Pelo centenário do clássico, um possível campeonato paralelo entre Sport e Santa

Pernambucano 2013, final: Santa Cruz 1 x 0 Sport. Crédito: Globo/youtube/reprodução

Sport e Santa Cruz podem se enfrentar até dez vezes em 2016. Pelo calendário, quatro clássicos já estão definidos, com dois jogos no hexagonal do Campeonato Pernambucano e outros dois no Brasileiro. Entretanto, a lista pode aumentar com mais três mata-matas, incluindo Estadual, Nordestão e Copa Sul-Americana. A temporada, que promete ser farta, marca também o centenário do Clássico das Multidões, que será celebrado em 6 de maio, na data do pioneiro amistoso no antigo campo do British Club, em 1916. Para acirrar de vez a rivalidade. Ao blog, a FPF confirmou que confeccionará dois troféus para a data.

Ao contrário de 2009, com taças idênticas para alvirrubros e rubro-negros nos cem anos do Clássico dos Clássicos, a ideia agora é entregar peças em tamanhos distintos, com o troféu maior ao vencedor da data comemorativa. Mas em qual partida, exatamente? A federação começará a promover o novo centenário já em 21 de fevereiro, no primeiro clássico, pela 4ª rodada da competição local, na Ilha. Entre as várias possibilidades, como a escolha de um jogo distinto (e o mando?) ou dois (em qual torneio?), há a possibilidade de somar os resultados do ano inteiro, como uma espécie de campeonato paralelo.

Pontos corridos, apenas com os confrontos entre o Leão e a Cobra Coral. Para isso, a direção de competições da FPF precisaria comunicar os dois clubes, mesmo com a premiação extraoficial, sem influência nos torneios regulares.

Ou seja, uma “Taça das Multidões” de 4, 6, 8 ou 10 jogos em 2016.

E se os rivais somarem o mesmo número de pontos? O que não falta é critério, como saldo de gols, vitórias na casa do adversário, gols na casa do adversário etc. Se não tiver jeito, aí divide mesmo, como em 2009, após o empate em 3 x 3.

A “última rodada” seria no returno da Série A ou na volta da Sula. Já pensou?

Pernambucano 2013, final: Sport 0 x 2 Santa Cruz. Crédito: Globo/youtube/reprodução

4 Replies to “Pelo centenário do clássico, um possível campeonato paralelo entre Sport e Santa”

  1. Pingback: Troféu Givanildo Oliveira, a homenagem ao centenário do Clássico das Multidões | Blog de Esportes

  2. Pedro, nada de mancadas.
    O próprio blog já explicou as possibilidades de o Santa Cruz participar da Sulamericana DESTE ano.
    Sou rubro negro e torço para que aconteça.

    Quanto ao post, excelente lembrança e ideia.

    Abraço!

  3. Cassio, eles podem se enfrentar 4 vezes no pernambucano, contando a fase final.

    Nota do blog

    Exatamente. Disso no próprio post: “a lista pode aumentar com mais três mata-matas, incluindo Estadual, Nordestão e Copa Sul-Americana.” Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*