A fila de espera dos brasileiros para a Sul-Americana 2016, com Sport e Santa

Copa Sul-Americana

Publicação atualizada em 27/07/2016, já com a definição da fila.

Está definida a “fila de espera” para a Copa Sul-Americana de 2016, com dois representantes pernambucanos. Havia a ideia de que os clubes “escolheriam” entre a Copa do Brasil e a Sula, evitando “eliminações propositais” no torneio nacional. Infelizmente, a ideia foi para o papel, com a definição dos clubes brasileiros seguindo a bizarra fórmula adotada há três temporadas pela CBF. Para a disputa internacional de 2016, seis das oito vagas do país serão oriundas do Campeonato Brasileiro, com mais duas via Nordestão e Copa Verde. Na fila, naturalmente ficaram de fora os cinco classificados à Libertadores (G4 e Copa do Brasil) e o 5º lugar. Todos entrarão direto nas oitavas da Copa do Brasil de 2016, logo não poderão  disputar a Sula, simultânea.

Regra: se classificam à Sul-Americana 2016 os seis melhores classificados no Brasileiro 2015 que forem eliminados até a terceira fase da Copa do Brasil (CB) de 2016. Caso um time com a chamada “pré-vaga” vá à oitavas da copa nacional, a vaga internacional será repassada automaticamente ao time seguinte na fila, e assim sucessivamente. 

Fila de espera para as seis primeiras vagas do país (Brasil 1 a Brasil 6)
1º) Sport (6º na Série A), classificado à Sula (eliminado na 1ª fase da CB)
2º) Santos (7º na Série A), já sem chance (classificado às oitavas da CB)
3º) Cruzeiro (8º na Série A), já sem chance (classificado às oitavas da CB)
4º) Atlético-PR (10º na Série A), já sem chance (classificado às oitavas da CB)
5º) Ponte Preta (11º na Série A), já sem chance (classificado às oitavas da CB)
6º) Flamengo (12º na Série A), classificado à Sula (eliminado na 2ª fase da CB)
7º) Fluminense (13º na Série A), já sem chance (classificado às oitavas da CB)
8º) Chape (14º na Série A), classificado à Sula (eliminado na 3ª fase da CB)
9º) Coritiba (15º na Série A), classificado à Sula (eliminado na 2ª fase da CB)
10º) Figueira (16º na Série A), classificado à Sula (eliminado na 3ª fase da CB)
11º) Botafogo (1º na Série B), já sem chance (classificado às oitavas da CB)
12º) Vitória (3º na Série B), classificado à Sula (eliminado na 3ª fase da CB)
13º) América-MG (4º na Série B), já sem chance, na 3ª fase da CB
14º) Avaí (17º na Série A), já sem chance (eliminado na 2ª fase da CB)
15º) Vasco (18º na Série A), já sem chance (classificado às oitavas da CB)
16º) Goiás (19º na Série A), já sem chance (eliminado na 1ª fase da CB)
17º) Joinville (20º na Série A), já sem chance (eliminado na 2ª fase da CB) 

Brasil 1 – Sport
Brasil 2 – Flamengo
Brasil 3 – Chapecoense
Brasil 4 – Coritiba
Brasil 5 – Figueirense
Brasil 6 – Vitória

Brasil 7 (Copa do Nordeste 2016)
Santa Cruz, classificado à Sula (eliminado na 3ª fase da CB)

Brasil 8 (Copa Verde 2015)
Cuiabá, classificado à Sula (eliminado na 1ª fase da CB)

Na lista, curiosamente os quatro classificados na Série B estão à frente dos quatro rebaixados na Série A. Campeão nordestino, o Santa garantiu a pré-vaga como Brasil 7. Segundo a CBF, mesmo que tenha condições de entrar na fila em uma condição melhor (1 a 6), o título regional garante o time como Brasil 7.

Já o Sport estava numa situação “confortável” desde o início. A aspa se devia à necessidade de  “sair” logo da Copa do Brasil, o que ocorreu diante da modesta Aparecidense. Com isso, vai à Sula pela 4ª vez seguida, no “pote 1” do sorteio, que contará com quatro chaves brasileiras, valendo pela segunda fase do torneio. Com o Tricolor confirmando a vaga e ficando no “pote 2”, haveria 25% de chance sair um Clássico das Multidões no sorteio. Dito e feito.

