Santa Cruz faz a melhor campanha do estado nos pontos corridos da Série B e sonha com a Sul-Americana

Série B 2015, 38ª rodada: Santa Cruz 3x1 Vitória. Foto: Rafael Martins/Esp./DP/D.A press

Era um jogo de festa para os dois times. Simbolizando o momento, os dois nordestinos posaram juntos para a foto, numa atitude incomum e bem recebida por todos os 36 mil torcedores no Arruda. Despedida da Segundona à parte, friamente ainda havia o que disputar. Valia o vice-campeonato, tendo como consequência uma melhor pontuação no ranking da CBF, e, sobretudo, uma condição (bem) mais favorável na fila por uma vaga na Sul-Americana de 2016.

Se o Vitória veio com seis reservas, azar o do rubro-negro baiano. O Santa Cruz foi de força máxima e, jogando bem melhor, fez 3 x 1, com vaga para mais. Resultado mais que oportuno para terminar a competição só atrás do Botafogo. Com 67 pontos, tendo como ponto alto a arrancada com seis vitórias nas últimas seis rodadas, o Tricolor estabeleceu a melhor campanha pernambucana na Série B na era dos pontos corridos. Foi o terceiro vice-campeonato dos corais na Série B, repetindo as campanhas de 1999 e 2005. 

Acessos pernambucanos na Série B
2015 – 67 pontos (Santa Cruz, 2º)
2013 – 63 pontos (Sport, 3º)
2011 – 64 pontos (Náutico, 2º)
2011 – 61 pontos (Sport, 4º)
2006 – 64 pontos (Sport, 2º)
2006 – 64 pontos (Náutico, 3º)

Em relação à possível (e inédita) participação na copa internacional já no próximo ano via Campeonato Brasileiro – o que também pode ocorrer através do título do Nordestão -, o Santa precisará torcer para que seis dos onze times à sua frente na “fila de espera” avancem às oitavas da Copa do Brasil. Sobre a tal fila – um obscuro formato criado pela confederação brasileira há três anos -, é preciso aguardar a classificação final da Série A, em 6 de dezembro.

Aos tricolores, parabéns por 2015. Um ano que começou esvaziado, só com Estadual e Série B, mas o clube assimilou a situação e foi bem nas duas frentes, conquistando o título pernambucano, mantendo a hegemonia na década, e o tão sonhado acesso à elite nacional. Já na memória, nomes como Martelotte, Grafite, João Paulo e Tiago Cardoso. Em 2016, novos ares!

Série B 2015, 38ª rodada: Santa Cruz 3x1 Vitória. Foto: Rafael Martins/Esp./DP/D.A press

One Reply to “Santa Cruz faz a melhor campanha do estado nos pontos corridos da Série B e sonha com a Sul-Americana”

  1. O único pont negativo é que o ingresso da geral deveria ser mais barato. O Santa Cruz tem que entender a sua bela origem: Um time da massa.

    Chegaríamos a 50.000 torcedores.

    Fica a crítica construtiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*