No acervo do Diario, a cronologia sobre a oficialização do quadrangular final do Campeonato Brasileiro de 1987

Edições do Diario de Pernambuco de 10 de setembro a 15 de setembro de 1987. Crédito: Arquivo/DP

Há quase três décadas é comum escutar de torcedores e, sobretudo, jornalistas, de todos os cantos do país, que o decisivo cruzamento envolvendo os dois primeiros colocados dos módulos amarelo e verde, em 1987, surgiu apenas com o campeonato em andamento, o que negaria segundo os mesmos o direito de Sport e Guarani na disputa. Essa é a base da polêmica sobre o Campeonato Brasileiro, ainda sob análise do Supremo Tribunal Federal para decidir sobre um campeão (Sport) ou dois (Sport e Flamengo).

Trata-se de uma visão rasa da história. Em 2013, o blog publicou um registro do tradicional Jornal do Brasil, do Rio, com a cronologia da confusão, datada na abertura da “Copa União”. No texto do Jornal do Brasil, no dia 11 de setembro de 1987, é possível conferir a primeira vez em que o quadrangular final foi citado, em 24 de julho, 48 dias antes da primeira rodada. Vasculhando arquivos de jornais do país, torcedores leoninos encontraram também uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre a reunião no dia 8, na sede da federação carioca, quando dirigentes dos clubes do módulo amarelo e Eurico Miranda, o representante o Clube dos 13, concordaram com a realização do quadrangular.

Aproveitando o resgate , o blog foi ao acervo do Diario de Pernambuco no mesmo período, com o jornal cobrindo intensamente a polêmica nos bastidores, uma vez que dois times locais estavam envolvidos diretamente, Sport e Náutico. O outro representante do estado, o Santa, fazia parte do verde.

A seguir, as reportagens na decisiva semana para a criação do regulamento:

09/09 – João Guerra, o presidente timbu, vibra com a vitória na CBF, a reunião ocorrida um dia antes: “clubes do Amarelo conseguiram mudar o regulamento do Campeonato Nacional, que vai ter cruzamento entre os dois grupos – Verde e Amarelo – para ser conhecido o campeão brasileiro deste ano”.

10/09 – Não havia “site oficial”, obviamente. Assim, os comunicados oficiais eram divulgados através de fax. Dois dias após a reunião conciliatória, a direção da CBF ainda não havia enviado o regulamento oficial, o que preocupou Homero Lacerda, mandatário leonino na época. “Se ferir os direitos do Sport, vamos dar entrada na Justiça Federal” (dito e feito, tempos depois).

10/09 – Presidente da CBF, Otávio Pinto Guimarães garante o início do Brasileirão no dia 11, uma sexta-feira (a data da publicação da notícia), com Palmeiras x Cruzeiro: “Podem ficar tranquilos, a bola vai rolar”. Ele reconhece o recebimento dos documentos com o entendimento. Mesmo em processo de análise, disse que o acordo estava “avalizado”, restando a homologação. 

11/09 – Sem o regulamento chancelado nas mãos, seis clubes do Módulo Amarelo se negam a jogar (Sport, Náutico, Vitória, Portuguesa, América-RJ e Atlético-GO), ameaçando paralisar toda a competição. Pressionada, a CBF suspende as partidas. “Só jogamos diante de uma garantia da CBF”, afirma Fred Oliveira, irmão de Carlos Alberto e presidente da FPF na época.

13/09 – Em vez de jogos em Limeira e na Ilha do Retiro, suspensos, as atenções de torcedores alvirrubros e rubro-negros foram para o protesto em conjunto no Recife, questionando a organização e a transmissão da competição, com ameaça da venda dos direitos do Módulo Amarelo ao SBT e à Record.

14/09 – Enfim, o telex circular de nº 062 foi enviado pela CBF ao Recife, com o artigo sexto do regulamento do Brasileiro: “O campeão e o vice-campeão das Taças João Havelange (Verde) e Roberto Gomes Pedrosa (Amarelo) disputarão, em quadrangular, o título de campeão e vice-campeão brasileiro de 1987, ficando de posse da Copa Brasil 87 (troféu) e classificados para representar a CBF na Taça Libertadores da América de 1988”.

16/09 – Estreia do Sport, com empate em 1 x 1 com o Atlético-PR na Ilha.

17/09 – Estreia do Náutico, com derrota diante do Criciúma, 2 x 0, fora de casa. 

Veja as páginas das edições citadas: 10/09, 11/09, 11/09, 12/09, 13/09 e 15/09.

