A classificação dos grupos do Nordestão, com Sport, Santa e Salgueiro nas quartas

A classificação final da fase de grupos do Nordestão 2016. Crédito: Superesportes

A Copa do Nordeste voltou ao calendário oficial da CBF em 2013. Após quatro tentativas, finalmente o futebol pernambucano conseguiu emplacar os seus três representantes nas quartas de final em uma mesma edição. Em 2016, Sport, Santa e Salgueiro avançaram, ganhando de quebra a premiação de R$ 430 mil, para cada. O Leão foi o único a passar como líder, sendo ainda beneficiado pelo empate do CRB, o que lhe rendeu um lugar no “pote 1” para a composição do mata-mata. Enquanto isso, o Santa precisou aguardar o fim da rodada, devido ao revés na Fonte Nova. Acabou ajudado pelo América de Natal, a única zebra na primeira fase. Campeão nordestino em 1998, o time ficou num empate com o Coruripe. Já o Carcará se faz presente na fase eliminatória pelo segundo ano seguido. Precisava golear e torcer. Deu tudo certo, com festa no Sertão.

O sorteio das quartas de final, com a definição do caminho até a decisão, será na sede da CBF, no Rio, às 15h15 desta quinta-feira. Eis os potes do sorteio:

Pote 1: Bahia, Campinense, Ceará e Sport (todos ex-campeões)
Pote 2: CRB, Salgueiro, Santa Cruz e Fortaleza (nenhum campeão)

Ou seja, há 25% de chance de sair um Clássico das Multidões e 50% de um duelo pernambucano (Sport x Santa ou Sport x Salgueiro). Pitacos?

Os clubes classificados às quartas do Nordestão (2013-2016):

2013
ABC, ASA, Campinense, Ceará, Fortaleza, Santa Cruz, Sport e Vitória

2014
América-RN, Ceará, CRB, CSA, Guarany-CE, Santa Cruz, Sport e Vitória

2015
América-RN, Bahia, Campinense, Ceará, Fortaleza, Salgueiro, Sport e Vitória

2016
Bahia, Campinense, Ceará, CRB, Fortaleza, Salgueiro, Santa Cruz e Sport

Número de classificações às quartas (2013-2016):

4 – Ceará e Sport
3 – Campinense, Fortaleza, Santa Cruz e Vitória
2 – América-RN, Bahia, CRB e Salgueiro
1 – ABC, ASA, CSA e Guarany-CE

4 Replies to “A classificação dos grupos do Nordestão, com Sport, Santa e Salgueiro nas quartas”

  1. Nota do blog

    Rodolfo, o Sport só tem 4 opções de confronto, todas no pote 2. E apenas 1 delas será selecionada. Logo, 25% (o Santa). Caso eu também não esteja errado, claro.

    Então Cássio, mas as possibilidades dos outros times do pote do sport tem que ser consideradas pois poderiam acontecer, e cada uma delas altera a probabilidade dos outros. Sua conta só bate se o sport fosse o primeiro (ou o único) time a ser sorteado no pote 1, só que aparentemente qualquer um poderia ser sorteado antes dele (sorteio não dirigido). Mas tudo bem, já foi : D

    O SAC dá duas lapadas no Campinense agora : D

    Abraço!

  2. Cássio, as probabilidades foram calculadas erradas. Existe a possibilidade de 16 confrontos diferentes, então a probabilidade de um confronto sport x santa é 1/16 e um confronto pernambucano é 2/16 (1/8).

    Seu cálculo estaria correto apenas se o sport fosse o único time no pote 1.

    Mas posso ter errado também que faz um bom tempo que não faço esse tipo de calculo.

    Abraço!

    Nota do blog

    Rodolfo, o Sport só tem 4 opções de confronto, todas no pote 2. E apenas 1 delas será selecionada. Logo, 25% (o Santa). Caso eu também não esteja errado, claro.

  3. Do ano passado pra esse, as únicas mudanças foram Santa Cruz por Vitória e CRB por América/RN. E se é a primeira vez que Pernambuco passa em peso da primeira fase, os cearenses seguem 100% nisso, todo ano os 2 cearenses vem passando de fase, já os Baianos…
    Pra mim será um sorteio daqueles
    De um lado:
    Ceará x Fortaleza
    Bahia x Salgueiro
    Do outro:
    Sport x Santa Cruz
    Campinense x CRB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*