Taça Asa Branca, a disputa entre o campeão nordestino e o Flamengo…?

Flamengo e Copa do Nordeste? Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Através do Flamengo foi divulgada uma controversa ideia elaborada pela Liga do Nordeste. Isso mesmo. Segundo a mensagem compartilhada pela assessoria de imprensa do rubro-negro carioca, a “Taça Asa Branca abrirá oficialmente a temporada de futebol do Nordeste. O duelo será sempre entre o último campeão da Copa do Nordeste e um grande clube brasileiro”.

A lógica dessa notícia é o fato de o Fla ser o adversário na primeira edição, em 21 de janeiro de 2016, no Castelão, diante do Ceará. Na confirmação, direto do Auditório Rogério Steinberg, na sede da Gávea, a presença de dirigentes dos dois clubes, da liga e do canal Esporte Interativo, parceiro no novo evento anual.

Que o Flamengo é o time de maior torcida do país, não há o que contestar. Mas é, também, um dos maiores calos para o “produto” Nordestão. Por ser o mais popular em seis dos nove estados da região, dividindo as atenções de torcedores locais (53 milhões de telespectadores), por articular a sua entrada no torneio regional, como ocorreu em 2014, e por canalizar, ao lado do Corinthians, boa parte da receita oriunda da tevê – o que parece ser ratificado neste convite.

Ainda assim, o Flamengo poderia ser o adversário desse jogo…
…mas por critérios técnicos.

Simplesmente por ser um “grande clube brasileiro”? Soa mais como uma atitude provinciana da liga – como seria com o Palmeiras ou o Fluminense no mesmo contexto. Tratando o Mengo como convidado, e nada mais, a escolha fere conceitualmente a Lampions League, uma competição de independência técnica e financeira dos clubes da região em relação ao eixo futebolístico (e midiático) do país, o Rio-São Paulo. Um torneio que, mesmo baseado numa audiência televisiva segmentada, viu a premiação subir de R$ 5,6 mi para R$ 14,8 milhões em quatro anos. Não por acaso gerou o interesse de fora.

A Taça Asa Branca nasceu com um nome de apelo e com a interessante ideia de abertura na pré-temporada, como a Ariano Suassuna e a Chico Science, as criações “particulares” de Sport e Santa Cruz. Atrelada à Liga do Nordeste, no entanto, a disputa deveria primar por um foco maior, pelo fortalecimento da identidade da Copa do Nordeste. E nem é difícil imaginar outras opções.

Sugestões de confrontos contra o campeão nordestino:
1) Campeão Brasileiro
2) Campeão da Copa do Brasil
3) Campeão da Primeira Liga (Copa Sul-Minas-Rio)
4) Campeão da Copa Verde
5) Adversário estrangeiro

Ou seja, teoricamente, o próprio Flamengo poderia ser um rival, promovendo um choque de campeões. E não simplesmente por ser o Flamengo…

30 Replies to “Taça Asa Branca, a disputa entre o campeão nordestino e o Flamengo…?”

  1. Em tudo q li aqui algumas ressalvas:
    Em relação ao artigo do jornalista independente dele torcer pelo Sport, acho q ele contestou o fato de não existir um padrão na escolha do adversário do campeão da copa nordeste, ficará sempre algo subjetivo e a mercê da escolha do patrocinador, isso sim é uma pena e concordo com seu comentário.