O restante do regulamento foi escrito às pressas, pois a bagunça seguia, não há como negar. Com a assinatura do Clube dos 13 no documento? Conforme escrito na própria sentença de 11 páginas a favor do Leão, através da Justiça Federal, em 1994, existiu um “acordo tácito”. Ou seja, os clubes do módulo verde se submeteram às regras normativas da CBF, ao seu tribunal, aos seus árbitros, à sua organização e à sua chancela. Em 2016, o ministro Marco Aurélio Mello deve dar o seu parecer sobre o recurso extraordinário do clube carioca no STF. A papelada está nas suas mãos desde 12 de maio de 2015. Um calhamaço. Cronologicamente, a compreensão parece ser mais simples.

10 Replies to “No acervo do Diario, a cronologia sobre a oficialização do quadrangular final do Campeonato Brasileiro de 1987”

  1. Vai ter livro com Galindo, Cássio? Tem previsão de lançamento?

    Nota do blog

    Este ano, Bruno. Ainda não posso precisar a data. Abraço.

  2. JÁ QUE A IMPRENSA PERNAMBUCANA FALA EM REGULAMENTO VEJAM SÓ: NÃO HOUVE CAMPEÃO DO GRUPO AMARELO ( b ) PORTANTO JAMAIS TERIAM QUE DISPUTAR O TAL ” cruzamento”
    QUEM FOI QUE ” a coisa” enfrentou mesmo ? REFLITAM !!!!!

  3. Quanto está a disputa de pênaltis entre Sport x Guarani? Já terminou?
    1986 rebaixado e campeão legítimo em 87??? Kkkk
    1987 foi o maior roubo da história. Choraram pra entrar na copa união, depois morderam a mão do clube dos 13.
    Único campeão é o Flamengo. O resto é politicagem e roubo.
    Continuem repetindo todos os dias que são campeões legítimos. Quem sabe, um dia vcs mesmos se convençam disso.

    Saudações Rubro-Negras.

  4. Caro Cássio, estava hoje mesmo matutando sobre o assunto 87 e ocorreu-me o seu nome como jornalista que busca elucidar os fatos. Acredito que em breve conversaremos frente à frente sobre o assunto. Abraço.

  5. Meu Deus eu não acredito esse assunto de novo, com todo respeito Cassio Zirpoli mas é muita falta de criatividade, eu sei que a época é escassa de material mas 1987 de novo ninguém merece. Feliz Ano Novo.

  6. GENTE DESCOMPROMETIDA, LIVRE, INDEPENDENTE – Neto, Milton Neves, e quando vivo, o TELÊ SANTANA: SPORT. ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987.

    Ascensorista do prédio do STJ – cearense, mas torcedor do LEÃO DA ILHA – ouviu o Ministro CELSÃO DE MELLO, mesmo murmurando, que 87 É NOSSO, pardon, É DO SPORT. Cacilda! PELO MAIOR DO NORDESTE E ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 TUDO!!!

    Zirpolaço, algumas CACETADAS da MÁQUINA, abaixo.

    01 – FURACÃO COM COMPLEXO DE LEÃO. Depois que o PEQUENO Atlético-Pr levou um CHUTAÇO no papeiro dado pelo W87, toda a coletividade do Furaquinho entrou em assustadora parafuseta. Explodindo no timinho que foi a Sum Paulus, para a disputa da Copinha de lá. O rubro-negro paranaense prefere até presenciar o seu megarival Coritiba desfilando com suas coxas pretas que encarar os olhos e sangue azuis da FERA, o TODO PODEROSO MAIOR DO NORDESTE. Cacilda! Os branquelas subnutridos curitibanos levaram protuberante FUMO DOBRADO no primeiro encontro. Na outra beirada, a barbie hexapinico, num bambo alucinante, empatou. Quanto à sarna do arruda da fantasia, na segunda beirada, coitadinha da tripa, perdeu a primeira, vai levar fumo na segunda e, na terceira, fumo de novo. Assim é laska, caceteiam ZÉ DAS NEVES e NETINHO, desgostosos. E já pensando como irão sanar o débito contraído com as passagens e com os PFs fornecidos aos pernetas goguentos. A dupla fantástica já bombardeou que só vai pagar quando colocar no pé do saco a primeira cota da Grobo, que só vai aparecer em setembro próximo. Vôte! PELO GIGANTE LEÃO, com os menudos showlando, com o W87 na ILHA FAMOSA, E ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, TUDO!!!

