Santa Cruz x Flamengo, o confronto do renovado Troféu Chico Science em 2016

Santa Cruz x Flamengo no Arruda. Arte: Cassio Zirpoli

O Santa Cruz confirmou o Flamengo como adversário na segunda edição do Troféu Chico Science. A disputa amistosa criada pelo próprio clube irá encerrar a pré-temporada coral em 2016, no ainda incomum horário das 11h, em 24 de janeiro, e desde já conta com uma organização melhor em relação à estreia. Com expectativa de bom público, dos locais e visitantes, marca também o retorno da cerveja ao Arruda. No ano passado, num jogo marcado às pressas, no meio da semana, apenas 5 mil torcedores assistiram ao duelo contra o Zalgiris Vilnius, da Lituânia, numa noite com 25 pênaltis.

Sem o status internacional, mas diante do time mais popular do Brasil, o campeão estadual busca o primeiro título em uma partida com perspectiva de patrocínios pontuais, tendo já fechada a venda dos direitos de transmissão ao Esporte Interativo, parceiro no marketing. Neste ponto, aliás, o presidente tricolor, Alírio Moraes, já havia adiantado a confecção de um troféu mais decente (e justo) para os 50 anos do homenageado – veja a taça de 2015 aqui.

Em relação ao convidado, vale um questionamento ao blog. Por que a polêmica sobre o convite ao Flamengo na Taça Asa Branca não se aplica ao Troféu Chico Science? Neste caso, trata-se de uma organização do Santa, sem a institucionalização da Liga do Nordeste, que legitimou uma disputa sem critérios, ferindo o seu próprio conceito. Sobre o confronto, que não ocorre há dez anos, o histórico aponta uma taça amistosa justamente no primeiro dos 32 jogos. Em 22 de janeiro de 1925, no Campo da Avenida Malaquias, o Fla goleou por 3 x 0, recebendo o Troféu Jornal do Commercio. A partida encerrou de forma invicta o primeiro giro do Mengo na cidade, onde também enfrentou Torre e Sport.

Santa Cruz x Flamengo (jogos oficiais e amistosos):
8 vitórias tricolores (37 gols)
11 empates
13 vitórias flamenguistas (54 gols)

Considerando apenas o Campeonato Brasileiro, com mais dois jogos agendados nesta temporada, há um equilibrado retrospecto em 21 encontros.
7 vitórias tricolores (28 gols)
7 empates
7 vitórias flamenguistas (36 gols)

11 Replies to “Santa Cruz x Flamengo, o confronto do renovado Troféu Chico Science em 2016”

  1. Pingback: Nova regra do Troféu Chico Science, em 2016, dá ao visitante a vantagem do empate | Blog de Esportes

  2. gostaria de dar uma sugestão ao time do flamengo, nesse amistoso entrem com a camisa com o numero atras como campeão de 87, com certeza voces vão ser muito aplaudidos.

  3. O Sport teve que pedir oito milhões emprestados no final de 2015 para pagar as suas dívidas e quase sua energia era cortada, ou seja, investiu no time com jogadores emprestados do sul do País, por que se dependesse do time fracassado do Pernambuco de 2015 onde conseguiu apenas a medalha de bronze, com certeza teria caído para série B.
    Fica um dica , não adianta querer ser sem poder, mas gosto dessa diretória do Sport amadora que contrata um rei momo ,faz a torcida acreditar no sonho e nada acontece, como o caso de 1987 onde o Santa foi campeão dentro da ilha com Éder e tudo, e a turma ainda acha que o Sport naquele tempo reinava, rsrsrsrsrsrsrsrsrsr, Santa o único campeão de 1987 e todos assistiram essa vitória….

  4. Na realidade todo mundo fora de Pernambuco tem um carinho enorme pelo “santinha”. Porque quando um clube, como o santa cruz, passa pelo que passou desperta um sentimento de PENA nos outros. Acho que todo torcedor fora de Pernambuco comemorou muito o “santinha” ter ido pra primeira, pois são seis pontos fáceis. KKKKKKKKKKK…. Eu moro aqui em PE já faz 8 anos, mais sou Paulista e torcedor do Corinthians. Pra falar a verdade não gosto muito do santa porque se faz de coitado. Gosto mais como os torcedores do Sport Recife se comportam, por isso aqui sou rubro negro. E meus amigos Paulistas também gostam muito do sport Recife e quando falam do santa, falam com certa pena kkkkkkkkkkkkkkk….

  5. Flamengo é Santa Cruz tem ligações históricas a camisa cobra coral do Santa é inspirada na primeira camisa do Flamengo de cores vermelhas e pretas e brancas que mudaria em 1916 , e além disso o carinho da torcida Rubro Negra pelo Santinha é enorme inclusive no Rio de Janeiro onde toda torcida do Fla comemorou o retorno do Santa a primeira divisão , o Flamengo tem grande honra de prestigiar esse grande clube de massa …

  6. KKKKKKKKKKKKKK…. Meu Deus!!!! Isso é uma vontade de aparecer nacionalmente. Jogo contra o Flamengo?! Tenho certeza que nesse jogo a sarna vai querer tocar no assunto de 1987, pra, ainda mais, babar o Flamengo e tentar aparecer as custas desse clube do Rio.
    KKKKKKKKKKK…. São uma piada mesmo. Só queria lembrar que a força tarefa pra levantar esse clube, que só faz passar por ridículo, acabou. Esse ano vão jogar um campeonato de verdade e vai ser só lapada KKKKKKKKKKKKKKKKKK…

  7. O grandioso Esporte que em 2015 participou (eu disse participou) de 5 competições e não ganhou nada, além de experiência. KKKKKKK…
    O SANTA CRUZ tem Tininho.
    O Esporte Crube tem timinho.

  8. ÇANTA CRUI – clube pequeno do futebol brasileiro – DOIDAÇO PARA APARECER EM MANCHETES NACIONAIS, demonstrando uma CARÊNCIA ASSUSTADORA DE APARECER, convidou o DETENTOR DA TAÇAÇA DAS BOLINHAS DE ISOPOR. o framedo, o time do fujão ziquinho e cia. O ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 vai ficar esperando o gogo, para estraçaiá-lo, tanto no PE, no NE, na CB, quanto na Primeiraça. A tripa prefere abraçar, beijar, acariciar e beijar o CAPETA ZÉ PILINTRA, que encarar o MEGALEÃO, com seus olhos e sangue azuis. Cacilda!PELO MAIOR CLUBE E DE MAIOR TORCIDADA DO NORTE E NORDESTE BRASILEIROS, TUDO!!!

  9. Curiosidade: os três jogos da excursão do Flamengo ao Recife em 1925, na primeira visita do clube carioca ao estado, valeram taças amistosas.

    Torre 1×3 Fla, Troféu Torre
    Sport 3×3 Fla, Troféu Agência Hudson*
    Santa 0x3 Fla, Troféu Jornal do Commercio

    *O empate era uma benesse do convidado na era amadora (que em PE só acabou em 1937)

  10. Obs. O blog teve do Esporte Interativo a confirmação (e a transmissão) do jogo.

    Atualização: Ao Superesportes, o vice do Santa, Constantino Júnior, também garantiu a partida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*