29 milhões de apostas pernambucanas em 8 anos de operação da Timemania

Ranking acumulado da Timemania em 2015

O último sorteio da Timemania em 2015 ocorreu em Manhumirim, no interior mineiro, na noite do dia 31 de dezembro. No concurso que teve o Atlético-PR como clube sorteado, o prêmio principal de R$ 2,9 milhões, para o acerto de sete números, acumulou. Assim, encerrou-se também a 8ª temporada da loteria federal criada para abater as dívidas dos times brasileiros com o poder público.

Os três clubes pernambucanos cadastrados registraram mais de 5,8 milhões de apostas, numa queda de 19% em relação ao acumulado anterior – um preocupante dado verificado em toda a loteria. Pelo segundo ano seguido, o Santa Cruz conseguiu ficar no Top 20 no ranking de apostas, novamente no limite da “elite” da loteria. E isso vale bastante, pois do faturamento absoluto da loteria – cujo montante até hoje não atingiu o imaginado pelos organizadores -, 20% é repassado para os 80 clubes inscritos de acordo com o número de apostas. Abaixo, a equação na divisão do montante apurado nesta temporada.

Divisão da receita repassada aos clubes e as respectivas cotas:
65% (1º ao 20º lugar) – R$ 43,9 milhões (R$ 2,1 milhões cada)
25% (21º ao 40º lugar) – R$ 16,9 milhões (R$ 845 mil cada)
8% (41º ao 80º lugar) – R$ 5,4 mihões (R$ 135 mil cada)
2% (19 clubes fora da cartela) – R$ 1,3 milhão (R$ 71 mil cada)

Arrecadação da Timemania e receita dos clubes (entre parênteses):
2015 – R$ 338 milhões (R$ 67,6 mi)
2014 – R$ 425 milhões (R$ 85,0 mi)
2013 – R$ 251 milhões (R$ 50,3 mi)
2012 – R$ 256 milhões (R$ 51,2 mi)

Devido à arrecadação em 2015, os corais receberão mensalmente, em 2016, uma verba de R$ 182 mil. Sport e Náutico, que ficaram no pelotão seguinte, receberão R$ 70 mil mensais. Ao todo, um repasse de R$ 3,8 milhões para abater dívidas do trio. Desde 2008, os recifenses figuraram apenas três vezes no G20. Entre os vinte primeiros de 2015 estão clubes como Fortaleza, Goiás e ABC, o que só mostra que os times locais poderiam obter posições bem melhores – até hoje, o Trio de Ferro registrou 29 milhões de apostas.

6 thoughts on “29 milhões de apostas pernambucanas em 8 anos de operação da Timemania

  1. Levando em consideração os 3 maiores clubes de Pernambuco, Pesquisa revela que o Sport tem ampla maioria de torcedores 53,7%, enquanto o Santa Cruz e o Náutico têm respectivamente 31,3% e 15%, respectivamente. Esta pesquisa foi realizada nas arquibancadas da Itaipava Arena Pernambuco em 29 de novembro de 2016, durante jogo Sport vs Corinthians,

  2. “Até na Timemania o SANTA CRUZ está à frente de Sport e Náutico.”

    Até o quê, doentinho? Só nisso mesmo hahahah

    Sport está a frente em pesquisas de torcidas, audiência, venda de camisas, associado, redes sociais…

  3. Sempre que o Santa fica na frente em público ou outra categoria aparece uma pesquisa dizendo que a torcida do sport é a maior. Por que não perguntar qual a torcida que enche o seu estádio ou estadio do adversário, inclusive, atravessando rios cheios, e sendo admirado pelo mundo. O Santa coloca 80 mil em qual divisão ou competição; o adversário local a média de publico quando está bem na competição é 22 mil. Interessante é que a imprensa loca, na sua maioria, não vê isso. Se a torcida do Santa é formada por povão e povão para quem sabe antigamente era maior do que a classe rica, mas esse instituto que faz essa pesquisa mudou tudo. A torcia de maior público é menor que a de menor público. Eu penso que o colunista dessa coluna sabe disso! E agora é a desculpa de que a timemania é mais barata do que a megasena. Aí nobre torcedor com sua sapiência demonstrou que o Santa é povão e faz dela maior torcida, sem precisa de pesquisa. Esse instituto deveria frequentar os estádio para ver qual deles é lotado. É de fazer pena essa pesquisa! Ela não aparece quando o santa está jogando.

  4. A Barbie, não vale a pena nem tecer comentários a respeito dessa agremiação carnavalesca.

  5. Torcida do Sport joga Mega Sena que custa R$ 3,50, a do çanta e timbarbie joga o mais barato é claro R$ 2,00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>