O adeus a Leonardo, o ídolo da Ilha

Leonardo comemorando um gol pelo Sport em 2000. Foto: Sport/site oficial

Leonardo, o maior campeão pelo Sport.

7 títulos pernambucanos (1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999 e 2000)
2 títulos nordestinos (1994 e 2000)

Integrante de uma das maiores safras reveladas na Ilha do Retiro, junto a Juninho Pernambucano, Chiquinho e Adriano. Todos com passagens na Seleção Brasileira. Qualidade técnica indiscutível, inesquecível. Craque.

Com a camisa rubro-negra foram 367 jogos e 136 gols, sendo o terceiro maior artilheiro da história do clube. Nem era o camisa 9. Com muita mobilidade, vestiu a camisa 7 e infernizou as defesas adversárias. Caindo pelas pontas, driblando, batendo cruzado. Entre outros feitos, foi artilheiro do Estadual em 1997 e 1999, marcou cinco gols no Mineirão num inesquecível 6 x 0 sobre o Atlético e liderou o Sport em suas grandes campanhas no Brasileirão na década de 1990.

134 gols, o maior artilheiro leonino em competições oficiais
33 gols, o maior goleador do clube na Série A

Sem dúvida, foi um dos maiores nomes do Leão, com a sua passagem toda documentada em vídeos e narrações desde a sua chegada de Picos, aos 18 anos. O Sport cresceu com o atacante e vice-versa. Em uma longa carreira, também atuou em outros clubes, inclusive no maior rival, mas a sua imagem se confunde mesmo com o Leão. Aos 41 anos, Leonardo faleceu vítima de uma neurocisticercose, após quase um mês internado.

Jovem demais, sem direito a um jogo de despedida, uma lacuna irreparável.

Certamente, foi o ídolo de muita gente, sendo o meu primeiro no Sport.

Obrigado, Leonardo…

6 Replies to “O adeus a Leonardo, o ídolo da Ilha”

  1. Eu sou um privilegiado: o vi jogando ao vivo, no estádio, não apenas pela tv e/ou rádio. Jogador completo, que pensava no coletivo apesar de se destacar. Craque na essência da palavra!

  2. Qd sabíamos que ele iria jogar, nossos corações se inflamavam; pois com ele nós entendíamos que “nós podemos vencer”. Obrigado Leonardo que tanto nos fez sorrir, dessa vez nos fez chorar. A saudade não será maior que a gratidao, A nacao rubronegra te aplaude de pé,nosso amigo e irmão..

    Então com é,como vai ser e para sempre seráaaaaaaaaaaaaa…

  3. Complemento do post:

    Ainda jogando no Sport, Leonardo, Chiquinho e Juninho foram convocados para a “Seleção Brasileira de Novos” em 1995, quando disputaram o Torneio de Toulon, na França. No mesmo ano, Adriano foi chamado para a Seleção principal. Em 1996 foi a vez de Chiquinho.

    Leonardo e Juninho seriam chamados para a seleção principal jogando no Vasco.

  4. Futebol nacional mais pobre! Deu muitas alegrias ao Sport e muitas tristezas aos adversários do Leão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*