Censo do Flamengo para mapear os 27 estados. PE tem o menor % do Nordeste

Censo do Flamengo em março de 2016

Apontado há décadas como dono da maior torcida do Brasil, o Flamengo teria 32 milhões de torcedores segundo o estudo mais recente do Ibope, realizado em 2014. Isso se reflete diretamente em audiência e compra de produtos, entre outras vertentes. Para tornar esse número mais concreto, o clube criou o Censo Rubro-Negro, para mapear a sua torcida nos 27 estados, à parte do quadro de sócios. No formato, basta cadastrar o CPF no site oficial, meio válido, pois a internet já conta com 100 milhões de brasileiros conectados.

Promovido pela empresa Golden Goal Gestão Esportiva, o cadastro será feito de 1º de março a 28 de abril. Em quatro dias o número chegou a 30 mil pessoas, com o público masculino correspondendo a 80%, já sendo possível conferir os percentuais absolutos por estado. Tema em outras oportunidades no blog, vamos à influência do Fla no Nordeste. Sem surpresa, Pernambuco apresenta o menor percentual, o único abaixo de 1% – algo tratado como orgulho local. O índice é ainda mais relevante ao considerar que o estado tem a segunda maior população da região (9,2 milhões), abaixo só da Bahia (15,1 mi).

Sobre a torcida do Urubu, um estudo da Pluri Consultoria, feito em 2012, indicava que até 74% da torcida flamenguista estaria fora do Rio de Janeiro, com o status de “torcida nacional”. Neste primeiro cenário do censo do clube, o número cai para 58%, sendo o Distrito Federal o maior colaborador (6,6%). Lembrando que o presidente do Fla, Eduardo Bandeira de Mello, havia dito que o clube teria a maior torcida em 24 estados, o que incluiria Pernambuco, estatística rechaçada pelo blog, através de todas as pesquisas já feitas por aqui.

Percentual absoluto do Censo Rubro-Negro (até 04/03/2016)
4,50% – Bahia (1.350)
2,30% – Maranhão (690)
2,00% – Ceará (600)
1,90% – Paraíba (570)
1,70% – Rio Grande do Norte (510)
1,50% – Piauí (450)
1,40% – Sergipe (420)
1,30% – Alagoas (390)
0,89% – Pernambuco (267)

Indo além da quantidade de torcedores do Flamengo, é válido ressaltar a ideia, que dará ao clube condições de estreitar o relacionamento com os seus seguidores. Seja em campanhas de marketing, lançamento de produtos, transmissões etc. Algo que poderia ser copiado por Náutico, Santa e Sport, que hoje têm em suas páginas oficiais no facebook o único meio de análise geral.

11 Replies to “Censo do Flamengo para mapear os 27 estados. PE tem o menor % do Nordeste”

  1. Aliás o maior problema dos pernambucanos no geral é a tremenda inveja do estado da BAHIA. Perdem em grandeza, na economia, no turismo. kkk
    Pensam que são Holandeses… os torcedores do sporte pensam que são mais de 10 milhões de torcedores e se esquecem que em todo o estado não tem nem isso de seres semi´holandeses. kkkkk
    Será que eles pensam que cruzando as fronteiras do seu estado vão encontrar essa torcidinha em todo o nordeste.. kkkk
    CRESCEM, MAS ANTES RESPEITEM OS GRANDES!

  2. Com relação ao título de 87, basta analisar com quais clubes foram disputados as duas competições, Daí teremos uma ideia do nível de grandeza e de “clientes” que cada participante tem. Olha para as duas grandes finais. De um lado sporte x guarani, do outro FLAMENGO E INTERNACIONAL. Observe com quem esses dois grupos disputou até a grande final. PARECE LÓGICO, E MESMO DEPOIS DE QUASE TRÊS DÉCADAS, É CLARO QUE ISSO FOI NADA MENOS QUE A DISPUTA DA SÉRIE A, ONDE O FLAMENGO SAGROU-SE CAMPEÃO, E A SÉRIE B ONDE O SPORT SAGROU-SE TAMBÉM. ESSE É O FATO CONSUMADO, AGORA O DIREITO CONSUMADO… AÍ AS DISCUSSÕES JURÍDICAS VÃO CONTINUAR NO SUPREMO. O FATO É QUE O FLAMENGO NÃO CHEGOU A FINAL APÓS TER DISPUTADO COM TIMES pequenos…
    O problema é que o sport ainda pensa que é colonia da HOLANDA, eles se esqueceram que pernambuco também é BRASIL, olha só SPORTE, e sem E. BRASIL não é com Z !
    Essa raiva, inveja ou sei lá, é muito perigosa. Existe países grandes, cidades grandes, clubes grandes, etc… o que se mede a grandeza de uma instituição são o n° de clientes que representam esta instituição.
    é claro que os USA são maiores que o Brasil, assim como, SP é maior que o RJ, etc… PARA O SPORTE SER GRANDE, AINDA FALTA MUITO, INCLUSIVE O E, POIS SOMOS BRASILEIROS.

  3. No dia em que o flamedo pagar todas as dívidas que chegam a quase um bilhão de reais aí a gente pode falar em respeito ou coisa do tipo. Aqui é Pernambuco, terra de gente guerreira que não se dobra a um clube eternamente endividado e apadrinhado pela Rede Nojo e pela CBF corrupta o resto é choro livre de perdedor. O regulamento foi assinado e aceito por todos por todos os clubes participantes antes do começo da competição, aí quando chega no final o “clubinho chorão” flamedo faz mimimi e diz que não vai enfrentar os outros semifinalistas??? A regra é clara não compareceu no local e hora marcada espera-se 15 minutos e o vencedor ganha por WO.

