Mapeamento municipal de torcidas: Salgueiro (Plural/2016)

Pesquisa de torcida em Salgueiro, em março de 2016. Crédito: Plural Pesquisa

Historicamente, os grandes clubes do Recife perdem torcida na proporção da distância da BR-232, que corta o estado, em relação ao Marco Zero. A partir de Caruaru, a curva fica mais acentuada, com pequena influência no Sertão, caindo 68,7% no Grande Recife para 11,2%, segundo o Instituto Opine, em 2008. Contudo, pesquisas na região sertaneja são mais raras em termos de amostragens. Daí, a importância do levantamento feito pela Plural Pesquisa somente no município de Salgueiro, hoje o maior centro de futebol da mesorregião, a 515 quilômetros do litoral. O instituto foi contratado para fazer um levantamento particular, ouvindo 300 pessoas, e no embalo – com a autorização do contratante – adicionou a pergunta “Qual é o time de futebol que você torce?”.

Profissionalizado há apenas dez anos, o Salgueiro ostenta uma regularidade na Série C, tendo ascendido uma vez à Segundona, e na década atual vêm brigando quase sempre no mata-mata local. Assim, ganhou força e apoio. O vice-campeão estadual de 2015 apareceu como a maior torcida, desbancando o Flamengo, tido como hegemônico há muito tempo. Hoje, quase 1/5 de Salgueiro torce pelo time da casa, que não por acaso criou uma campanha de sócios – a maior dos times do interior, com mais de duas mil adesões. Curiosamente, Salgueiro e Flamengo se enfrentaram na Copa do Brasil de 2015, com classificação carioca, na maior bilheteria do Cornélio de Barros: R$ 570.200.

Quanto ao Trio de Ferro, nota-se uma fraca representatividade no estudo, não chegando a 4%, ou 2.390 pessoas. O Sport, o melhor colocado, é apenas o sexto lugar na lista geral, enquanto o Santa Cruz não alcançou sequer 1%. Se os times da capital seguem distantes, o lado (bastante) positivo é o fortalecimento do Salgueiro, com um raríssimo domínio municipal no interior.

Plural / Salgueiro 2016
Período: 2 a 6 de março de 2016
Público: 300 entrevistados
Margem de erro: 5,66%
População estimada (IBGE/2015): 59.769

1º) Salgueiro – 19% (11.356)
2º) Flamengo – 18% (10.758)
3º) São Paulo – 13% (7.769)
4º) Corinthians – 10% (5.976)
5º) Palmeiras – 5% (2.988)
6º) Seleção Brasileira – 2% (1.195)
6º) Sport – 2% (1.195)
8º) Vasco – 1% (597)
8º) Náutico – 1% (597)
8º) Santos 1% (597)

Outros times (inclui o Santa Cruz) – 1% (597)
Sem clube – 29% (17.333)

* A soma pode não chegar ou mesmo ultrapassar os 100% por causa com arredondamento, via Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).

15 Replies to “Mapeamento municipal de torcidas: Salgueiro (Plural/2016)”

  1. Poxa é ridículo ouvir os popoteiros falarem em torcida, pós essa mesma nanica torcida modinha, que só lota em jogos decisivos ou dividindo torcida. a massa coral não precisa provar pra ninguém q é a maior e mais presente torcida do nordeste e firmado até entre as 100 no mundo, coisa q vcs jamais chegaram . popoteiros tentem achar uma única vez vcs superando a massa coral em média de público por jogo em um ano.

  2. O único torcedor da sarna em Salgueiro é Chupa-Prego, o doidinno da cidade kkkKKKKkkkkKKKKKkkkkkKKKKKKkkkkkkKKKKkkk

  3. não sei pra que os salgueirenses torcerem pra timecos do sul, ruim por ruim se não torcer por salgueiro torce sport, santa ou nautico. timecos do sul e seleção brasileira é coisa do passado.

  4. Sport, Santa e Náutico só têm torcida mesmo na capital, no interior o que domina são clubes do Centro-sul, antes Flamengo e Vasco, agora mais recentemente Corinthians, São Paulo e um pouco o Palmeiras, mas o fato que isso não é divulgado, pois para a imprensa recifense não existe futebol nem torcida fora da capital.

