Santa Cruz vence o Ceará no Castelão e vai pela 3ª vez à semifinal da Lampions

Copa do Nordeste 2016, quartas de final: Ceará 0x1 Santa Cruz. Foto: LC Moreira/Estadão conteúdo

O Santa Cruz conquistou uma heroica classificação no Castelão. Depois de salvar a bola na linha duas vezes, com Danny Morais, e até um pênalti, com Tiago Cardoso, a Cobra Coral deu o bote no finzinho, com Wallyson aproveitando uma das poucas oportunidades na partida para mandar para as redes e decretar a vitória por 1 x 0. Após cambalear na primeira fase, resultando até na troca de treinador, o time mostrou raça para eliminar o atual campeão e chegar à semifinal da Copa do Nordeste pela terceira vez (2002, 2014 e 2016).

Estreante do dia, Milton Mendes fez mudanças pontuais, mas organizou o time para uma atuação bem específica, que se adaptou durante o jogo, tamanha a falta de criatividade do adversário. O Ceará foi um time de uma nota só, alçando bolas na área sem parar. Somente no primeiro tempo o scout apontou 18 x 6 em tentativas, nenhuma com sucesso. Além disso, tinha a posse de bola, e isso incomodou o novo comandante tricolor. Jogar na defesa, tendo 40% de posse, significava chamar o alvinegro para um bombardeiro. Mas quase não ocorreu.

Copa do Nordeste 2016, quartas de final: Ceará 0x1 Santa Cruz. Foto: LC Moreira/Futura Press/Folhapress

O “quase” se aplica uma faixa de cinco minutos, a partir dos 25 do segundo tempo, quando Allan Vieira derrubou Roni na grande área. Tiago Cardoso fez uma defesa monstruosa, defendendo a 5ª penalidade pelo clube. Na sequência, mais duas ótimas defesas na base do abafa, lances que deram confiança ao time e à torcida, tamanha dedicação em campo. A situação só começou a ser acalmar quando Rafael Costa, que desperdiçara o pênalti, perdeu a cabeça e foi expulso. Àquela altura, o Santa esperava uma brecha para o contragolpe

Com um a mais, bem postado na defesa – João Paulo se doou bastante na marcação – e diante de um time sem variação de jogadas, o Tricolor encaminhou a vaga, decidida aos 42 minutos, no lance puxado por Wallyson – mudança oportuna no intervalo, substituindo Bruno Moraes, que vinha brigando com a bola. Para chegar a uma inédita decisão, os corais terão pela frente o Bahia, tradicional rival, já com dois jogos na primeira fase, ambos vencidos pelos tricolores de Salvador. Agora, o ambiente no Arruda está ascendente, o que parecia improvável nesta campanha. Enfim, com a cara do Santa.

Copa do Nordeste 2016, quartas de final: Ceará 0x1 Santa Cruz. Foto: Christian Alekson/CearaSC.com

2 Replies to “Santa Cruz vence o Ceará no Castelão e vai pela 3ª vez à semifinal da Lampions”

  1. Ceará x Santa Cruz fizeram uma partida medíocre. Uma partida à caráter do futebol brasileiro no momento! Jogadores fracos, que não pensam, não armam, com esquemas táticos previsíveis! Ou o futebol brasileiro deixa a arrogância e procura aprender com outros países, ou 7 x 1 se tornará contante em nosso futebol! Não de graça testemunhamos nossos clubes sofrendo com timecos da Bolívia ou Venezuela nas libertadores visto que nosso modo de jogar é previsível e ultrapassado! Foi bom o que ocorreu nessa pelada de hoje!

  2. Tenho quase certeza que com Martelotte estaríamos eliminados hoje. O time ainda é bem limitado, principalmente com a bola, mas uma sutil evolução tática hoje foi fundamental pro time passar, mesmo sendo no sufoco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*