    Em relação ao pateta André Barbosa e o pateta em dobro, pois quem concorda com um é um pior, Roberto Albuquerque, respeitem o Flamengo ele não precisa de mídia pra ser grande, ninguém obriga ninguém a torcer por um time, só alienados como vocês acreditam nisso e conseguem ser influenciados por tudo q lêem e vêem, O flamengo não roubou o título ele se recusou a disputar a final com o Sport só isso, ele ganhou e pronto e o STF vai provar isso já q vocês não aceitaram a descisão da CBF q foi a causadora de tudo isso, entraram com recurso no STJ seus patetas como se a justiça não tivesse nada mais interessante pra fazer, mas agora tem q ser definido. O Flamengo não tem nada a ver com a inveja de vocês e vai te informar antes de fazer comentário, consulta o Google pelo menos.
    Em relação ao comentário do Junior,
    “chamaria “os irmãos do Norte” pra luta e ainda ampliariamos nosso mercado. Claro que tecnicamente não é bom pra nós e sim bom pra Copa Verde, porém pensando a longo prazo”
    Como assim amigo, “tecnicamente” O Ceará campeão da copa quase foi rebaixado pra série C, não esqueça e temos grandes times na copa verde, agora se você disser financeiramente, com exceção do Remo e Paysandu q são times de grandes torcidas e com audiência, o demais realmente não compensariam para os organizadores do torneio Asa Branca.

  2. Quanta frescura por pouca coisa!
    É só a taça Asa Branca, um torneio preparatório, não é o Mundial de Clubes… aff!
    Torneio da Flórida com Inter e Flu, pq (onde estão os critérios técnicos)? Pq é só um torneio preparatório, ou seja, deixem de ser cri-cris. Quanto mimimi por nada!

    P.S.: Chola mais!

  3. O André Barbosa, com muita propriedade, resumiu a história desse clube imundo, fabricado e mantido pela mídia em geral que denigre a imagem do futebol brasileiro mundo afora.

  4. Não duvido nada se esse timeco do Rio estiver presente nas próximas edições do Nordestão, como eles chegaram a cogitar ano passado. É o preço que se paga por essa pseudo independência da liga do Nordeste. Ou seja, quem paga (esporte interativo) vai querer, de uma forma ou de outra, colocar quem dá lucro, independente se fere o conceito do campeonato ou não.

  5. Calminha aí flalienados… O cassio só quis salientar a forçação de barra da presença do flamengo no contexto da copa nordeste, que mais uma vez aparece por privilégio do que por mérito, só isso. Quanto à antipatia que goza o flanela em Pernambuco, é natural, e não só aqui, o flamengo é odiado no Brasil inteiro e mais ainda no RJ, como todos sabem a maior torcida do Brasil é a anti-flanela. um clube que só ganha título fraudado por arbitragem criminosa, esculhambou o brasileiro de 1987 e ainda tentou e ainda tenta usurpar o título do clube mais bravo e honrado do Brasil o sport, destrói as torcidas locais pelo Brasil através da rede nojo entulho da ditadura que lhe garante publicidade permanente goela abaixo do público, que agora termina o brasileiro perto do z 4 e vai ganhar mais grana do que o campeão corinthians na próxima temporada, vcs queriam o que flalienados? O flamengo representa o mundo do crime no futebol, é a injustiça institucionalizada amancebada com os piores Setores do país e no mundo, o que há de mais imoral no Brasil, no caso a podre rede globo, que nunca será aceita no Brasil. O flamengo paga o preço do sucesso fraudado.

  6. Pingback: Santa Cruz x Flamengo, o duelo do Troféu Chico Science de 2016 | Blog de Esportes

  7. Cassio, quando o Barcelona faz o troféu Joan Gamper ou o Benfica faz a Eusébio Cup ele chama algum campeão pra isso? Post totalmente sem fundamentos , pura e simplesmente por ser O Flamengo e ainda mais pelo dono do blog ser torcedor do Sport

    Nota do blog

    Totalmente sem fundamento foi a sua comparação… O Troféu Joan Gamper pertence ao Barcelona, como a Taça Ariano Suassuna do Sport e o Troféu Chico Science do Santa Cruz (exemplos citados de forma clara no post). Neste caso da Asa Branca, trata-se de um evento atrelado à Liga do Nordeste. Logo, um contexto bem diferente. Não por acaso, deverá haver a disputa Santa x Flamengo três dias depois do Castelão e não tem problema institucional algum (na minha visão).

