Classificação do Ministério do Esporte: Arena PE 5, Ilha 3, Arruda e Aflitos 2

Análise da Sisbrace sobre os estádios pernambucanos

A partir de agora, os principais estádios do Brasil têm uma avaliação oficial, através do Ministério do Esporte. A pasta criou o Sistema de Classificação de Estádios (Sisbrace), numa parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como ocorre em hotéis, de uma a cinco estrelas, as praças esportivas foram avaliadas de uma a cinco bolas.  Durante dois anos, foram detalhados 155 estádios em 129 cidades do país, sendo 8 em Pernambuco, com cinco na região metropolitana, um em Caruaru, um em Salgueiro e um em Petrolina.

A análise levou em conta segurança, conforto, acessibilidade e vigilância sanitária. No cenário local, sem surpresa, a Arena Pernambuco foi a única com a nota máxima (apenas 13 estádios do país conseguiram cinco bolas). Apesar da capacidade de público inferior (32 mil x 60 mil), a Ilha do Retiro ficou à frente do Arruda, que acabou penalizado pela higiene.

A classificação no catálogo de 2015 tem validade de 36 meses. Para 2016, o estudo deve contemplar mais 140 estádios. Segundo o comunicado do ministério, “uma nova avaliação pode ser solicitada pelos gestores dos estádios antes do término do período, a fim de que seja verificado o atendimento às exigências e sempre que o responsável pelo estádio entender que melhorias e adequações realizadas justificam o pedido”.

Classificação geral no país:
5 bolas – 13 (Arena Pernambuco)
4 bolas – 3
3 bolas – 51 (Ilha do Retiro)
2 bolas – 59 (Arruda, Aflitos, Ademir Cunha, Cornélio de Barros e Paulo Coelho)
1 bola – 29 (Lacerdão)

O projeto foi lançado em 2012, inspirado no modelo europeu, que tem Wembley e Stade France com cinco estrelas, entre outros. O orçamento para a produção do levantamento, feito nos últimos dois anos, foi de R$ 5,4 milhões.

33 Replies to “Classificação do Ministério do Esporte: Arena PE 5, Ilha 3, Arruda e Aflitos 2”

  1. Senhor Ricardo Lima, o estádio da Ilha do Retiro, foi o único de Pernambuco que sediou um jogo da copa do mundo de 1950. No Arruda, esmola de um ex-governador, só houve amistosos!! Você poderia dormir sem essa!!

  2. Senhor Elias Melo, você é idiota ou burro!! Todos já sabem que o SPORT entregou o campeonato de 2015 para O Santa Cruz não fechar as portas.
    Além disso, o Salgueiro recebeu R$$ 200.000 para abrir o jogo na final!! Santa Cruz campeão de merda da marmelada pernambucana!!

  3. Isso porque a avaliação foi feita antes do Arruda desabar. Senão teria sido uma bolinha só. Pense numa segurança…

  4. Esses estadios da decada de 40 (aflitos) 50 (ilha) 60(arruda) são sucatas!(desculpa qualquer erro na decada…)
    (Quem trabalha com Engenharia sabe que qualquer edificação tem a sua “VIDA UTIL”,nao é edificação para a “ETERNIDADE”,nunca sera.!)
    Nao se enquadram no padrão seculo 21 FIFA..
    O Clube que não tiver dinheiro,Credito no mercado e Torcida tende a desaparecer ou Fundir com Outro
    Nao preciso dar Nomes aos Bois..(quais clubes.)

    O tricolor Jose nivaldo fala isso ha muito,muito,muito tempo…mais muito mesmo!

    Os “sofredores” do nacruii, como êles nao tem numeros(campeonatos importantes..etc..) ,nem nada para mostrar,aí eles ficam com pápinhos de fofoqueiros ,papo de maricas de “Golfinho”..”Da leoa” ,”bob esponja” …ridiculos!

    A gente espreme,espreme o papo dos tri-alvirubros e nao sai nada.! é .tudo lixo…kkkkk

    ESSA é a REALIDADE em PERNAMBUCO que so tem o SPORT.!

    O Cassio nao tem “culpa” se fala que Sport tem muito mais titulos e o SPORT é conhecido nacionalmente muito mais do que os outros..,
    Que o Sport tem a maior torcida,
    Que Sport tem o estadio “menos ” RUIM.”…Classificado por orgão externo

    E este Artigo é muito pertinente,pois caiu la um muro no arruda mostrando o Abandono do estadio Arruda e a imundice, relatada pelo orgão que classificou os estadios,meus amigos!!!

