Presidentes de Flamengo e Sport sobem o tom sobre 1987, muito além do folclore

Eduardo Bandeira (Flamengo) e Humberto Martorelli (Sport) na Assembleia Geral Extraordinária da CBF em 8 de junho de 2015. Foto: CBF/site oficial

Convidado para a roda de entrevistas do canal ESPN, no Bola da Vez, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, comentou, como não poderia deixar de ser, sobre a disputa do título brasileiro de 1987, na qual o clube carioca tenta obter a divisão junto ao Sport. Após o questionamento feito pelo jornalista Juca Kfouri, o dirigente tratou o tema como ‘folclore’ do Sport.

“Eu não estou muito preocupado com a posse física da Taça das Bolinhas nem com reconhecimento da justiça. Campeão de 1987 é o Flamengo, todo mundo sabe. Os torcedores do Sport sabem também, mas isso faz parte do folclore do bom humor pernambucano, que acha que o Oceano Atlântico é formado pelo encontro das águas do Capibaribe e do Beberibe, que acha que a Rádio Jornal do Commercio de Recife fala para o mundo. Da boca para fora, acha que o Sport é o campeão de 1987.”

O programa só iria ao ar à noite, mas o trecho sobre 87 foi usado como isca para a audiência, até porque o tema repercute. Assim, durante todo o dia, o site da emissora compartilhou o trecho do vídeo. À noite, o Sport respondeu em nota oficial, também através do seu presidente, João Humberto Martorelli.

“A propósito das declarações do presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello, no programa ‘Bola da Vez’ do canal ESPN, em que se refere ao título do Sport pelo Campeonato Brasileiro de 1987 como ‘folclore’, entendo que as brincadeiras são normais entre torcedores de clubes de futebol. Porém, a sociedade está precisando de líderes que respeitem as instituições. Tal provocação desrespeita o estado de Pernambuco, os pernambucanos e o Judiciário. Além disso, a colocação do presidente traz à tona a injusta fama de que os cariocas, em geral, não levam nada a sério.”

Há onze dias, os perfis dos dois clubes no twitter trocaram alfinetadas sobre o título, após a confirmação da rodada de abertura da Série A de 2016, que curiosamente terá o confronto. Agora, no entanto, o tom parece ter saído mais do sério. E pensar que em 8 de junho de 2015, durante a assembleia extraordinária da CBF, no Rio, os dois mandatários sentaram lado a lado. Ambos pediram a palavra na ocasião. Hoje, estão cada vez mais distantes…

Eduardo Bandeira (Flamengo) e Humberto Martorelli (Sport) na Assembleia Geral Extraordinária da CBF em 8 de junho de 2015. Foto: CBF/site oficial

49 Replies to “Presidentes de Flamengo e Sport sobem o tom sobre 1987, muito além do folclore”

  1. OUTRO FATO; SE O “tal regulamento” dizia que o campeão e vice do grupo amarelo decidia com o VERDE 1ª DIV. QUEM FOI O CAMPEÂO DO MUDULO AMARELO…. SIMPLESMENTE NÃO TEVE POIS O JOGO TERMINOU EMPATADO ATÉ NOS PENAIS 11 X 11 E TEVE UM COMENTÁRIO DIZENDO QUE O SPORT FOI CAMPEÃO .. NUNCA VI E NEM VOU VER EMPATE EM PENAIS DÁ TÍTULO A UM E VICE AÕ OUTRO “esse pau que deu em Chico nunca vai dá em FRANCISCO “

  2. Primeira Fase – Turno

    16/09 – Atlético/PR 1 x 1 SPORT
    20/09 – SPORT 2 x 0 Guarani
    23/09 – SPORT 3 x 0 Criciúma
    27/09 – Joinville 0 x 1 SPORT
    30/09 – Portuguesa 1 x 1 SPORT
    04/10 – Atlético/GO 0 x 0 SPORT
    07/10 – SPORT 1 x 0 Rio Branco/ES
    11/10 – SPORT 4 x 0 Inter de Limeira

    Primeira Fase – Returno

    25/10 – SPORT 2 x 1 Ceará
    28/10 – Bangu 2 x 0 SPORT
    01/11 – SPORT 1 x 0 Náutico
    08/11 – SPORT 0 x 0 Vitória/BA
    11/11 – CSA 0 x 1 SPORT
    15/11 – SPORT 2 x 1 Treze/PB