  8. Se for pra disputar uma taça com o campeão de uma competição regional, que seja um time estrangeiro ou brasileiro campeão de uma competição à nível nacional (Copa do Brasil ou Brasileirão) ou internacional (Sul Americana ou Libertadores), até porque se for por convite (como um clube nacional), só por nome ou um campeão de outra região (como os supracitados: Primeira Liga (Copa Sul-Minas-Rio) ou Copa Verde), seria melhor ressuscitar a antiga copa dos campeões com a disputa de uma vaga pra libertadores.
    No Brasil ainda falta a disputa de uma Recopa Nacional, que seria entre o Campeão da Copa do Brasil e Brasileirão) valendo a hegemonia daquele ano e uma alta premiação em valores.

  9. Tem gente que não lê o post.

    Parabéns pela fundamentação.

    Que façam mil amistosos quem quiser…. mas uma instituição que representa os clubes de uma região não deveria criar um evento a ser tradicionalizado sem qualquer critério e com apresentação na sede do adversário da vez.

    E aos flamenguistas, peço que entendam o trabalho em questão é percebam que não houve desrespeito com o Flamengo. Foi levantada a questão do posicionamento da Liga.

  10. Quando a gente Falar de Timaço vamos falar logo de Barcelona e Real Madri e os clubes alemães,aquele s que forneceram jogadores para o 7X1 da Alemanha.O resto é tudo porcaria!!Esses clubes endividados do sul e sudeste, p mim é tudo PORCARIA que a tv Globo fica “levantando” defunto.!(durante todo ano de 2015 so se via Corinthians e Flamengo e e so!!, nos Domingos,Futebol da BôBo!

  11. Não acompanho esse blog, mas através do Facebook vim parar aqui. Ao suposto “jornalista”, foi muito infeliz em escrever uma matéria dessas (fui mais ainda em ler), deixa um preconceito embutido dentro de suas palavras, mostra toda a raiva(?) que existe de parte dos pernambucanos ao falar de Flamengo. Cara, é só um A-M-I-S-T-O-S-O, por que querer criar polêmica em cima disso? Qual é o problema em jogar contra o Flamengo? Se fosse outro time do sul/sudeste, vc escrevia isso? Talvez haja um amistoso entre Fla e Santa, vai chorar também? Ou tu acha que o “campeão” vai ostentar em sua lista de títulos “Campeão da Taça Asa Branca 2016”? É amigo, se polemizar pra ganhar comentários era teu objetivo, meus parabéns, você conseguiu.


    Nota do blog

    Ao escrever “Qual é o problema em jogar contra o Flamengo? Se fosse outro time do sul/sudeste, vc escrevia isso?”, acho que fica claro que você não leu o post com atenção (ou não leu todo mesmo). Só veio contestar por contestar. Abraço.

  12. Todo mundo sabe que vocês tem uma “peitica” com o Flamengo,eu duvido que ficariam arrancando se fosse outro time. Em vários lugares se faz amistosos de pré-temporada sem qualquer critério técnico. Aliás, essa tempestade em copo d’água é puxada majoritariamente por torcedores pernambucanos e jornalistas pernambucanos, quando muito torcedores baianos, muito poucas reclamações de outros estados. Mania essa dos pernambucanos de achar que tem procuração para falar por todos os nordestinos, vivem no tempo da capitania ainda, não aceitam não ser influência dominante em tudo na região.

  13. Pingback: Podcast 45 (203º) – Polêmica no conceito da Asa Branca e reviravolta com Walter | Blog de Esportes

  14. Tal taça só vem ratificar o provincianismo que atinge a região nordeste em relação ao eixo, e pior, um amistoso contra o time que representa a falta de identidade de diversos estados com relação ao futebol. Parece que a identidade do EI com o nordeste era apenas financeira.

