Presidentes de Flamengo e Sport sobem o tom sobre 1987, muito além do folclore

Eduardo Bandeira (Flamengo) e Humberto Martorelli (Sport) na Assembleia Geral Extraordinária da CBF em 8 de junho de 2015. Foto: CBF/site oficial

Convidado para a roda de entrevistas do canal ESPN, no Bola da Vez, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, comentou, como não poderia deixar de ser, sobre a disputa do título brasileiro de 1987, na qual o clube carioca tenta obter a divisão junto ao Sport. Após o questionamento feito pelo jornalista Juca Kfouri, o dirigente tratou o tema como ‘folclore’ do Sport.

“Eu não estou muito preocupado com a posse física da Taça das Bolinhas nem com reconhecimento da justiça. Campeão de 1987 é o Flamengo, todo mundo sabe. Os torcedores do Sport sabem também, mas isso faz parte do folclore do bom humor pernambucano, que acha que o Oceano Atlântico é formado pelo encontro das águas do Capibaribe e do Beberibe, que acha que a Rádio Jornal do Commercio de Recife fala para o mundo. Da boca para fora, acha que o Sport é o campeão de 1987.”

O programa só iria ao ar à noite, mas o trecho sobre 87 foi usado como isca para a audiência, até porque o tema repercute. Assim, durante todo o dia, o site da emissora compartilhou o trecho do vídeo. À noite, o Sport respondeu em nota oficial, também através do seu presidente, João Humberto Martorelli.

“A propósito das declarações do presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello, no programa ‘Bola da Vez’ do canal ESPN, em que se refere ao título do Sport pelo Campeonato Brasileiro de 1987 como ‘folclore’, entendo que as brincadeiras são normais entre torcedores de clubes de futebol. Porém, a sociedade está precisando de líderes que respeitem as instituições. Tal provocação desrespeita o estado de Pernambuco, os pernambucanos e o Judiciário. Além disso, a colocação do presidente traz à tona a injusta fama de que os cariocas, em geral, não levam nada a sério.”

Há onze dias, os perfis dos dois clubes no twitter trocaram alfinetadas sobre o título, após a confirmação da rodada de abertura da Série A de 2016, que curiosamente terá o confronto. Agora, no entanto, o tom parece ter saído mais do sério. E pensar que em 8 de junho de 2015, durante a assembleia extraordinária da CBF, no Rio, os dois mandatários sentaram lado a lado. Ambos pediram a palavra na ocasião. Hoje, estão cada vez mais distantes…

Eduardo Bandeira (Flamengo) e Humberto Martorelli (Sport) na Assembleia Geral Extraordinária da CBF em 8 de junho de 2015. Foto: CBF/site oficial

49 Replies to “Presidentes de Flamengo e Sport sobem o tom sobre 1987, muito além do folclore”

  1. hehehehe… o flamengo vai morrer com essa espinha atravessada em sua garganta desde 1987. kkkkkkkkkkkk…

  2. Na Verdade, a rede Globo,que ate agora detem os direitos de transmissão do campeonato Brasileiro Forçou junto a CBF para colocar os seus(delas) clubes “queridinhos da Corrupção” em um Modulo,que foi chamado de VERDE,sem ter uma “Logica” de classificação dos clubes, pois com certeza, o Guarani jamais poderia perder o seus direitos de vice-campeão Brasileiro de 1986,oras bolas!!!(e os Outros clubes Importantes No modulo Amarelo(Verde E Amarelo,as cores mais lembradas da Bandeira da nossa Patria, tsc!!)

    Vão querer roubar ate isso???????

    É muita hipocrisia junta!!!!!

    Resultado que esta escrito na historia do futebol Brasileiro:

    1-Sport Campeão Brasileiro de 1987

    2-Guarani vice campeão Brasileiro (novamente) de 1987
    Ponto Final!!

  3. Jalves, ou nome falso??

    “Jalves” esqueça o odio pelo nordeste, esqueça odio pelo Sport ,seja um cidadão respeitado,raciocinando com Honestidade.,ok?

    O Guarani de campinas, (so um dos dezenas de exemplos)

    O Guarani com um Timaço,foi vice campeão de 1986 (ano anterior),
    O campeão foi po São Paulo,ok “Jades”?

    Então, raciocinando com um cidadão de BEM responde, como é que a CBF poderia rebaixar o Guarani ,meu Filho?????????

