As chances de Sport e Santa Cruz para ir à Sul-Americana de 2016 via Copa do Brasil

Copa Sul-Americana

Com o sorteio da Copa do Brasil de 2016, definindo o chaveamento até a 3ª fase, já é possível projetar as chances dos clubes pernambucanos para obter a classificação à Copa Sul-Americana desta temporada. Na prática, isso vale para o Santa Cruz, pois o Sport já tem a pré-vaga, tendo “apenas” que ser eliminado até o terceiro mata-mata. Se isso acontecer, já entra na Sula como “Brasil 1”.

Já no caso coral, caso não conquiste a Lampions League de 2016, será preciso torcer por vários resultados. Mas, como já aconteceu antes, é algo bem plausível. Primeiro, relembre a fila. Depois vamos às possibilidades…

Fila de espera para as seis primeiras vagas do país (Brasil 1 a Brasil 6)
1º) Sport (6º na Série A)
2º) Santos (7º na Série A)
3º) Cruzeiro (8º na Série A)
4º) Atlético-PR (10º na Série A)
5º) Ponte Preta (11º na Série A)
6º) Flamengo (12º na Série A)
7º) Fluminense (13º na Série A)
8º) Chapecoense (14º na Série A)
9º) Coritiba (15º na Série A)
10º) Figueirense (16º na Série A)
11º) Botafogo (1º na Série B)
12º) Santa Cruz (2º na Série B)
13º) Vitória (3º na Série B)
14º) América-MG (4º na Série B)
15º) Avaí (17º na Série A)
16º) Vasco (18º na Série A)
17º) Goiás (19º na Série A)
18º) Joinville (20º na Série A)

Em 12º na fila, o Santa torce para que seis dos onze à sua frente avancem às oitavas de final. Assim, ficaria ao menos com a sexta vaga internacional via Brasileiro/Copa do Brasil – as outras duas, completando oito representantes, vêm da Copa do Nordeste e da Copa Verde. Em 2015, essa conta deu certo, com a última vaga ficando com a Ponte Preta, vice da Série B. Agora, em três casos dois concorrentes diretos ficaram na mesma chave. Ao Tricolor, isso é ótimo. Num hipotético confronto na terceira fase, um dos dois times seria “obrigado” a passar, deixando a briga pela Sula, naturalmente. Para forçar o confronto, basta torcer para não haver tropeço nas duas primeiras fases.

Atlético-PR ou Chapecoense
Sport ou Fluminense
Ponte Preta ou Figueirense

Os outros cinco concorrentes estão “isolados” em suas chaves. No caso do Peixe, é difícil imaginar uma eliminação precoce. No caso do Fla, um caminho bem mais complicado, com Fortaleza, América Mineiro e Bahia. Confira os adversários de cada um e os pitacos do blog sobre um possível carrasco.

Santos
1ª fase – Santos-AP
2ª fase – Rio Branco-AC ou Galvez-AC
3ª fase – ABC-RN, Goianésia-GO, América-RN ou Gama-DF
A chance de tropeço: ABC

Cruzeiro
1ª fase – Campinense-PB
2ª fase – Londrina-PR ou Parauapebas-PA
3ª fase – Vitória-BA, Náutico-RR, Portuguesa-SP ou Paranahyba-PI
A chance de tropeço: Vitória

Flamengo
1ª fase – Confiança-SE
2ª fase – Fortaleza-CE ou Imperatriz-MA
3ª fase – Bahia-BA, Globo-RN, América-MG ou Red Bull-SP
A chance de tropeço: Bahia

Coritiba
1ª fase – Guarany-CE
2ª fase – Juventude-RS ou Tocantinópolis-TO
3ª fase – Criciúma-SC, Operário-PR, Paysandu-PA ou Independente-PA
A chance de tropeço: Paysandu

Botafogo
1ª fase – Coruripe-AL
2ª fase – Cuiabá-MT ou Juazeirense-BA
3ª fase – Avaí-SC, Operário-MT, Bragantino-SP ou Brasília-DF
A chance: Avaí

Levando em conta que três times se classifiquem nas chaves com dois concorrentes, então seria preciso que três dos cinco “isolados” avancem. Santos, Cruzeiro e Botafogo têm boas chances. Logo, o Santa Cruz também… à Sul-Americana. Indo além, no sorteio, a possibilidade de Sport x Santa seria de 25%, pois seria Brasil 1 x Brasil 5, 6, 7 ou 8. Já pensou?