    Semifinais

    25/11 – Bangu 3 x 2 SPORT
    29/11 – SPORT 3 x 1 Bangu

    Finais do Módulo Amarelo

    06/12 – Guarani 2 x 0 SPORT
    13/12 – SPORT 3 x 0 Guarani
    Obs. Nos pênaltis 11 x 11. O Sport foi declarado campeão do grupo amarelo pela CBF, pois fez a melhor campanha.
    decisão do título de 87
    30/01/88 – Guarani 1 x 1 SPORT
    07/02/88 – SPORT 1 x 0 Guarani

  3. se o flamengo mudou de cor em 1896, e a coisa foi fundada em 1905, quem copiou quem? e outra burros negros de pernambuco, coloquem pra todos verem a campanha do sport em 1987 e a do flamengo, ai voces deixam de enganar os outros, jogando na 1ª divisão de verdade desde de 1971, até hoje o melhor resultado de um clube de pernambuco foi o 4º lugar em 1975 do santa cruz

  4. As tricoletes juntas com as irmãs barbies não sabem o que é primeira divisão, já que poucas vezes disputaram a competição. O maior título das tricoletes foi a de campeão do canal do arruda, e, a das barbies foi a de campeão de embalagem, ou seja, ninguém tem caixinhas para dormir como elas.

  5. O Flamerda se afroxou e não entrou em campo…. Covardes! Mocinhas… Tremeram na base contra o Leão do Norte. Desculpa aí perdedores. Antes de contestar 87 tentem ganhar do Vasco!

  6. O campeão é o SPORT CLUB DO RECIFE. Não há o que contestar. Apenas os idiotas e desocupados do Flamerda ainda falam a respeito!

  7. Wikipedia:

    O Clube de Regatas do Flamengo (mais conhecido simplesmente como Flamengo, e popularmente pelos apelidos de Mengo, Mengão e Fla) é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Fundado no bairro de mesmo nome[nota 1] para disputas de remo em 17 de novembro de 1895,[9] tornou-se um dos clubes mais bem-sucedidos e populares do esporte brasileiro, especialmente pelo futebol. Tem como suas cores tradicionais o vermelho e o preto e como seus maiores rivais esportivos o Botafogo, o Fluminense e o Vasco da Gama.

    Dentre suas maiores glórias no futebol, destacam-se as conquistas da Copa Intercontinental e da Copa Libertadores em 1981[nota 2] , além de 5 títulos do Campeonato Brasileiro

    Repito:

    além de 5 títulos do Campeonato Brasileiro

    Repito:

    além de 5 títulos do Campeonato Brasileiro

    além de 5 títulos do Campeonato Brasileiro

    além de 5 títulos do Campeonato Brasileiro

    sera que os burros e os ladrões começam a entender, lendo repetidas vezes??

  8. Como esse caras falam besteiras!!
    Qual era cor do Flamengo em 1915 Mané????
    Na pagina do flamengo vou copiar aqui..quem Imitou o SPORT!!!!!

    La vai:

    ” A ORIGEM DAS CORES DO FLAMENGO
    A ORIGEM DAS CORES DO FLAMENGO

    As primeiras cores foram o Azul (da Baía da Guanabara) e o Ouro (das riquezas brasileiras), que em 1896 são trocadas para o Vermelho e Preto que eram as cores da bandeira do Jockey Clube Brasileiro, conforme depoimento de um dos fundadores do clube Augusto Lopes da Silveira a publicação ÁLBUM RUBRO NEGRO (Edição nº. 01 de 1952 página 94); devido ao Azul e Ouro desbotarem com muita facilidade por causa da salinidade das águas da Baía da Guanabara e do sol, além da dificuldade na importação do tecido da França e da Inglaterra. ”

    Flamengo Copiou as cores do Sport!!, “MANÉ!!
    Vai estudar antes de falar bobagens!!!!!

  9. Não tenho dúvida alguma que o SPORT é o verdadeiro campeão de 1987!! A CBF é a responsável pelo comando do campeonato brasileiro da série A. Naquele ano, 1987, a CBF não tinha dinheiro para bancar os 32 times, que participavam da série A, por isso, o Flamengo montou um campeonato pirata (taça coca-cola) formado por times de maiores torcidas. O campeonato formado pelas equipes que ficaram de fora, do torneio pirata, este sim, é o campeonato brasileiro da série A comandado pela CBF, cujo título é oficial. Além disso, o Flamengo é o time brasileiro que tem mais títulos roubados, dado pelo árbitro Armando Marques. O último título do Flamengo foi conquistado por meio de trapaças na qual o Grêmio entregou o jogo para evitar o quarto título do Internacional. O Flamengo é uma ilusão!! Basta ver esta porcaria nos campeonatos atuais. Lutando para não cair!!