O formato de sorteio das chaves brasileiras foi implantado pela Conmebol na edição de 2015 (Brasil 1, 2, 3 e 4 no pote 1 e Brasil 5, 6, 7 e 8 no pote 2). No sorteio realizado em Santiago, em 12 de julho, a fase nacional ficou assim:: Sport (BR 1) x Santa Cruz (BR 7), Flamengo (BR 2) x Figueirense (BR 5), Chapecoense (BR 3) x Cuiabá (BR 8) e Coritiba (BR 4) x Vitória (BR 6).

Para saber mais sobre a tabela da Sul-Americana 2016, clique aqui.

14 Replies to “A fila de espera dos brasileiros para a Sul-Americana 2016, com Sport e Santa”

  1. Uma questão não ficou clara para mim: Pelo regulamento, os quatro rebaixados do Brasileirão de 2015 vão para a fila de classificação da Sul-Americana DEPOIS dos 4 que subiram de divisão?

  2. O Vitoria é o C!ube do Nordeste recordista em participações na Copa Sulamericana, são 5 vezes ao todo.
    Já disputou oitavas de final dessa competição 2 vezes, contra o River Plate do Uruguai e contra o Atlético Nacional da Colômbia.

  3. Se Santos, Fluminense e Botafogo se classifiquem para as oitavas da copa do brasil (o que deve acontecer)

    o Santa Cruz poderia ser o Brasil 6 por ter sido 2° na serie B
    ou seria o vitória o 6 e o santa o 7 ? mesmo o santa ter ficado na frente do vitoria na B do ano passado

    Nota do blog

    Tecnicamente, poderia sim. Tanto que entrei em contato com a CBF sobre a possibilidade, mas a entidade respondeu que o campeão nordestino tem que ser Brasil 7 de toda forma. Post: http://tinyurl.com/hybzz6c

    “O campeão da Copa do Nordeste não faz parte da distribuição de vagas a partir da classificação no Campeonato Brasileiro”

  4. Seo Santa Cruz se classificar para as 8as da Copa do Brasil, cederá o lugar para o Campinense – PB (vice-campeão da Copa do Nordeste). Assim, o Santa Cruz ainda não está garantido a participar da Sul Americana 2016.

  5. A CBF nunca entenderá que terá um campeonato brasileiro forte e disputado enquanto não valorizar os times que jogam a primeira divisão. O melhor seria colocar as vagas da sul-americana para o quinto a 8 do brasileirão de cada ano, assim os clubes podem investir no elenco e ofertando os clubes médios a disputar um título internacional como temos o exemplo da Ponte Preta. Seria legal ver o time de menor condição FG financeira disputar campeonato internacional assim motiva o torcedor.

  6. ´Boa tarde.

    Bem, se entendermos um pouquinho de futebol (e creio que a maioria aqui entende mais que um pouquinho), já sabemos logo de carta 7 times classificados. Nos restaria uma única dúvida, PONTE PRETA ou FIGUEIRENSE.

    Existirá um confronto entre eles na 3ª fase da Copa do Brasil, quem vencer fica com a vaga. Caso seja a Ponte (TIME DE EDUARDO BATISTA), eles ficariam com a vaga BRASIL 2, Caso seja o Figueira, ficaria com o BRASIL 5. Exatamente a primeira e ultima vaga disponível no momento entre os disputantes da Serie A 2015.

    Seria mais ou menos assim.:

    SPORT (Brasil 1)
    PONTE PRETA ou Flamengo (Brasil 2)
    FLAMENGO ou Chapecoense (Brasil 3)
    CHAPECOENSE ou Coritiba (Brasil 4)
    CORITIBA ou FIGUEIRENSE (Brasil 5)
    SANTA (Brasil 6)
    VITÓRIA (Brasil 7)
    CUIABÁ (Brasil 8)

    O Santa estaria ficando com a esta VAGA (Brasil 6), pois foi segundo na serie B ano passado, e com a eliminação dos times ele subiu de posição. Contudo, mesmo que isto não ocorresse, ele já teria sua vaga assegurada em Brasil 7, pois foi o Campeão do NE.