  4. Já estive muitas vezes em pernambuco, Acho interessante que torçam para os seus respectivos clubes, porém, não vejo com bons olhos essa RAIVA dos clubes inferiores aos clubes de grande massa. O flamengo é o mais querido do mundo por questões nacionais, flamengo não é carioca, é brasileiro, é a maior identificação no exterior por conta da sua tradição e grandeza. FLAMENGO TEM SUAS ORIGENS NO POVO BRASILEIRO: É O RICO É O POBRE, É A UNIÃO DESSA GENTE, E DE FÉ DIFERENTE.
    Portanto graças também ao nordeste, ao centro oeste, ao sul, ao norte e ao sul deste, é que essa grandeza existe: VIVA AO FLAMENGO!

  5. Pernambuco é f#@@@a , colocamos paraibacas , maranhenses no bolso sou sport mais tenho orgulho de termos co-irmãos do náutico e Santa que defendem carne e osso seus respectivos times , fico muito feliz com essa notícia , aqui não abrimos nem a pau para times e timecos do eixo sul-sudeste aqui quem manda somos nós pernambucanos , nordestinos com muito orgulho

  6. Eu escrevi em um forum,na epoca,,qdo o Ladrão Ricardo Teixeira(hoje me parece preso,ou em vias de ser preso)Ricardo teixeira na Sede da CBF (Barra da tijuca)(pasmem! não é em Brasilia) na sede da CBF em combinação mafiosa com Patricia inexpressiva..Amorim do Flamengo e tendo Ricardo teixeira ,pressa em fechar as gavetas e desaparecer da CBF e do brasil,corridoda polícia(vejam o contexto..kkkkk),assinou num papel “higienico” “declarando Flamerda “tambem” Campeão (Fujão) (covardão) Brasileiro de 1987!
    Escrevi:
    “Mais uma “cascata” ou seja, “bla-bla-BLA-BLA”..Repetir uma mentira milhares de vezes para ver se “cola”…todos aqui sabem que o Pernambucano,Gaucho,Mineiro tem seus clubes do coração na sua cidade.
    É o mesmo caso do Flamengo querer “dividir” o Titulo de 1987 como Sport..apos Levar W.O e o campeonato prosseguiu ate a Final,quando o Sport foi Campeão Brasileiro de 1987.
    Apos O Flamengo perder na bola e em todas mas instâncias dos Tribunais desportivos e de Justiça.
    Aí,aparece o Ladrão Ricardo Teixeira ‘as pressas fechando as gavetas do Birô(nos vimos esta cena Padrão dos corruptos acontecendo agora com o presidente da CBF o Marin,lembram?) e assina um documento dizendo ,que êle Ricardo LadrãO Teixeira(JUNTO COM A KENGA PATRICIA AMORIN (presidente na epoca do Flamengo)dando propina ..) que:”achava” que Sport e Flamengo deveriam dividir o Titulo Brasileiro de 1987…Piada!!
    Diante de tantos escandalos na CBF e na FIFA,FBI prendendo os ladroes.extradições ‘a vista….etc…Pergunto:
    Alguem acha que Flamengo no Supremo Tribunal FEDERAL tem alguma chance?????????????
    kákákáká!!!!!!!!!!!!!
    Quero so ver como vai ficar essa palhaçada do Flamengo!!!!!”

    Quer saber?????

    Quanto mais falarem do Sport no Brasil, mais Marketing esportivo para o meu querido SPORT!!!!!

    Tenho outras “COISAS” parar fazer, tou me lixando p Flamengo e seus Ladrões!!!!!

    Prejuizo de Marketing do Flamengo em Pernambuco é muito,mas muito maior..!!!

    Os 6 milhões de torcedores do Sport no Brasil consideram
    Flamengo com todas esta sacanagens(por justa razão)(O Flamengo pediu a FIFA p Banir o Sport no Brasil ,simplesmente..)
    Os milhões de torcedores do Sport nao compram produtos do Flamengo!!
    O Poder aquisitivo bom,digamos.

    Quem perde mais com isto??????

    Danem-se!!

  7. A pluri ofereceu melhores dados. Vergonha do futebol elitizado era pra ter no minimo 2 times de cada estado grandes no cenário nacional.
    Uma sugestão que ninguem pediu mais era melhor um capeonato br separado por região cada vencedor da região fazia um grupo final, quem fizesse mais pontos ganhava. Acabava com os estaduais e fazia uma copa do br o ano todo com todos os clubes do pais sendo que nas duas primeiras fases um time da mesma região não poderia se enfrentar.

  8. Sou Rubro negro, tenho muito orgulho em ser torcedor do sport recife, mas tenho que admitir que é por essas e outras que também tenho orgulho dos torcedores de santa e náutico!!! Aqui em Pernambuco não tem pra ninguém, Pernambuco é dos Pernambucanos!!! Orgulho do Nordeste!!! SPORT X NÁUTICO X SANTA CRUZ = QUER BATER DE FRENTE? KKKKKKK PST!!!

  9. Em Pernambuco deve ser a quinta ou sexta. Mas isso nada interfere no título de 87, que é incontestável.

  10. Quando afirmo que a segunda maior torcida da Bahia é do flamengo, é tudo baseado em números. E tem gente que vem considerar torcida de vitória da Bahia como terceira maior de NE. Nem aqui, nem na China. Digo, no lixão.

  11. Muito bom. É uma ferramento mt melhor que as redes sociais, já que o torcedor tem que cadastrar o cpf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*