    Voces querem vender Mentiras como se fôsse Verdade!
    Querem fazer Aldil!,jogo de palavrinhas, trapaças…etc…
    Vocês são uma Parcela do resultado Brasil 1 X 7 Alemanha, vocês merecem!!!(querem vender Mentiras,argumentos falsos, etc..etc..etc.
    Muitos nem viveram aquela Epoca,eu vivi !!!

    Alias, pela MILESIMA vez, nem o Sport,nem o Presidente nem os milhões de torcedores do Sport, precisam falar mais nada!!

    Ate o Supremo Tribunal Federal ja decidiu!!!!
    Cumpra-se a LEI!!!!!!!!!
    eu adoro,eu vibro com êsse Titulo de Campeão Brasileiro de 1987,campeão Brasileiro,kkkkkkkk.

    O Sport disputou a Taça Liberdtadoresdde 18988,e o Flamengo nao jogou torneio nenhum,em 1988!!!
    O Sport Tem outros titulos,mas êste Particularmente..é saborosíssimo!!!hahahahahahahhaaaa

    Eu ja falei antes…Basta o Flamengo esta em crise o ” Crapula do Presidente do” FRAMENGU” Levanta bosta no ventilador…kkkkkkkk!!!!

  4. Os torcedores, de forma geral, se empolgam e passam naturalmente a defender seus times, porém não se apercebem de que ambos (flamenguistas e rubro-negros) são vítimas conjuntamente do desmando, da negociata, do toma lá dá cá de tantos dirigentes do nosso futebol. Neste caso, uma vez iniciado o Campeonato Nacional de 1987, alguns deles, como o Eurico Miranda, fizeram acordos obscuros e “inventaram” essa história de cruzamento dos campeões das duas categorias, para atender interesses obviamente também obscuros. Os torcedores de ambos os times passam a sofrer todas estas discriminações, enquanto tais dirigentes permanecem intocáveis, tomando vinho da melhor qualidade e rindo à toa de todo o acontecido.

  5. O título de 87 do flabosta, está muito bem ilustrado naquela foto de 87, em que o seu capitão ergue, para a sua torcida ensandecida, uma taça de bolinhas de ISONOR (Isopor para os sulistas). Pura realidade, enquanto o SPORT CLUB DO RECIFE, detém o verdadeiro título reconhecido pela CBF e pela FIFA e abriga a verdadeira taça em sua vasta galeria de troféus, o GENÉRICO do SPORT, em uma espécie de delírio coletivo, “comemora” um título fantasioso e surrealista, que só existe na cabeça de seus dirigentes e simpatizantes. Ora, deixem o genérico com sua taça de isonor e vamos seguir em frente, que esse assunto de 87 está mais do que encerrado. Daqui para frente, se o flamengo quiser ser campeão brasileiro em cima do SPORT, com certeza não faltarão chances de tentar. Só que não vai poder correr, vai ter que jogar e, o mais difícil, ganhar em campo do glorioso SPORT CLUB DO RECIFE.

  6. Antes da competição começar em 1987,foi acordado que ao final haveria o cruzamento dos vices e dos campeões do módulo amarelo e verde,os quais foram Internacional,Flamengo,Sport e Guarani-SP.
    E como sempre os cariocas “ixxxxxpertos” não aceitaram e não cumpriram,e os jogos foram marcados e o Sport foi campeão,e foi indicado juntamente com o Guaraní como representantes do Brasil na Libertadores.Além do mais a CBF já homologou Sport Clube Recife como legítimo campeão brasileiro de futebol de 1987.Obs: Sou de BH e cruzeirense.

  7. O Titulo do Topico deveria ser:

    1-“Presidente do Flamengo vive num mundo da fantasia à Margem da Lei”
    2-Presidente do Flamengo,esta delirando ,imaginando que Pode ganhar um torneio sem Jogar”

    Obs:O Presidente do Sport nao esta pleiteando nada!!,apenas QUER que a LEI se cumpra!!!
    Nao existe mais instancia ja foi decidido no Supremo!!!!

  8. oliveira:tu é doente, ou maluco?

    Você é o tipo do brasileiro,que quer, passar por cima da justiça,da polícia,da FIFa..so vale um seu papo furado..

    ninguem cai mais nessa mentira, !!

    porque nao te Cálas????????

    decisão judicial se CUMPRE!!!!