  15. Sério que até pra jogo amistoso precisa ter critério? Pelo amor, né?

    Essa taça vale tanto quanto a Flórida Cup ou aqueles torneios disputados pelos europeus na Ásia durante a pré-temporada.

    Cara, é só pra dar uma suada nos jogadores antes de começar a temporada 2016. Aí só colocam um troféu qualquer pra dar uma graça um pouco maior.

  16. Nada a ver este comentário preconceituoso deste jornalista. Um péssimo exemplo e não reflete o que a maioria do Nordeste pensa e o que somos.
    Uma ótima escolha, o Flamengo é o maior clube do Brasil e merece ser tratado com respeito.

    Nota do blog

    Manoel, acredito que você tenha lido o post inteiro. Então, viu que o respeito ao Flamengo existe, tanto que é tratado como o clube mais popular do país. Se você discorda por outro motivo, ok.

    E assim como no texto eu dou a minha opinião, e não a da região (por mais que a rejeição nas redes sociais ao modelo apresentado tenha sido enorme), certamente você também não pode achar que a sua opinião é a da maioria…

  17. deixa eles bem a vontade e vamos mostrar que no sul não é lá essas coisas que falam e mostra que o nordeste tem o futebol nas veis.

  18. Que ridículo!
    Uma das coisas que me orgulho é o bairrismo dos pernambucanos em relação aos seus times, também. Resido em Sao Paulo, torço pelo Santa Cruz e somente.
    Como se divide paixão por um clube de futebol? Assistir campeonato paulista ou carioca empurrado goela abaixo, ou seja, tostão para Pernambuco e Real para paulistas e cariocas, é inaceitável.

  19. Preferia o campeão da copa Verde… Pois na minha opinião engradeceria a “luta” de identidade da nossa região, chamaria “os irmãos do Norte” pra luta e ainda ampliariamos nosso mercado. Claro que tecnicamente não é bom pra nós e sim bom pra Copa Verde, porém pensando a longo prazo, e temos que prezar por isso, a questão de luta da identidade das regiões pode crescer muito por ambas se mostrarem fortes e que tem poder econômico!!
    Não gosto de jogar contra o campeão da copa do Brasil pois tecnicamente “sempre” será um “time grande BR” e nos rebaixariamos do mesmo jeito (minha opinião).
    Sobre jogar contra o campeão da primeira liga, depende, pra mim essa competição tem grandes chances de não dar certo, aí esse amistoso perderia muito o peso pra nós. E, se der certo, porque o campeão da primeira liga faria esse amistoso? Tecnicamente ele estará se “rebaixando” jogando contra um adversário inferior (pois a copa do NE seria bem menor que a primeira liga se for um sucesso) sem muitos motivos exceto algum dinheiro que nem seria tanto.
    Adversário estrangeiro – muito vago.
    Sobre jogar com campeão brasileiro, sei que parece que eu vou me jogar contra meu próprio argumento, mas acharia bom. O time campeão Brasileiro tem de ser muito bom e/ou muito organizado pra ganhar o Brasileiro e claramente ele será um ótimo atrativo sempre, apesar se tecnicamente será sempre um “time grande BR”, essa ” honraria”, porém de fato jogar contra o atual melhor time do Brasil todos os anos é ótima a idéia.

  20. Seria mais interessante regionalmente se a Taça Asa Branca fosse disputada pelos vencedores estaduais de cada Estado da região.

  21. Como jogo de início de temporada vai ficando interessante se o campeão nordestino enfrentar a cada ano um time tradicional de diferentes regiões num rodízio, tipo Flamengo em 2016, Grêmio em 2017, Atlético-MG em 2018, Palmeiras em 2019, etc.

  22. Se inventarem de fazer essa papagaiada, VOU DEIXAR DE ASSISTIR!!!!
    Já basta a plim empurrando o ano todo para NE os times do RJ e SP.

  23. Estas atitudes são perigosas… Diminui o contexto da “lampions league”. Uma pena retroceder em atitudes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*