    2 – EM VÃO A INVASÃO BÁRBARA DOS MENUDOS DA BARBIE HEXAPINICO À DESPENSA DO CETEZINHO RÓSEO. Fome alucinante. Nada de café da manhã, nem almoço, muito menos jantinha. Aí, sabiamente reunidos, arrombaram a porta do quartinho, onde se encontravam restos da última feirinha realizada. Mas com a fomete que estavam, todos se lambuzaram até a pança aguentar. Principalmente na sobremesa, laskas de rapadura com faropa foram deglutidos selvagemente. Os dirigentes, ARRETADOS, colocaram pra fora o primo de Lala. Que ingratidão da p…! Prometeram, a partir de então, nunca mais faltar RABADA DE TIMBA, CUSCUZ ACEBOLADO, OVO GRELHADO, ENSOPADO DE BUCHO, e nas vitórias, acrescidos ESPETINHO DE CABELOURO, RAPADURA e FAROFA. Extraordinário! Mas tudo insuficiente. Na primeira partida em Sum Paulus, pela Tacinha de lá, conseguiram, milagrosamente, um empate. Na segunda, certamente FUMOO e, na terceira, FUMO DE NOVO. Com sua prima pobre, azulejada, raquítica – a cobrinha do arruda da fantasia – zarpará assombrosamente cabisbaixa para a Veneza Leonina. Mesmo assim, o magnífico KUKI e os fantásticos ZÉ DAS NEVES e NETINHO, respectivamente pela BARBIE e ÇANTA CRUI, estarão às suas esperas na Rodoviária do Curado, com 4 kombis-69, com vidros ray-ban, ventilador de teto e buzina a vapor. Cacilda! PELO REI, QUE FUZILOU O FURAQUINHO – JÁ COM FOBIA DE LEÃO – POR 2×1 -, O MAIOR DO NORDESTE E ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, TUDO!!!

    3 – DIRIGENTE DISPARA CONTRA O W87, EMPURRANDO-LHE
    MIL DEFEITOS. Tudo aconteceu após o ESTRAÇAIADOR fuzilar que SÓ QUERIA JOGAR NO MAIOR DO NORDESTE E ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, SEU TIME DE CORAZÓN. Que vai desde a magistral corrida de um esperminha em direção louca ao fértil óvulo de sua princesa mainha. Aí, tomaram TAL CACETADA como afronta, desprezo, escanteamento, falta de respeito. ANTERIORMENTE, dirigente do PEQUENO Atlético-Pr explodia, orgulhoso e convictamente, em todas as beiradas curitibanas, que a possibilidade do FABULOSO assinar beirava os 99,5%. Destaquemos que o risadaça CABULOSO ouviu do fenomenal preparador físico – um dos esteios internacionais na área, o MONUMENTAL PAULO PAIXÃO – que vai deixar o ESPETACULAR com a barriguda e papeiro assombrosamente nos trinques, voando em campo – lépido, como uma pluma – tanto quanto um LEÃO EM BUSCA FRENÉTICA ATRÁS DE SUA INFELIZ PRESA. Cacilda! QUE DOR DE COTOVELO DA P…! PELO REI E PELO W87 NA ILHA MAIS FAMOSA DO GLOBO TUDO!!!

    4 – ASSOMBROSAMENTE RECALCADO E COM UMA ASSUSTADORA DOR DE COTOVELO PELO CHUTE NO PAPEIRO DADO PELO FUTURO W87, QUE ZARPARÁ PRO LEÃO, O FURACÃO DE MEIA TIJELA FUGIU DO PÁREO, não antes sem deixar de enumerar mil defeitos do MATADOR-FURACÃO, coisa de quem foi escanteado. ABRIU AS PORTAS DO SOLO SAGRADO DA ILHA MAIS FAMOSA DO PLANETA PARA A ENTRADA DO FANTÁSTICO ESTRAÇAIADOR, leonino apaixonado ainda no ventre de sua princesa mainha. DS87 representou espetacularmente bem seu papel de 87 É NOSSO. E aí vem seu substituto em potencial, WALTER, W87. Cacilda! PELO MAIOR DO NORDESTE E ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 TUDO!!!

    5 -TIVESSE O FURACÃOZINHO DE MEIA BOQUETE DO PARANÁ UM PREPARADOR FÍSICO COMO VAI TER O W87, NO CT GALÁTICO LEONINO, o fenomenal PAULO PAIXÃO, um dos maiores do Planeta, não estaria se lamentando, agora, após levar um chutaço no papeiro dado pelo ESTRAÇAIADOR, quando escolheu a MÁQUINA para jogar. CABULOSO, inclusive, já ouviu da boca do FABULOSO DA PREPARAÇÃO FÍSICA que vai deixar o ESTRAÇAIADOR, o maior apaixonado pelos OLHOS E SANGUE AZUIS DO REI LEÃO, prontaço até para desfilar ao lado da fantástica Gisele Bündchen porraí aforra, se assim o quiser. Pra desespero e frustração dos incompetentes do Furaquete sulista. Cacilda! PELO ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 TUDO!!!