  10. Sempre me divirto com com essa celeuma em torno desse título de 87.
    Agora essas pessoas que tentam apequenar esse título do Sport não se dão ao trabalho de ler o que dizia o regulamento daquele sertame, ondo dizia que a série A estava dividida em dois módulos Amarelo e Verde. E que os campeões e vice de cada modulo se enfrentariam em semifinal e final. Os clubes aceitaram e assinaram esse regulamento. O resto mimimi.
    O engraçado é que em 2000 na copa João Havelange teve um regulamento bem parecido e ninguém questionou o cruzamento entre Vasco e São Caetano, que naquela época era segunda divisão. E mais. Não se questionou a subida do FluminenC, que foi da C pra A sem escalas.

  11. AGORA, QUE ESSA EMPRESA CONVIDE MARTORELLAÇO. O ideal seria a presença lá – e na frente do juju kfouri, que certamente se ausentaria alegando dores no papeiro, do nosso MAIOR ÍDOLO 87, O MAGISTRAL HOMERAÇO LACERDÃO. Até a Estátua do Redentor se mexeria, assustada. Cacilda! PELO ÚNICO BAMBA DE 87 TUDO!!!

  12. DUDU, DANDO UMA BADEIRA ARRETADA, QUERENDO SER NOTÍCIA A QUERQUER PREÇO E PROPINA, QUANDO FALA SOBRE 87, SOB A PRESENÇA DO MAIOR PSICOPATA-87, O MAIOR E MAIS ESCROTO PUXA-SACO DO FRAMEDO, QUANDO FALA SOBRE DO 87. Pra começar, o TRISTE – metido a sabão geográfrico – desconhece o nome correto dos nossos dois rios amados. CABULOSO, mesmo a contragosto, vai ensinar matéria atiente ao ANALFA. MARTORELLAÇO, numa CATEGORIA ARREPIANTE, própria dos GRANDES HOMENS DE BEM, sintetiza bem, fuzilando LÍDERES têm, obrigatoriamente, que RESPEITAR SEUS PARES, AS COISAS DA JUSTIÇA. Aqui, caceteio eu, SE NÃO O FIZER, NÃO PASSA DE UM PÁRIA DA SOCIEDADE. Respeito a UMA MEGANAÇÃO – fervilhado de História e Tradições espetaculares do povo pernambucano, além da monumental megainstituição SPORT CLUB DO RECIFE. ESSE ABESTADO URUBUZADO, vendo fugir-lhe as já minguadas e últimas doses de oxigênio – FUMO do MARCÃO A, e, em breve, CACETADA FINALE DE MAIS DEZ GIGANTES DA JUSTIÇA, desespero galático-insuportável atingindo toda a COLETIVIDADE urubuzada. Não existe umziho torcedor do framedinho, hoje, que NÃO ESTEJA SENTINDO ENORME DOR NO CORPO, COMO SE CADA UM DOS SEUS MÚSCULOS TIVESSEM SIDO CACETEADO COM UM MARCELO. Cacilda! Em idiotas, TODA CACETADA É POUQUINHA, viiiiise, ZIRPOLAÇO! PELO ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, MAIOR DO NORDESTE, UMA RAZÃO PARA VIVER, TUDO!!!

  13. Boa! Manda esse Ricardo procurar a turma dele. O mesmo nem identifica o seu time, no mínimo, deve ser do santa crui (único titulo SERIE C), enquanto sport tem COPA DO BRASIL! BRASILEIRO 87 ! BRASILEIRO 90! 03 COPAS DO NORDESTE E 40 PE….só pode sentir inveja mesmo.

  14. O Assunto esta em pauta novamente.
    As barbies,e çanta do PUS que nao têm Campeonatos Importantes, se mordem de raiva ,as bonecas..
    O Sport é unico clube de Recife que é e sempre sera assunto na Mídia!!
    Agora mesmo, a Volta do Super Craque Diego Souza é oa ssunto da mídia sudestina, tambem!
    êles nao entedem como Diego Souza(com discernimentoe profisionalismo quer voltar para o Sport ,mesmo recebendo menos salario,mas recebe em dia!! e com excelente estrutura do Sport!!
    Nenhum clube do Rio tem a estrutura que o Sport oferece aos atletas!!
    Quem vai contestar isso????

    O que Cassio pode fazer,senão dizer a verdade???
    Os adversarios,alguns mediocres, irados e sem assunto ficam Pirados!!!
    sobre o” FRAMENGU:”

    Mais uma “cascata” ou seja, “bla-bla-BLA-BLA”.do mediocre Presidente do Flamengo,e pelo que me consta,esta proibido pela justica de dizer que “Flamengo é campeao” 1987,é muito petulante!!!esse presidente do Framengu!!

