Via periscope, a transmissão secreta da vitória do Santa Cruz na Copa do Brasil

Copa do Brasil 2016, 1ª fase: Rio Branco 0x1 Santa Cruz. Crédito: Bruno Rios/Periscope (reprodução)

De última hora, o jogo entre Rio Branco e Santa Cruz acabou sem transmissão na televisão, o que surpreendeu a direção coral. Sem opção, a torcida teve que recorrer ao velho rádio para acompanhar a estreia do time na Copa do Brasil. Ao menos durante o primeiro tempo. No intervalo, o capixaba Bruno Rios começou a exibir a partida através do periscope. Em tese, um compartilhamento direto da arquibancada para os seus 140 seguidores, que logo se multiplicaram quando os pernambucanos descobriram o link no twitter. E assim a transmissão improvisada, com direito à narração, foi ganhando audiência.

Ao todo, 1.097 pessoas viram o jogo em algum momento, com a audiência chegando a ter 409 simultaneamente – incluindo o blog, via celular. Torcedor do Fluminense, Bruno tem o Rio Branco como seu time preferido no Espírito Santo. Apesar da preferência no jogo e consciente que quase todos os telespectadores eram tricolores, seguiu a transmissão. Recebeu elogios e também teve que aguentar a greia, claro. Com direito ao clássico “Pague a Série B!”, direcionado ao Flu. Chegou a “ameaçar desligar” por causa isso. Só ficou nisso.

A câmera ainda foi revezada com um torcedor gaiato do Baêa, Albert Lucas, radicado na cidade. No fim, mesmo com o zoom distante, valeu a pena. O misto do Tricolor, que havia desperdiçado algumas chances, arrancou a vitória aos 49 minutos do segundo tempo, com Raniel rolando a bola para Bruno Moraes, 1 x 0. Um gol que tinha tudo para ser secreto durante horas, mas que acabou antecipado na web devido à tecnologia e à boa vontade de um adversário.

Copa do Brasil 2016, 1ª fase: Rio Branco 0x1 Santa Cruz. Crédito: Bruno Rios/Periscope (reprodução)

9 Replies to “Via periscope, a transmissão secreta da vitória do Santa Cruz na Copa do Brasil”

  1. E engraçado que na época eu dizia que se tivéssemos um sinal de wifi e uma camera conectada a um laptop, dava pra fazer direto do estádio sem precisar do sinal da Globo. hahahahahahha Minha previsão deu certo.

  2. Exatamente, Cássio. Foste tu. Eu tava em Portugal e pedi, no fórum do meu sport, que alguém fizesse a transmissão do sinal da tv, pois tinha aprendido a fazer streaming numa aula do mestrado. O Thiago se prontificou e cada novo jogo a coisa enchia mais de gente. Foi a forma que encontrei de acompanhar o Leão. Depois da tua matéria com ele, recebemos uma ordem da Globo. Tenho uma cópia dessa ordem até hoje de lembrança. hahahahahahha Só salientando que não ganhávamos nada com isso. Era apenas pra podermos assistir aos jogos mesmo. Inclusive, quase ninguém fazia streaming via JustinTV. Nós fomos os pioneiros. XD Se você tiver como conseguir uma cópia daquela capa do Diário, te agradeço demais. Te passo meu e-mail oficial.

  3. Depois de toda sacanagem durante décadas contra os times daqui, ainda tem time em Pernambuco que renova contrato com essa emissora do capeta. Tomara que o santa cruz lave a alma do Estado, e assine com o EI. Vão tomar vergonha nas Vossas caras lambidas, seus dirigentes barbianos e manguelos.

  4. Uma vergonha para a rede globo, não dou audiência a essa emissora ridícula. #minhatorcidaėmaiorqueaglobo

  5. Lembrou-me 2008 e as transmissões que fizemos dos jogos do Sport no Pernambucano e Copa do Brasil. Foi capa do Diário!

    Nota do blog

    Eu que fiz essa matéria na época, acho que no jogo Imperatriz x Sport. Mas na época aquilo era uma retransmissão do sinal da Globo na internet

  6. A grande responsável por essas mazelas na cultura futebolística no país se chama Rede Globo. Não é de se estranhar que um estado com o Espírito Santo não possui um clube de futebol de expressão nacional. Como um estado com uma renda per capita muita acima de muitos estados da federação, não tenha um clube pelo menos de série “B”. Para podermos entender a questão, devemos observar o seguinte: A Rede Globo praticamente enfia goela abaixo todos os jogos dos clubes do Rio para exibir na programação local, como também não permite que os jogos locais venham atrapalhar a sua grade de transmissão, ou seja: Ficam prisioneiros do sistema. Em suma, o estado do Espírito Santo segue aquele slogan americano: historia-do-mexico-e-dos-estados-unidos”Pobre México: tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos.” A frase de Porfírio Díaz, presidente do México de 1876 a 1880 e de 1884 a 1911

  7. Cássio, pelo menos não foi como no Sport x huracán pela Copa Sulamericana na Argentina. Foi uma vergonha, só tinha a Globo, se não me falha a memória com o Roger Casé. Ninguém de rádio, jornal e site. Este jogo da Minhoca foi sem tv, mas pelo menos a CBN e a Jornal não passaram outra desmoralização e transmitiram o jogo.

  8. A globo entulho da ditadura é barraqueira demais meu irmão… Baixaria constante, quando a gente pensa que a globo chegou no limite da baixeza, ela bate novo recorde e desce mais… Onde já se viu uma forasteira, saqueadora, sonegadora de impostos, estrangeira querer afrontar entidades nacionais. Fora sonegadora de impostos! Fora Conspiradora safada! Fora nojenta! MORTE INCONDICIONAL À REDE GLOBO!

  9. Show de bola.
    Valeu Bruno Rios, graças a você nossa noite foi salva.
    Tecnologia ajudando a torcida coral mesmo com a represália da toda poderosa globo por conta da negociação com a concorrente Esporte Interativo.
    Valeu Cássio, parabéns pelo trabalho. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*