    Cassio tem culpa de dizer a VERDADE????

    O o Sport esta tentando fechar parceria para construir um estadio moderno,porem nesta epoca de tantas investigações,as empresas de investimento estão em ritmo de “espera”O projeto ja aprovado na prefeitura..faltam investidores.,falta grana no mercado!(Sport sabe que a Ilha do retiro atual, é um estadio ultrapassado)
    O Unico estadio “excelente” em Pernambuco é a Arena para 45.000 torcedores.(aonde o nautico poe 1.500 sofredores(ultimo jogo)
    A precariedade,e IMUNDICE do Arruda é GRITANTE!!!.
    So nao vê quem adora sujeira e PROMISCUIDADE…
    a verdade doi??
    Cassio nao tem culpa a realidade esta aí,diante dos nosso olhos.tsc…!
    Não adianta pressionar este otimo jornalista, bando de mafioso!!

  5. Meu caro ” Henrique”, ridícula é sua capacidade argumentativa. Seria interessante investigar todas as denúncias de compra de resultados do seu time, que estão na net, a ultima foi de um ex-presidente do Vila Nova. Estamos no reerguendo limpamente, com dificuldades financeiras , sem o beneplácito da imprensa, que alguns julgam a soldo do time que você torce. Vencemos no campo, com fair play. O Arruda será modernizado. E se não for, sempre poderemos jogar na Arena , que é do povo pernambucano. Atitudes como a sua; que descambam para o insulto puro e simples, só insuflam a guerra entre as torcidas, pois quem planta vento, colhe tempestade. Saudações tricolores!

  6. O quê os sábios tricolores têm a dizer sobre o Arruda agora? O clube é ridículo, mas o ser humano torcedor do Santa Cruz não precisa ser ridículo também. Afinal, acredito que apesar de torcer pelo Santa Cruz, ainda existem alguns torcedores com um cérebro dentro da cabeça.

  7. Bom dia!!!
    Gente não deem comentários a esse BLOGUEIRO MEQUETREFE pois, o mesmo é um BURRO NEGRO É SÓ COLOCA MERDA NAS SUAS PUBLICAÇÕES EU JÁ CANCELEI MINHA ASSINATURA E FAÇAM O MESMO SE ALGUÉM ESTIVER AINDA.
    DIÁRIO DE PERNAMBUCO GOSTARIA QUE VOCÊS MOSTRASSEM QUAL IMPORTÂNCIA ESSA MATÉRIA TEM PARA SER VEICULADA

    Nota do blog

    André Luiz, seria melhor você encaminhar um e-mail ao Ministério do Esporte: ouvidoria@esporte.gov.br

    (obviamente, editei o seu xingamento, mas resolvi liberar o comentário para dividir com outros leitores tamanha sabedoria)

  8. Ridículo, o Artudão, simplesmente é o maio estádio de PE e o Quarto Particular do Brasil. só isso, o da coisa, é o chiqueiro de PE

  9. A seleção joga no arruda por causa da capacidade e não por infraestrutura. A ilha sempre foi e sempre será o melhor estádio.

  10. Acho engraçado estes fofoletes que ficam aqui criticando a nojeira do Arruda, como se os CAMPOS da Barbie ( piniquinho ), e da Coisa ( pinico mediano ) fossem coisas cheirosas e bem cuidadas. Vão assistir um jogo e usar aquele banheiro onde ficam as torcidas visitantes na Ilha, ou no antigo chiqueirinho- se é que ainda existe – na arquibancada que fica do lado oposto às sociais. Só queria saber onde está a diferença para o Arruda. A Arena, apesar da grande quantidade de embalagem de batons rosas e lenços remelados que são esquecidos sujando as cadeiras, ainda se salva.