    CUMPRA-SE!!!!!!

  9. Pô filho, tu tá me dizendo que o Sport foi campeão brasileiro em 1987,
    disputando a segunda divisão, sem enfrentar nenhum time da primeira divisão,
    ganhando de WO, que o jogo não passou na TV e que ainda foi rebaixado em 1986 ????

  10. Então você tá me dizendo que o Sport um dia foi campeão brasileiro,
    disputando a segunda divisão, ganhando de WO e sem enfrentar nenhum time da
    primeira divisão?

  11. O que acho engraçado de tudo isso é que com tantos clubes e jogadores no Brasil e no mundo os dirigentes do Sport sem vergonhas contratam jogadores do Flamerda, deveriam ter vergonha e cortar definitivamente relações com esse clube.

  12. OHH ANTONIO TE ORIENTA PORRA TEU TIME E TIME DE MERDA, CONHECE TUDO A B C D E FORA DE SERIE, KKKKKK, INVEJA E DESPEITO AINDA MATA UM DESSE !!! KKKKKK

  13. é uma conversa sem fundamento , se ele nao aceita, parece ser uma opiniao particular, respeitamos sim, o fato é que esta assinado que o sport e de direitoo dono do titulo, agora estas declaraçoes ,sao iguais a nos chamar de cabeça chata e ironizar com nosso povo, e nao é bem assim, isto e um disrrespeito com a naçao pernambucana sport, sem querer dismereçer , nao estamos vivendo dentro de uma maloqueragem e absurdos de facçoes e etc, do rio de janeiro ,consequentemente ,(flamengo) nao abrimos de paradas , e nao temos diregentes da cbf, marcando cartas, o rio de janeiro se juga a mais bela cidade do brasil, e com ela ou eles ,vem a vergonha que é ser carioca no estado de direito , hja a vista que as pessoas tem até medo de ir l´s, espero que feiche as duas bocas antes de atacar o csa casa e a naçao, nao apareça no recife em ipote se alguma , por que vce vai ouvir ,descarado , escroto , vida boa ,sangue suga.

  14. Estes idiotas que insistem em dizer que este tútulo é do flamengo, são inconformados mesmo, pois no nordeste tem um time chamado SPORT que arrebenta com os sulistas e ponto final.

  15. Aos seres humanos, que ficam dando palpite, “achômetros”, pitagos, :

    O ASSUNTO ESTA ENCERRADO!”!!,nao está mais em Julgamento.

    O que existe é apenas(e sempre) é FAMOSA “MALANDRAGEM CARIOCA “CONHECIDA por todo Brasileiro,

    O carioca quer se achar mais “inteligente”(malandro) “vivo”(estilionatario) do que qualquer outro brasileiro!!.

    Isso, está no personagem “Ze carioca” de walt D
    isney(decada de 50),esta “impregnado” na consciencia de todos brasileiros..
    Existe uma musica que fala do carioca atual:
    Adriana calcanhoto:diz assim,

    “Cariocas são bonitos
    Cariocas são bacanas
    Cariocas são sacanas
    Cariocas são dourados
    Cariocas são modernos
    Cariocas são espertos
    Cariocas são diretos
    Cariocas não gostam de dias nublados(quem gosta de dia nublado??) so o carioca??? kakakkakakakakkakaka!!!!

    Cariocas nascem bambas
    Cariocas nascem craques
    Cariocas tem sotaque
    Cariocas são alegres
    Cariocas são atentos
    Cariocas são tão sexys
    Cariocas são tão claros
    Cariocas não gostam de sinal fechado(????)

    Quem gosta de sinal fechado, é so privilegio de “CARO -E ÔCO” ??? do..carioca…..?hã??

    “Tomar SEMPRE Cuidado” com êsse tipo de Carioca.
    Graças a Deus não é a Grande Maioria dos amigos cariocas,so os “Malandros” como êsse oportunista Presidente do FlaMerda”.

    Observem quando Flamengo esta em crise financeira(sempre esta) ou O flamengo esta lutando para nao cair da serie A(Sempre Esta atualmente),Esses presidentes de Meia Tigela Inventam boatos, tipo êsse ai.

    SR Presidente do” Framengu”

    Decisão da Suprema Corte, nao se Discute, se Cumpre!!!