    .Repetir uma mentira milhares de vezes para ver se “cola”…todos aqui sabem que o Pernambucano,Gaucho,Mineiro tem seus clubes do coração na sua cidade.
    É o mesmo caso do Flamengo querer “dividir” o Titulo de 1987 como Sport..apos Levar W.O e o campeonato prosseguiu ate a Final,quando o Sport foi Campeão Brasileiro de 1987.
    Apos O Flamengo perder na bola e em todas mas instâncias dos Tribunais desportivos e de Justiça.
    Primeiro o Framengu, queria o titulo para ele sozinho!,depois com o “rabo entre as pernas ja apelou,querendo “dividir ” o titulo.nada colou nessa mentira deslavada!!O que eu sei é que Levou W.O!!
    O Internacionbal de Porto Alegre tambem levou W.O e nao contestou ,porque sabia que nao tinha direito..ne??

    Diante de tantos escandalos na CBF e na FIFA,FBI prendendo os ladroes.extradições ‘a vista….etc…Pergunto:

    Alguem acha que Flamengo no Supremo Tribunal FEDERAL tem alguma chance?????????????
    kákákáká!!!!!!!!!!!!!
    Quero so ver como vai ficar essa palhaçada do Flamengo!!!!!

  15. esses ” rivais ” me fazem rir, querem saber quem o sport enfrentou pra ser campeão? eu lhes digo com muito orgulho, entre outros estavam a portuguesa ( clube tradicionalmente superior a sarna do canal ), vitória-BA, atletico PR ( clube campeao brasileiro ) e nas semi finais o bangu ( CAMPEÃO da taça rio de 1987 INVICTO, e o vasco foi campeão da taça Guanabara, isso mesmo que vc leu, flamengo em 87 não ganhou nem taça rio nem Guanabara da sua merda de estadual) e na final do brasileiro o guarani ( campeão brasileiro, e vice campeão do brasileiro de 1986 )
    modulo amarelo era fraco, equivalente a segunda divisão?????

    só com jogadores do bangu e do guarani vou montar aqui uma seleção do modulo amarelo:

    defesa
    goleiro: Sergio Neri – guarani
    lateral direito: Gil Baiano – guarani ( 7 convocações para seleção entre 1990-1991)
    zagueiro: Ricardo Rocha – guarani (titular da copa do mundo de 1990, campeão da copa do mundo de 1994 )
    zagueiro: Mauro Galvão – bangu ( titular na copa do mundo de 1986, jogador da copa do mundo de 1990 )
    lateral esquerdo: Alberis – guarani

    meias
    paulo isidoro – guarani ( jogador da copa do mundo de 1982 )
    Marco Antonio Boiadeiro – guarani ( seleção copa América de 1993 )
    Marinho – bangu ( pre-selecionado a copa de 1986, 15 jogos com a seleção no período )
    Jose ferreira Neto – guarani ( seleção copa América de 1991, 26 convocações entre 1988-1993 )

    atacantes:
    João Paulo – guarani ( seleção copa América de 1991 – melhor jogador estrangeiro da Itália, pelo Bari )
    Evair – guarani ( seleção copa América de 1993, eliminatórias copa do mundo de 1994 )

    técnico: Zagallo – bangu ( como jogador bicampeão do mundo nas copas de 1958 e 1962 ; como treinador campeão do mundo na copa do mundo de 1970 entre diversos outros trabalhos na seleção )

    como podem ver, juntando apenas o rival na semi-final e da final temos 9 jogadores com passagens pela seleção brasileira, alguns com passagens por copas do mundo, que campeonato com jogadores parecidos o santinha ganhou?? como poderia o modulo amarelo ser uma segunda divisão??

    aguardando as respostas, só não neguem o fato explícito acima!

  16. Só quero saber 1 coisa quem foi o artilheiro do flamengo na libertadores de 1988 ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Fala sério! Bobagem demais esse assunto. Em 1987, Sport não teve time nem para ser campeão no campeonato pernambucano (Santa Cruz foi o campeão) quanto mais para ser campeão brasileiro. Apenas deram muita sorte e aproveitaram a bagunça que foi o campeonato nacional daquele ano para ganhar esse título ‘mandraque’. Infelizmente, a imprensa de PE adora endeuzar as ‘grandes’ conquistas do time do mangue… Falta de assunto!

  18. Em 87 não me Recordo do sport ter disputado com times da série A :
    Corinthians, Palmeiras São Paulo fluminense Cruzeiro inter grêmio atletico como acontece nos duas atuais, portanto o título é do Flamengo!!!

