O abraço dos mascotes de Náutico e Sport e a necessária simbologia da paz

Timbu e Leão num apelo de paz no Clássico dos Clássicos em 2016. Foto: Rafael Martins/Esp.DP

Num tempo de intolerância no futebol, tendo como triste consequência o afastamento de torcedores dos estádios, o simbólico abraço dos mascotes de Náutico e Sport na Ilha chamou a atenção. Símbolos que se confundem com os próprios clubes, com o timbu presente na vida alvirrubra desde 1934 e com o leão na história rubro-negra ainda há mais tempo, desde 1919. Exemplar a ideia em conjunto no Clássico dos Clássicos, com o Sport autorizando a entrada do mascote rival e o Náutico encampando a oportuna causa, com ambos compartilhando mensagens após o jogo, independentemente do resultado.

Dias antes, uma cena bem parecida já havia repercutido na Europa, com o urso Berni, do Bayern de Munique, sendo recepcionado em Turim pela zebra J, da Juventus, antes do duelo pela Champions League. Do aeroporto às ruas. Mesmo lá, com um nível de organização maior, a ideia também era pregar a harmonia entre os adversários. Lá, rivais de ocasião. Aqui, rivais centenários.

Sport
A rivalidade, que se restringe às quatro linhas, é o que faz do futebol encantador. Rivais sim, inimigos nunca

Náutico
A rivalidade é só dentro de campo. O verdadeiro espírito do futebol sempre irá nos unir: a paixão de cada torcedor

Zebra da Juventus e Urso do Bayern juntos em Turim, pela Champions League 2016. Crédio: juventus.com

2 Replies to “O abraço dos mascotes de Náutico e Sport e a necessária simbologia da paz”

  1. Não esqueçamos que a rixa é promovida pelas próprias diretorias dos clubes, extremamente amadoras. Não raro, torcedor visitante é mal tratado, fica em lugares ruins e caros, substituições de time visitante não são anunciadas, e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*