Ranking da Série A nos pontos corridos com oito clubes nordestinos, 2003-2015

Ranking dos pontos corridos da Série A 2003-2015. Crédito: futdados.com (Júlio César Cardoso)

O sistema de pontos corridos foi implantado no Campeonato Brasileiro em 2003, repetindo o modelo europeu com turno e returno. Nos dois primeiros anos a competição teve 24 clubes, reduzindo para 22 em 2005 e, finalmente, para 20 em 2006, número que se mantém até hoje. Ao todo, 41 clubes já participaram da elite do futebol nacional neste formato, com oito representantes nordestinos.

O site Futdados, atualizado por Júlio César Cardoso, levantou o ranking geral de pontos, medindo o rendimento dos clubes no período. Essa “era” coincide com os piores resultados dos times da região, que ficaram apenas três vezes entre os dez primeiros lugares, com 14 rebaixamentos em 30 participações. Entre outros motivos para o distanciamento técnico, como organização e estrutura, vemos um reflexo da disparida incessante entre as receitas. Tanto para contratar quanto para segurar os principais nomes.

Ranking de pontos dos nordestinos na Série A (2003-2015):
1º) Vitória – 343 pontos (17º)
2º) Sport – 286 pontos (19º)
3º) Bahia – 224 pontos (22º)
4º) Náutico – 200 pontos (24º)
5º) Fortaleza – 142 pontos (29º)
6º) Ceará – 86 pontos (33º)
7º) Santa Cruz – 28 pontos (40º)
8º) América-RN – 17 pontos (41º)

Participações:
7 – Vitória
6 – Sport
5 – Náutico e Bahia
3 – Fortaleza
2 – Ceará
1 – Santa Cruz e América-RN

Campanhas entre os 10 primeiros:
2008 – Vitória (10º)
2013 – Vitória (5º)
2015 – Sport (6º)

Rebaixamentos:
3 – Vitória
2 – Fortaleza, Sport, Náutico e Bahia
1 – Santa Cruz, América-RN e Ceará

16 Replies to “Ranking da Série A nos pontos corridos com oito clubes nordestinos, 2003-2015”

  1. Esses torcedores da minhoca do canal são mesmos uns coitados. Como passaram anos habitando o submundo do futebol, a fossa do futebol, passando 10 anos fora da série A, quando tocam na ferida vêm falar de público, como se houvesse um troféu ou título pra isso. Um consolo pra uma torcida de um clube fracassado. Tenho pena desses pobres diabos.

  2. Caro Reporter,

    Vc é bom estatística!! Então prepare o ranking dos clubes do NE que mais levaram publico para os estádios no últimos 10 anos. Favor, divulgar a fonte dos dados.

    Vale também informar que números informados acima não tem consistência, ou seja, estão errados. Tenho como provar!!

  3. a sarna pus ou melhor dizendo bora cruzpp so e melhor em rebaixamento pmicos e vexames,puro lixo a serie b ja e uma constante nesse timeco do canal.

  4. Agora sr. Cássio, mostre o valor recebido por todos os clubes desde 2003 até 2015, para mostrar o verdadeiro abismo entre os clubes citados nesta reportagem. Sem falar que desde que o bode roco evaporou-se a coisa ganhou o que. Copa do Brasil de 2008 teve o juíz comprado para não dar um penalty escandaloso no final do jogo, copa sulamericana,faz vergonha, 87 só jogou contra times de 2ª, tanto que desde 88 qual campeonato nacional ganharam, antes que falem besteira, copa do brasil é torneio e não campeonato. o futebol daqui é tão pobre e vergonhoso como a política local. Valor mesmo só o presidente da coisa que é o único mandatário que tem coragem de enfrentar de frente a bandidagem existente da torcida organizada do seu time, os outros mandatários de santa e náutico sempre foram covardes e hipócritas em relação a este assunto. por favor procure pautas mais substanciais.

  5. Acho que não devemos nos comparar com as santetes e/ou barbies já que as coitadinhas não tem dinheiro, portanto, não tem competência de ficar na série A. Devemos a partir de agora deixar elas brigando entre si para saber quem vai ganhar o troféu me engana que eu gosto.

  6. Corrigindo, SPORT 6 participações, SARNA 1, SPORT indo para 7ª e SARNA indo para 2ª, SPORT 286 pontos, SARNA míseros 28 pontos!!!

  7. SPORT 6X2 SARNA, em participações, SPORT 286X28 SARNA, verifiquem esta estatística seus energúmenos!!!!

  8. que povo burro da Sarna.. a pesquisa é quem participou mais vezes e manteve a melhor media da serie A, inclusive o sport tem a 19 melhor media do Brasil onde há mais de 600 equipes porfissionais, e realmente, caímos mais que vocês para B porque temos mais capacidade de subir também. outro ponto,ainda bem que a queda é para B, E vocês sabem contar?? conta ai?? A,B,C,D,D,D… kkkkkkkkk!!! Sarna microscópica!!! Timinho pequeno do canal… vão olhar para o rabinho de vcs timeco…

  9. caro colega tricocor, essa estatísticas e também se não prestou atenção, e pra quem está a mais tempo na elite coisa q ue vocês estão bem distante ok!

  10. Esse Cássio é um autêntico tricolor…
    Tá igual ao twitter oficial da merda do Santa Cruz que não tem intimidade com a boa e velha língua portuguesa. HUAHUAHAUHUAHUAHUAHUA… Dá zero para ele mesmo… Para todos eles…. RIDÍCULOS!!!

  11. Ah tricolor, nem entender a reportagem vcs conseguem??Claro que o Sport foi mais rebaixado que o Santinha né burrinho!!! OO Leão tem 6 participações e duas quedas, o minhoca do canal tem uma participação e caiu quantas????Umaaaa, como vc queria ter caído mais de uma vez se na única participação voces caíram, detalhe que sua queda foi sem freio, A,B,C,D??que burro da zero pra ele…..kkkkkkkk

  12. A torcida do boi diz que o time deles é o maior do nordeste, mas está atrás do Vitória – BA e foi rebaixado mais vezes da série A pra B que meu Santinha. Kkkkkkkkkkkkkk

  13. Caminho para Taça Libertadores, para o futebol nordestino, não é por aí. SPORT tem que ser campeão da Copa do Brasil ou da Sulamericana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*