  5. Ola a todos sou salgueirense torcedor do carcara e vejo essa pesquisa errada…acompanho a todo momento oq se passa com o time e digo com firmeza que 80% da populacao torce pro salgueiro em primeiro lugar hj time do sudeste apenas se ver e tem carisma…nao to aqui falando como fanatico mas como um cidadao que ver com clareza a mudanca do jeito de torce aqui na cidade…agora se na pesquisa a maioria dos entrevistados foram mulheres ou pessoas pouco ligadas ao futebol claro quem vou responder de modo hereditario pois crescemos vendo o flamengo e a globo manupular o nordeste so que hj estamos aprendendo a torce e digo com mt certeza nao como fanatico mas como observador que salgueiro e regiao mudou o jeito de torcer e mais que a maioria torce sim pro salgueiro

  6. Olha na verdade essa pesquisa nao condiz com a realidade da cidade…sou daqui torco pro carcara sim e tenho a certeza de que o carcara é sim o primeiro time de cada cidadao salgueirense principalmente nos ultimos 5 anos…essa historia de ter esse numero todo de flamenguista ta erradissimo principalmente com as campanhas ruins do flamengo nos ultimos anos pois seu torcedor so aparece qnd o time esta ganhando…agora se a maioria dos entrevistados foram mulheres ou pessoas que mau acompanha o futebol é claro que ela vao seguir uma linha de fanatismo hereditario mas o cidadao conciente de salgueiro e regiao torce sim pro salgueiro e pode se dizer q esta em torno de 80% da populacao

  7. Sport Jamais sera alcançado pelo dueto de Bosta,kkkkk

    isso dói muito né neto??

    kakakakakakakakakakakakakka!!!

    Quando é, kakakkakaka,quando…é..kakakakka…, que nauticu e çanta do PUS, vai ganhar algum torneio,ou campeonato GRANDE?? (Brasileiro,Copa do Brasil…heheheheheeeee..)
    resposta;—->NUNCA!!!!!

    hahahahahhaahahaaaaa…..ficam se mordendo de raiva…hahahaa

    INVEJA!!

    Eu morro de RIR com esse sofredores RECALCADOS…hehehhee

    Quem merece ser 2016 campeão Pernambucano(num vale muita coisa, seculo 21..) Quem merece é o SALGUEIRO!!!!!!!!!

    SALGUEIRO!!!! enfiou 3 gols no çanta pus,e encurralou a minhoca!!!!!

    Nauticu se prepara que vai jogar la em salgueiro!!!!!!

  8. Sr. Flávio Cirino, estás totalmente enganado, a rivalidade do salgueiro é contra o sport, time que depois dos da quadrilha dos 13, é que detém mais lunáticos naquela terra. Desde que meteram no fiofó do mangue na semi final do ano passado, essa rivalidade só fez crescer.

  9. É por isso que esses sertanejos entregaram aquele jogo contra o flamídia. Na minha opinião, time safado. Estão vencendo muitos jogos na base do apito amigo, em Pernambuco, fato muito estranho. Central e América são muito mais antigos que essa inércia, mas sempre foram prejudicados quando jogam com o sugerido “trio de ferro”.

  10. Cadê a torcida do Santa Cruz, tida como mais apaixonada do universo?

    Um lembrete: neste ano e em 2015 vocês tiveram um calendário fixo (coisa que só tem nas séries A e B)… E aí? Cadê os super públicos?? Sumiram!

    Quando se joga séries C e D, como vocês se acostumaram, o time pode deixar de jogar em agosto, setembro… Claro que a torcida vai para todos os jogos em peso.. Cada jogo pode ser o último..

    Saudações da maior torcida do Nordeste! PST

  11. Ótimo pro Salgueiro, péssimo para os três da capital. Ao menos deveriam estar em segundo, terceiro e quarto… Infelizmente é o poder da parabólica. Que o povo de Salgueiro se alinhe ao time da cidade e esqueça os do sudeste.

  12. Só 19 % ? Cara eu realmente não entendo como as pessoas da cidade, preferem torcer pro um time que não tem nem um vinculo com a cidade do que torcer pro clube local.

    Nota do blog

    Leonardo, creio que esse número possa crescer. Lembre-se que o Salgueiro tem apenas 10 anos de profissionalismo. E com uma década já tem 1/5 da cidade? Número respeitável (na minha opinião).

  13. É óbvio que o Santa Cruz, a cada ano vai ter o número de adeptos reduzido aneste município. A medida em que o Salgueiro e Santa Cruz vão disputando vagas em campeonatos e até título, como ocorreu em 2015, fica evidente que a rivalidade também aumenta e consequentemente o Salgueirense tende a apoiar mais o time local. Isso é natural, é regra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*