  11. Essa será a piada do século…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Como um ” estádio ” que está afundando dentro de um mangue putrefado, que só tem 7 lances de arquibancadas, pode ser melhor do que a Casa da Seleção em Pernambuco, como bem disse o tricolor, Ricardo ? A segunda parte é que me fez rir ainda mais…colocar Aflitos ou Ademir Cunha na mesma condição do magistral Arrudão ! Só posso rir, e muito…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Complemento do post…

    Áreas de classificação:

    Segurança: inclui os aspectos de engenharia relativos ao sistema estrutural, de coberturas, de instalações sanitárias e elétricas, equipamentos e máquinas em geral, além de segurança pública e prevenção de incêndio e pânico;

    Conforto e acessibilidade: trata aspectos como conforto térmico, acústico, de iluminação e serviços, infraestrutura e visual, além de itens como orientação espacial, comunicação, deslocamento e utilização do espaço e dos seus acessos no que diz respeito às pessoas com deficiência (PCD), pessoas com mobilidade reduzida (PMR), obesos e idosos. São todos os itens que envolvem a circulação externa e interna do público, acesso ao estacionamento, rotas acessíveis, áreas de permanência, instalações sanitárias e condições de acessibilidade ao campo.

    Vigilância Sanitária: avalia os serviços de alimentação, infraestrutura das instalações sanitárias e de saúde, de acordo com as normas vigentes.

    Link do Ministério do Esporte: http://www.esporte.gov.br/index.php/ultimas-noticias/209-ultimas-noticias/54689-conheca-o-guia-de-classificacao-dos-estadios-do-ministerio-do-esporte

  13. QUE CRITÉRIO ESCROTO É ESSE QUE DIZ QUE AQUELE MANGUE É MELHOR QUE O ARRUDA, A CASA DA SELEÇÃO BRASILEIRA EM PERNAMBUCO?

  14. Isso só pode ser pra ajudar no Marketing da “Arena” de Dudu. Acessibilidade da Arena com 4 bolas, hahahahahhahahha

  15. O finado Eduardo Campos acabou o Náutico. A tradição de a gente que mora no entorno ir ao campo acabou-se. As gerações do futuro não sabem que existia o Clube Náutico Capibaribe. Não tem mais carnaval na sede do Náutico. Não tem mais futebol. Não tem mais basquete, natação. Nada. Tudo porque Eduardo Campos queria ser presidente do Brasil, aliou-se a uma empreiteira notória financiadora de campanhas políticas, construiu a Arena Pernambuco e mandou o Náutico jogar lá: rompeu a tradição e a cultura dos bairros das Graças, Aflitos, Torre. Boa Vista. Em vinte anos o
    Clube Náutico Capibaribe não terá mais torcida. O Clube não existirá mais. Será um América Futebol Clube.

  16. Rubro necas, sou ciente de que o ARRUDA necessita de melhoras, mas aí vocês virem falar que o ARRUDA é a vergonha de PE. Isso é pura inveja que vcs sempre tiveram. Meus amigos teremos um jogo da seleção no Estado esse ano, e a Fifa está em dúvidas entre a Arena PE e o estádio do Arruda. Então não venham falar besteiras. Seu m…

  17. Como podem fazer comparação dos estádios do sport, náutico, central, ademir cunha e outros com um cagador imundo como o campo do santa cruz? Isso é muito errado!!!!
    Vamos rever isso e comparar o do santa cruz com os aterros sanitários existentes no país inteiro e mesmo assim o cagador do arruda ainda vai ganhar só uma bola!!!

  18. eu queria entender com a “coisa” tem uma classificação de 03 bolas da forma q foi apresentada 3-2-2… isso é média para 02 bolas… é cada uma q inventam…

  19. Tamanho nunca foi documento, o Arruda é uma nojeira, parece um estadio abandonado q é camuflado com uma pintura anos após anos. A “diretorias” do santa, só tomam providencias, e “paliativas” quando é obrigada, seja com uma interdição ou quando acontece um desastre. O pior é q essas providencias na maioria das vezes vem com recurso publico.

  20. Acredito nesta analise, avaliaram 01 bola para higiene do imundão do Arruda, pois lá as privadas são utilizadas para arremesso, os sarnentos cagam e mijam no chão mesmo!! tipico de submundo!

  21. Absurdo o Arruda ter a mesma classificação dos Aflitos que é uma zona lá dentro. Só fui uma vez aos Aflitos e é muito desorganizado, nem na entrada certa eu consegui entrar. E quando cheguei lá para ver o jogo a experiência foi horrível a arquibancada fica um nível abaixo do campo, você praticamente olha para cima para ver o gramado e ainda mais com a grade na frente. Sem falar que o gramado dos aflitos é uma ladeira, favorecendo um dos lados.

  22. Acho injusto avaliar o estádio dos Aflitos. Atualmente é um estádio inexistente praticamente. Sem nenhuma manutenção e tal. Acho que esses critérios são interessantes e é uma coisa meio assustadora Aflitos e Arruda ficarem no mesmo nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*