O futuro dos estádios Camp Nou e Santiago Bernabéu, cada vez maiores

Projetos de ampliação do Camp Nou (Barcelona) e Santiago Bernabéu (Real Madrid). Crédito: Barça e Real/site oficial

O Camp Nou e o Santiago Bernabéu estão no topo entre os maiores estádios particulares do futebol, com recomendação de cinco estrelas por parte da Uefa. Não por acaso, já receberam finais da Champions League, sendo duas na casa catalã e quatro palco madridista. Os donos são, também, os clubes mais ricos do mundo. E a sede de domínio no esporte não para. Tanto que ambos apresentaram projetos de reforma, transformando estádios decanos em arenas moderníssimas, nos mesmos gramados onde muitos craques desfilaram.

Em janeiro de 2014, o Real Madrid apresentou o Nuevo Santiago Bernabéu, com previsão de mais nove mil lugares. Orçado em 400 milhões de euros, o projeto esbarrou na justiça, por não atender às questões de urbanismo. Deve começar somente em 2017. Agora, em abril de 2016, foi a vez do Barcelona divulgar a sua nova casa, o New Camp Nou, algo como “novo campo novo”.

O clube blaugrana deve ter um gasto ainda maior que o rival merengue, 200 milhões a mais, mas com uma estrutura muito além do estádio, remodelando todo o complexo do clube. Dentro, um novo anel inferior de arquibancada, já que o atual tem pontos cegos, e o complemento do terceiro anel, aumentando ainda mais o status de maior estádio da Europa. Confira os dois vídeos, ambos bem produzidos, com projeções em 3D mostrando o passo a passo das obras.

Em 2022, um novo tempo para os gigantes espanhóis. Cada vez maiores?

New Camp Nou
Capacidade atual: 99.254 
Ampliação: 105.000
Conclusão: 2022
Gasto: 600 milhões de euros

Nuevo Santiago Bernabéu
Capacidade atual: 81.044
Ampliação: 90.000
Conclusão: 2021
Gasto: 400 milhões de euros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*