Participações pernambucanas na Copa Sul-Americana:
Sport – 2013, 2014 e 2015
Náutico – 2013

8 Replies to “As chances de Sport e Santa Cruz para ir à Sul-Americana de 2016 via Copa do Brasil”

  1. Quem vive de sonho é o Sport dando prioridade à Sul Americana como se tivesse time pra isso. O Sport não foi, se for não fará nada… 3 Competições disputadas como mero figurantes digno de um timinho que se acha grande kkkkkkkk Se o Santa chegar mostraremos como se chega sem esse blá, blá, blá…

  2. Cassio e o Internacional? Não entra na briga pela vaga na sul-americana como quinto colocado no brasileiro?

    Nota do blog

    O Inter ficou no “limbo”. Em 5º lugar, nem foi à Libertadores nem ao início da Copa do Brasil. Irá entrar no torneio a partir das oitavas junto aos 5 times da Libertadores – e, por este motivo, não pode participar da Sula.

  3. Nunca neste século o Santa Cruz participará de uma competição internacional ou será campeão da Copa do Brasil, portanto, sonhem com o Nordestão, já temos três destes, PST!

  4. Sinceramente não acredito em papai noel, nem em Duende, portanto a cobra morta não irá disputar a Sulamericana, embora exista essa possibilidade, mais não tem problema nisso, convido a banguelada a participar do Torneio Internacional “PAPUDINHOS DO PINA”, tem pinguço de tudo quanto é lugar (A cidade tá lotada de turista). Garanto uma coisa, o troféu é muito melhor do que aquela coisa horrenda que entregaram ano passado no “CHICO SCIENSE” se é que é assim que se escreve aquela porcaria,kkkkkkkk

  5. Seu post está excelente como sempre Cássio. Mas deixemos o Sport com suas prioridades mesmo, nós tricolores estamos na Copa do Brasil temos que ir até onde puder nela.
    Sobre o post, não vejo possibilidade do Santos não ir as oitavas.
    É muito dificil

  6. Torcida do Santa: não sejam como os sonhadores torcedores do Sport. Estamos na Copa do Brasil? Vamos na Copa do Brasil, até onde puder, até o fim! Nada de cogitar entregar pra adversário. E caso o clube não consiga chegar as oitavas, a sulamericana será como prêmio ao nosso empenho de tentar chegar lá, e qualquer coisa que conseguirmos nela é lucro. Vale lembrar que o Santa só chegou no máximo as oitavas de final da Copa, se repetirmos isso estará ÓTIMO, nada garante que possamos ir longe na sula, e pegamos uma chave bastante acessível na Copa do Brasil, apesar de que o Náutico na segunda fase não foi legal, mas o Vasco sendo o cabeça de chave da nossa chave foi melhor que a encomenda! Não vamos entregar nada! Se cairmos, a Sula será o prêmio ao nosso empenho! Fica a dica!

    Nota do blog

    Júnior, no caso do Santa, concordo com você. O Santa não tem a “pré-vaga”. Logo, não pode abrir mão da Copa do Brasil. Porém, se na terceira fase eventualmente a chance aparecer, cabe à direção avaliar a possibilidade (pois é possível que este cenário aconteça). Abraço.

  7. O sorteio da Copa do Brasil não foi positivo para as chances do Santa Cruz na Sul-americana. Antes existiam 5 vagas e era preciso que 6 times entre 10 se classificassem na 3ª fase. Agora há apenas 3 vagas e é necessário que 6 times entre 8 classifiquem na 3ª fase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*