    OBS.: A CBF, mais uma vez, inventa e em vez de classificar o Santa pelo mérito do Brasileiro e colocar o Campinense, segundo colocado no NE… Prefere somente dar o mérito pelo Brasileiro posicional, mas ainda assim colocar o tricolor como Nordestino, tirando uma vaga do NE no final das contas…

    Os confrontos na primeira fase da SULA seriam:

    SPORT RECIFE X CUIABA
    PONTE ou Fla X VITÓRIA
    FLA ou Chape X SANTA
    Chape ou Coritiba X Coritiba ou Figueira

    Já Antecipando que os classificados seriam:

    SPORT
    VITÓRIA
    SANTA
    CORITIBA

  7. Não sei pra que 8 vagas se no final só avançam 4. Que fossem só 4 vagas de uma vez! Uma do Nordestão, uma da Copa Verde, 5º e 6º do Brasileirão. Pronto! Sem essa firula toda e sem times entregando jogos na Copa do Brasil. E se for o caso de insistirem em 8 vagas, também é simples: Nordestão + Copa Verde + semifinalistas da Copa do Brasil + 5º e 6º do Brasileirão (melhor assim do que 6 vagas no Brasileirão para não acomodar os times no meio da tabela e fazerem buscar a vaga por meio de classificação na Copa do Brasil).

  8. Pingback: As chances de Sport e Santa Cruz para ir à Sul-Americana de 2016 via Copa do Brasil | Blog de Esportes

  9. Internacional entra nas oitavas da copa BR assim como o FLU esse ano. ele não joga a 3ª fase.
    Sobre o Santinha, há chances, torço para que os seis primeiros avancem na copa BR. Porém, tudo seria mais simples se os times da libertadores não entrassem nas oitavas de final e proporcionassem chances aos nordestinos de ganhar uma copa do Brasil. Assim, a sul-americana já estaria definida pelas vagas via brasileirão série A e o Santinha focaria em vencer copa NE, assim como os outros nordestinos com exceção do Sport.

  10. O Inter entraria nesse bolo também.
    Tem a liberdade de abrir mão da vaga da Copa do Brasil, e jogar a Sul-Americana, se assim bem entender.
    E eu acho, que dada a realidade de os times paulistas jogarem com 15 na Copa do Brasil e no Brasileirão, é o melhor a se fazer mesmo.

  11. O Joinville (18º na fila) não tem chances de jogar a Sul-Americana, pois na melhor das hipóteses, os dez primeiros da fila se classificam para as oitavas de final da Copa do Brasil e o Santa Cruz vence a Copa do Nordeste. Nessa situação, as vagas seriam ocupadas pelos seis times entre a 11ª a 17ª colocação na fila, tirando o Santa Cruz.
    E Cássio, pintou uma dúvida agora: caso o Sport vença a Copa do Nordeste e seja eliminado no inicio da Copa do Brasil (antes das oitavas), ele ocuparia a vaga para a Sul-Americana através do campeonato brasileiro ou da Copa do Nordeste? Se entrar na Sula pelo brasileiro, é provável que o vice campeão da Copa do Nordeste herde essa vaga para a competição internacional. Você já ouviu alguma a coisa a respeito?
    Parabéns pela página e pelo grande valor que você dá aos times de seu estado. Quem dera se em todos os estados fosse assim e não ocorresse essa enorme babação pelos times dos grandes eixos.

    Nota do blog

    Roberto, de fato matematicamente a fila nem chegaria no Joinville. Por uma questão de classificação, resolvi deixá-lo (até mesmo porque, vai saber, algum clube pode ser punido ou algo do tipo e a fila chegaria nele…). Quanto à sua dúvida:

    Se o Sport for campeão do NE e eliminado a 3ª fase da Copa do Brasil, o clube irá á Sul-Americana como representante da Copa do Nordeste, sim. Porém, ocuparia o lugar “Brasil 1”, pois é o seu melhor resultado – seria injusto tirá-lo desta condição por ganhar a “vaga” do Brasil 7. Seria apenas uma questão burocrática… Usaria a “vaga” do Brasileiro, mas “representaria” como campeão do NE. Não é simples, admito. E a culpa é da CBF.

  12. Coisas que nunca entenderei: Paixão para ser eliminado logo na Copa do Brasil, para ser logo logo eliminado da Sul-Americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*