    Entre outras palavras para os “Transtornados Bipolares “(o ser humano que fica repetindo as estorias, 200 vezes..) sofredores do Flamengo:

    Primeiro o Framengú queria o Titulo de 1987 (W.O) so para o Flamengu.

    Apos a justiça negar,o malandro carioca, quer dividir o Titulo….assim nao dá ne?????? fala serio!!!!!
    A Suprema Corte esta de Olho nas malandragens do FRAMENGU!!!!!!

    Não tem mais chance nenhuma dessa o “blablablabla”,o mimimimimi… de voces querer o Titulo de 1987 !!

    vão trabalhar Vagabundos!!!!!!!!

  16. Lamentável que ainda exista essa mentalidade preconceituosa por parte de uma pessoa sem a mínima condição de dirigir o clube do Flamengo.

  17. Mais do que levantar uma já saturada disputa de 30 anos que tem o Sport como vencedor os comentários nada elegantes do presidente carioca ferem a minha alma de nordestino por refletirem todo o desprezo que normalmente os habitantes do Sul – Sudeste nutrem por nós. Brincar com uma canção que exalta pernambuco de forma romântica na voz de um monstro da música como Sullivam é de uma infelicidade inclassificável. Mas o pior é encontrar entre pernambucanos apoiadores desse escárnio. O nordeste precisa esquecer as diferenças e se unir mais contra esse preconceito famigerado.

  18. Campeão sem jogar? Sem disputa dentro de campo? Sem gritos de “campeão”? Sem comemorações e carreatas? Com título decidido na justiça, 20 anos após o término da competição não disputada? Sinceramente, prefiro o título ” informal”!

  19. QUERO SABER SE A COISA EM 87 JOGOU COM ESTAS EQUIPES ] SÃO PAULO ,INTERNACIONAL CORINTHIANS PALMEIRAS , SANTOS , SANTA CRUZ , BAHIA ,FLAMENGO , GRÊMIO , VASCO ,FLUMINENSE ,BOTA FOGO ,CRUZEIRO , ATLÉTICO MINEIRO ,, PORQUE AI SÓ PODE SER CAMPEÃO DO BRASIL QUEM DISPUTAR COM ESSAS EQUIPES

  20. O problema é que não haveria campeonato no referido ano , após a reunião dos clubes considerados grandes na atualidade e com o apoio da rede globo foi organizado o campeonato devido o sucesso que gerou a cbf inventou essa onda de dois módulos , bem , no final as equipes se acharam no direito de não aceitar o cruzamento , fato que deixa claro é que o internacional poderia vir disputar o título e não quis , sabendo que o inter havia perdido para o flamengo eles poderiam muito bem dar uma de espertos e vir a disputar com o sport , mas para deixar claro que não aceitavam o inter não quis , entendam que o inter não tinha nada a perder mesmo assim não aceitou passar a perna no flamengo , outro fato vergonhoso é uma disputa de pênaltis acabar 11×11 e o sport sair vencedor sem que isso estivesse determinado no tal do regulamento , e mais decidido dentro do vestiário após o termino da disputa , simplesmente isso é uma vergonha para o futebol nacional.

  21. Quanto mais voces, vierem aqui Falar do Sport, mais o Sport fica na MIDIA!!!
    Quem sabe um dia voces se associam ao Sport??

    Tou sentindo um clima no ar..~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Venham!!!!! se associem ao Sport!!

    Pode dizer claramente, como Diego Souza fez, declarou seu Imenso Amor ao SPORT!!!!!
    Passou 3 meses no Rio,No Flu e voltou ao seu Lar!!!!!
    Venham todos!!!!
    O Sport que contagia, que emociona!! razão de Viver!!!!

    Observação:

    Tem que ter Alto Astral e Perfil de Vencedor!!!!!

    Venham para o SPORT!!!!!!

  22. Gostaria de dizer para os SARNENTOS e as BARBIES que se preocupem apenas com os seus TIMECOS. O GLORIOSO não precisa de MEDÍOCRES como vocês. Vão procurar uma lavagem de roupas.

  23. ESSES FLABOSTAS PENSAM QUE NAO ENTRAR EM CAMPO É SER DECLARADO CAMPEAO. AH ! FICARAM COM MEDO DO LEAO DO NORDESTE, A MORAL DE PERNAMBUCO.
    RECONHECIDO E DECLARADO CAMPEAO BRASILEIRO DE 1987

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*