  19. Boa Noite a todos!
    Infelizmente este assunto sobre o Título do Campeonato Brasileiro de 1987, nunca deixará de ser discutido, comentado, xingado, e outras denominações mais. O que tenho a dizer é que muitos falam que o Sport foi Campeão sem jogar contra clubes de maior expressão do eixo Rio-São Paulo e por isso o colocam como injusto o título. Bom, em 1993 o campeonato foi disputado na mesma fórmula com 02 grupos divididos em 16 equipes cada, para ajudar ao Grêmio que foi rebaixado em 1992. Ao final da fase de grupos houve o cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada grupo sendo, pelo grupo A Corinthians e Palmeiras e pelo B Vitória e Remo. A final foi entre Palmeiras e Vitória e tudo foi aceito normalmente. Então, será que este campeonato de 1993 também não foi válido, ou seja, o Vitória e o Remo-PA também não jogaram contra times considerados pelos sulistas como os de ponta e mesmo assim houve o cruzamento e o titulo ficou com o Palmeiras e o Vitória que foi vice disputou a Libertadores. Em 2000 o São Caetano foi vice campeão e começou o campeonato na chave de serie C e mesmo assim todos aceitaram. Eu acho que, mesmo com essas trocas de farpas e a teimosia do Flamengo em querer de todas as maneiras esse título que não lhes cabe, uma vez que em todas as instancias e até no STF onde o Ministro ( torcedor do Flamengo) julgou improcedente e confirmou o óbvio que é o Sport Recife o único campeão de 1987, se, ao contrario do acontecido naquele ano, o classificado fosse o Bangu em vez do Sport, o clube dos 13 teria aceito o cruzamento. Mesmo assim, o que digo aos torcedores do Flamengo e aqueles que também são a favor do Flamengo, dizendo que todos viram, que o sentimento é de Campeão, pois, se sentimento desse realmente título, o Brasil seria o Campeão do Mundo em 1978 até porque saiu da Copa invicto, peço a minha humilde desculpas, mas, o que vale é o que está escrito no regulamento, e que foi cumprido e assim os representantes do Brasil na Libertadores de 1988 foram Sport e Guarani e que o primeiro Hexa campeão Brasileiro foi o São Paulo e que isso nunca vai mudar, pois, o Flamengo nunca vai conseguir reverter. Então se conformem, vocês são Penta Campeões Nacionais, isso é fato, mais o verdadeiro Campeão Brasileiro de 1987 é e sempre será o SPORT CLUBE DO RECIFE, doa a quem doer, em caráter definitivo e irrevogável.
    Sem mais, saudações rubro-negras pernambucanas.

    Giovanni Magalhães

  20. Eu só quero que todos os flamenguista me respondam algumas perguntas, se é que são capazes de falarem a verdade deixando de lado a emoção. O que o regulamento do campeonato brasileiro de 1987 em relação a disputa do título? Quem a CBF reconheceu como campeão naquele ano? Quem disputou a Libertadores de 1988? Quem a justiça federal reconheceu como único campeão de 1987?

  21. É PRECISO CORAGEM PRA FALAR: 1º EXISTIAM 4 MÓDULOS VERDE SÉRIE A, AMARELO B….. O SPORT PEGOU UMA DEIXA DO AMÉRICA-RJ QUE FOI O 4° COL. NO ANO ANTERIOR E PORTANTO IRIA BRIGAR POR UMA VAGA NA 1ª DIV. “MODÚLO VERDE” COM A NÃO INCLUSÃO DO TIME CARIOCA O SPORT ENTROU NUMA VERDADEIRA “BATALHA JUDICIAL” AMEAÇANDO IR ATÉ A F.I.F.A. A CBF COM MEDO DE NÃO DISPUTAR A COPA -90 FOI OBRIGADA A FAZER UM CRUZAMENTO….PERGUNTO? QUEM O SPORT ENFRENTOU MESMO ? SÃO PAULO, PALMEIRAS, CORINTHIANS, VASCO, FLU. , etc. etc.

  22. Meu Deus de novo esse assunto, Cassio que vc é Sport qualquer idiota sabe, mas quase toda semana vc volta com esse assunto CHATO E MEDÍOCRE. MEU AMIGO RECICLE-SE ISSO ENCHE DEMAIS. EM TEMPO NÃO TENHO INVEJA DE UM ” TÍTULO” TÃO CONTESTADO NO PAIS TODO. Saudações respeitosas.

    Nota do blog

    Ricardo Barbosa, infelizmente (para você) o assunto vem sendo bem recorrente nas últimas semanas. Está no noticiário, você gostando ou não. Caso você não veja aqui, acabará encontrando na ESPN, no Globo.com… Faz parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*