Com Marco Polo Del Nero no limite do Brasil, a Lampions 2016 se torna realidade

Marco Polo Del Nero no Sorteio da Copa do Nordeste de 2016, Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Natal – Nos últimos meses, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, tem evitado deixar o país. Suspeita-se da investigação do FBI, que poderia detê-lo no exterior, como ocorreu com antecessor, José Maria Marin, na Suíça. Em Natal, no limite do nordeste brasileiro, o dirigente, aparentando tranquilidade, discursou no sorteio do Nordestão de 2016. Curiosamente, observou a distância alcançada pela competição, que na última edição movimentou R$ 29 milhões. “A palavra que define a copa é ‘unidade’. A Copa do Nordeste atravessou fronteiras.” Ironia à parte, as bolinhas trouxeram adversários tradicionais para Santa Cruz e Sport.

De volta ao regional após um ano ausente, o atual campeão pernambucano enfrentará o Bahia. Na última campanha, também teve pela frente o Tricolor da Boa Terra. Já o Sport terá de cara o Fortaleza, duríssimo adversário nas quartas de final deste ano, que só terminou na decisão por pênaltis, com Magrão classificando o Rubro-negro. O terceiro representante local, o Salgueiro, pegou a chave apontada pela imprensa como a mais fraca na primeira fase. O principal time do grupo A é o ABC, que capenga para permanecer na Série B.

O sorteio foi acompanhado pela cúpula do futebol nordestino. Representando o Santa, o vice-presidente Constantino Júnior considerou o seu grupo, o C, nivelado. “Só o primeiro tem vaga, mas a gente vai batalhar para buscar a primeira colocação”, disse. De fato, com a ampliação para 20 times, em 2015, agora avançam às quartas os cinco líderes e os três melhores segundos. Pelo Sport, o superintendente de futebol, Nei Pandolfo, gostou da logística na primeira fase. “Jogaremos em capitais (Fortaleza, João Pessoa e Teresina), com viagens diretas. E esse desgaste menor ajuda muito no início de temporada.”

Já Clebel Cordeiro, presidente do Carcará, não economizou na felicidade: “Foi o melhor sorteio dos últimos anos, ainda mais porque a Copa do Nordeste é a escapatória para um clube do interior sobreviver no resto do ano”. Ao todo, serão 74 jogos, de 14 de fevereiro a 1º de maio, com a tabela divulgada até novembro. Já as premiações devem ser definidas no encontro da liga em Salvador, em 1º de outubro. Este ano, a cota foi de R$ 11 milhões. Em tempo: o sorteio da Lampions League de 2017 será em Maceió, ainda ao alcance de Del Nero.

Grupo A – ABC-RN, Salgueiro, Campinense-PB e Imperatriz-MA
Grupo B – América-RN, CRB, Coruripe-AL e Estaciano-SE
Grupo C – Bahia, Santa Cruz, Confiança-SE e Juazeirense-BA
Grupo D – Sport, Fortaleza-CE, Botafogo-PB e River-PI
Grupo E – Ceará, Sampaio Corrêa-MA, Vitória da Conquista-BA e Flamengo-PI

Sorteio da Copa do Nordeste de 2016, Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A

4 Replies to “Com Marco Polo Del Nero no limite do Brasil, a Lampions 2016 se torna realidade”

  1. Minhas previsões míticas em setembro, as certas:
    ABC caiu a C
    Campinense classificado a segunda fase da D, não subiria, e não subiu
    América/RN permaneceu na C
    Coruripe e Estanciano, assim como o Campinense, classificados a segunda fase da D, mas afirmei que não iriam longe, e de fato ambos não passaram dessa fase
    Santa subiu a série A
    River/PI subiu da D pra C possivelmente como campeão (subiu e foi vice), muito boa essa análise
    Ceará escapa da C e quem cai é o Macaé em seu lugar – análise MUITO mito.

    Erratas:
    Bahia subir a série A
    Confiança subir a B
    Sampaio subir a série A, estava muito em dúvida.

    Adorei ler meu antigo comentário, hoje só mudaria que aposto no Campinense no grupo A e o Botafogo/PB de endividado não tem NADA, ta investindo forte como nesses últimos 3 anos.

