“Pernambuco é a maior força do Norte e Nordeste”. Diz Evandro Carvalho na CBF

FPF x FBF

Entre idas e vindas na ponte Recife-Rio de Janeiro, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, concedeu uma entrevista ao site oficial da CBF. Na gravação, na sede da confederação, ele definiu de forma categórica o nível do futebol local no cenário regional.

“Pernambuco hoje figura, sem dúvida, como a maior força do futebol do Norte e Nordeste. Temos hoje duas equipes na Série A. No ano passado tivemos a única equipe do Norte e Nordeste na Série A. E ainda temos quatro vagas na Copa do Brasil e três vagas na Copa do Nordeste e uma equipe na Série B.”

Claramente, o dirigente justificou a liderança pelo presente, até porque em 2013, por exemplo, eram dois baianos na elite e apenas um pernambucano. Nas entrelinhas, Evandro cutucou Ednaldo Rodrigues, presidente da FBF, com quem vive uma disputa política, inclusive em decisões da Liga do Nordeste. Sobre a quarta vaga na Copa do Brasil, o estado na verdade tem três, mas neste ano emplacou mais uma porque o Náutico se beneficiou do ranking nacional.

No Ranking da CBF, Pernambuco se mantém à frente no N/NE desde 2012.

Náutico + Santa Cruz + Sport x Bahia + Vitória.
Torcida, história, títulos, estrutura, receita, rivalidade… 

Essa discussão vai longe.

Você concorda com a declaração do mandatário da FPF?

5 Replies to ““Pernambuco é a maior força do Norte e Nordeste”. Diz Evandro Carvalho na CBF”

  1. O estadual tem que ser disputado em jogos só de ida com 10 clubes, um jogo de ida na semifinal com o mandante tendo vantagem de jogar em casa por 2 empates e os 2 jogos da final sem vantagem pra nenhuma das equipes. Apenas a de decidir em casa quem fez mais pontos em toda competição. Seria mais justo com as equipes do interior.

  2. Atribuindo uma pontuação, tentando matematizar a questão com meus critérios: (Grandeza (0 a 10) + Situação Atual (A= 5, B= 3, C=1)

    Sport: 9+5 = 14
    Bahia: 9+3 =12
    Vitória: 8+5=13
    Santa Cruz 7+5=12
    Náutico: 7+3=10
    Salgueiro: 1+1=2

    PE = 38 e BA= 25

    Se eu não me engano, essa diferença era vista no antigo ranking das federações.

  3. No cenário nacional pode até ser. São 4 clubes disputando nacionais e mais dois na D e não por conta da Federação Pernambucana de Futebol. Fosse por ela o futebol daqui estaria um lixo, visto que o Evandro depois que caiu na cadeira da entidade acabou com o campeonato estadual.

  4. Claro que ele está certo, mas isso se deve a três fatores:

    1) O Sport ser o maior do Nordeste e arrastar o Estado.
    2) Ter mais dois (SCFC,CNC) grandes times (a Bahia tem somente 2)
    3) Ter o Salgueiro como força do interior.( a Bahia não tem time forte no interior.

    Na soma dos resultados PE um pouco maior que a Bahia.

  5. Um troço desse, acabou com o pernambucano. Cada ano a qualidade cai, com os times do interior se acabando a cada ano, e os cofres da federação só enchendo. Já que não ajuda em nada, podia pelo menos não cobrar aquela taxa safada, em cima da bilheteria. O central só vai classificar porque é o “menos ruim”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*