    6 – Em Curitiba, W87 só passava frio e só degustava CHURRASCO CONGELADO. No Recife, a Veneza Leonina, tropical por excelência, e uma das cidades mais acolhedoras, fantásticas e espetaculares do Planeta, calor na medida certa, com brisas marinhas alucinantes. NO MAIOR DO NORDESTE, saboreará ATUM AZUL, LAGOSTA, CAMARÃO, ROBALO, PICANHA DA TASMÂNIA, cardápio servido as cracaços leoninos ATÉ NOS LANCHES, Além de ter ao seu dispor o Seleça PAULO PAIXÃO, top entre os maiores, mais atualizados e competentes preparadores físicos de toda a esfera esportiva. Puts! PELO ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 TUDO!!!

    7 – O MONUMENTAL ESTRAÇAIADOR, WALTER, o futuro W87, na ILHA MAIS FAMOSA DO PLANETA. Deu um chute no papeiro do subnutrido Atlético Pr, deixando seus dirigentes tão magoados, que emitiram comunicado apresentando MIL DEFEITOS. Coisa de perdedor, de escanteado. O megapreparador físico do Lion, PAULO PAIXÃO deixará o EXTERMINADOR tão leve e esbelto que poderá até ser convidado pra desfilar porraí aforra ao lado da exuberante GISELE BUNDCHEN, PELO ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, o MAIOR DO NORDESTE, e PELO W87 NA ILHA FAMOSA, TUDO!!!

    87 – Até então, um dirigente do PEQUENO Atlético Pr fuzilava que estava com 99,5% para contar com o ESTRAÇAIADOR. Quando o futuro W87 bombardeou que só jogaria no MAIOR DO NORDESTE, O LEÃO DA ILHA MAIS FAMOSA DO PLANETA, toda a direção de lá começou a VER DEFEITOS no cracaço, COISA DE DOR DE COTOVELO e de ESCANTEADO. Cacilda! PELO ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 TUDO!!!

    9 – Na pequena Curitiba, W87 só PASSAVA FRIO e só degustava CHURRASCO CONGELADO. No Recife, tropical por excelência, e uma das cidades mais acolhedoras, fascinantes e espetaculares do Planeta, CALOR NA MEDIDA CERTA, com brisas marinhas alucinantes. NO MAIOR DO NORDESTE, saboreará ATUM AZUL, LAGOSTA, CAMARÃO, ROBALO, PICANHA DA TASMÂNIA, cardápio servido aos cracaços leoninos ATÉ NOS LANCHES. Além de ter ao seu dispor o Seleça PAULO PAIXÃO, top entre os maiores preparadores físicos do Globo. Barriguda e papeiro ficarão nas medidas ideais, deixando o MAGNÍFICO W87 leve como uma pluma, mas vigoroso nas ARRANCADAS ALUCINANTES EM BUSCA DAS MALHAS ADVERSÁRIAS. Puts! PELO ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 TUDO!!!

  7. SPORT CLUB DO RECIFE, ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987. Caceteiam, sempre, MILTON NEVES, NETO, e quando vivo, o espetacular e saudoso TELE SANTANA fuzilava, abertamente, o SPORT É O CAMPEÃO DE 87. COMPROMETIDOS ATÉ O GOGÓ, entretanto, é outra coisa! Estão do lado do framedo. O ascensorista do prédio do STJ ouviu o Ministro CELSÃO DE MELLO – falando sozinho – 87 É NOSSO, pardon, É DO SPORT. Cacilda! PELO MAIOR DO NORDESTE E ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 TUDO!!!

  8. Ser campeão na base do W.O…. Que graça tem isso?…. Nem em campeonato de várzea se comemora uma coisa mediocre dessas… Fala sério!…. Sem falar que os times abandonaram a disputa de penalty quando estava no 11×11… Deviam ter sido punidos com a desclassificação sumária do campeonato… Fato!

  9. Olá, Cassio!
    Ótimo trabalho reunindo estas informações.

    Existe um outro site que possui uma linha do tempo com base no Jornal do Brasil: http://linhadotempo87.wordpress.com.

    O legal é que dá para você cruzar as informações e ver que as coisas batem.

    Abraços

    Nota do blog

    Arretada a dica, Glauber! Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*