  2. e essa questão da fifa agora em relação ao raniel do santa cruz…? que absurdo é esse?! se isso for adiante a conmebol, a LCFN e a futura liga nacional sem vínculo com a cbf se desvincularão da fifa.

  3. cassio, por favor, como ficou a situação do sport? o stjd vai manter o jogo mesmo entre sport e chapecoense de portões fechados? quais são os nomes dos que decidiram isso lá no stjd? grato querido.

  4. Grupo A parece ser um grupo fraco a primeira vista, mas na prática não é bem isso. Tem o Campinense campeão recentemente, que esse ano também ficou entre os oito melhores, ou seja, sabe jogar essa competição. O Salgueiro talvez aqui em PE não seja visto a relevância dos seus feitos, mas fora daqui já é considerado um clube médio do NE, estabilizado na série C que incomoda os 3 grandes de PE e até almeja subir a série B. ABC é um clube médio no cenário regional e por isso faz com que o grupo seja muito equilibrado. Imperatriz derrubou o forte Sampaio Corrêa no Maranhão e é difícil de ser batido em casa, longe de ser um time fraco. Apostaria hoje, com a queda do ABC a “C”, Campinense não subir a “C” que o Salgueiro passa, apenas ele, pelo equilíbrio do grupo.
    O grupo B eu acho o mais fraco. América/RN ficando na “C”, CRB na série ” B”, Coruripe e Estanciano fazendo até boas campanhas na série D, mas ambos dificilmente subirao e apesar do Coruripe as vezes incomodar no final faz nada. Acho um grupo fraco em que CRB e América/RN devem passar tranquilos.
    Grupo C pode se tornar o melhor grupo do certame, se Santa e/ou Bahia subirem a série A, com o provável acesso a série B do Confiança vai fazer com que sejam 3 times lutando forte por 3 vagas, não da pra menosprezar o time sergipano em caso de acesso a “B”. Juazeirense figurante total, mas muito interessante sua participação já que o Sertão fica meio vazio na Lampions, sem representantes a exceção do Salgueiro e ter uma equipe logo num pólo com mais de 500 mil habitantes como Petrolina e Juazeiro é ótimo pra chamar a atenção do pessoal de lá com a copa do NE já que eles são muito envolvidos com o futebol carioca. Inclusive a Juazeirense deve ter ótimos públicos nos jogos contra Bahia e Santa.
    Grupo D pra mim é o da morte. Depois de 2 anos o Sport volta a ter um grupo muito difícil, lembrando que em 2014 quando o Sport também caiu no grupo da morte a eliminação era iminente foi salvo pela perca de pontos do Botafogo/PB e pelo fracasso do Náutico. Sport mesmo assim é favorito pois deve ficar na primeira divisão. Fortaleza ta na série C mas se atentem: o Fortaleza tem ELENCO de G4 da série B! Botafogo/PB hoje é um clube estabilizado da série C que flerta com acesso a série B (como o Salgueiro), mas ta muito enfraquecido e endividado. River vem forte e deve subir a série C, possivelmente como campeão, subir da D pra C de facil só tem a teoria, olho no River.
    Grupo E tem dois favoritos destacados, Vitória da Conquista e Flamengo/PI farao figuração. O Flamengo até deu sorte pois deve receber belos públicos nos jogos contra Sampaio Corrêa e Ceará, grana pro clube. O Ceará é o cabeça de chave mas caso aconteça do Sampaio ascender a “A” e o Ceará cair a “C” o cabeça de chave na prática será o time maranhense, até acredito que o Sampaio suba mas o Ceará acredito que escapa pois o Macaé deve cair em seu lugar, então a distância entre os dois ano que vem não deve ser tao grande. Os dois passam tranqüilos nesse grupo.

    Em resumo, só o Salgueiro deu sorte entre os pernambucanos. E eu acho que a Copa do NE tem de ter uma regra de que time nordestino da série A tem vaga garantida no NE, imaginem subir Vitória e Náutico e ambos não tem vaga… Acho um erro, e querendo ou não estar na série A é critério técnico na minha opinião super relevante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*