri de Lira/DP/D.A Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*