Os 40 anos do Dia do Goleiro, graças ao interminável pernambucano Manga

Dia do Goleiro. A curiosa data é celebrada no futebol brasileiro há exatamente quarenta anos. Desde 26 de abril de 1976, em homenagem ao aniversário do goleiro pernambucano Manga, então ídolo do Internacional, mas revelado pelo Sport vinte anos antes, quando era conhecido como “Ayrton Correia”. O jogador, hoje aos 79 anos, foi um dos melhores do país na posição, numa carreira duradoura. Quando surgiu a data, idealizada por professores de educação física do Rio de Janeiro, Manga se tornaria o campeão brasileiro mais velho da história, aos 39 anos! Uma marca ainda não superada.

Veja o primeiro contrato profissional de Manga, de 1956, clicando aqui.

Abaixo, as homenagens oficiais dos clubes do Recife em 2016, via facebook.

Náutico
“Ser goleiro é ser o coração do time, mesmo num jogo onde o principal objetivo você deve evitar. Parabéns aos nossos goleiros, do passado e do presente, pelo seu dia. Rodolpho, Júlio César e Bruno.”

Homenagem do Náutico ao Dia do Goleiro em 2016. Crédito: Náutico/facebook

Santa Cruz
“Das mãos dele vem o movimento preciso, seguido do grito: MILAAAAAGRE!!! O Santa Cruz sempre teve em sua história grandes defensores, que escreveram o seu nome na história do Time do Povo. Hoje, Dia do Goleiro, parabenizamos todos os atletas que escolhem a defesa como ofício da vida. Em especial, parabéns aos goleiros corais: Fred, Edson Kolln, Miller e Tiago Paredão Cardoso.”

Homenagem do Santa Cruz ao Dia do Goleiro em 2016. Crédito: Santa Cruz/facebook

Sport
“Há quem seja cruel a ponto de dizer que nem grama nasce onde os goleiros jogam. Há também quem crave que eles nasceram predestinados a serem vilões. Não sabemos se é coincidência, mas nossos goleiros fogem a essa regra. Ao todo, no elenco profissional, temos cinco verdadeiros paredões, todos excepcionalmente treinados por Gilberto Melo, ex-jogador do Leão e melhor arqueiro do Brasil em 1992. Magrão, Danilo Fernandes, Luiz Carlos e Lucas, são os ‘titulares’, os de verdade, os de todos os dias. O quinto elemento dessa equipe quase intransponível estreou no dia 17 de maio de 2015, fez gol no Maracanã e apontou para a 87. Vocês sabem de quem estamos falando…”

Homenagem do Sport ao Dia do Goleiro em 2016. Crédito: Sport/facebook

2 Replies to “Os 40 anos do Dia do Goleiro, graças ao interminável pernambucano Manga”

  1. Cássio, ótimo post. Fui goleiro na infância e adolescência, e admiro muito os jogadores da posição. Para mim, no meu clube, o melhor que vi jogar foi Bosco. O que mais me emocionou foi Magrão.

    Parabéns pelo trabalho, continue trazendo o conteúdo de qualidade que sempre esperamos de você!

    Abraço!

    Nota do blog

    Diogo, valeu! No Sport, de fato Bosco pode ter sido o mais técnico de nossa geração. Não por acaso, foi convocado à Seleção Brasileira (principal) por três técnicos diferentes enquanto atuava no Sport (1999/2000): Luxemburgo, Candinho e Leão. Abraço.

  2. Meu Deus que coisa ridícula a foto dos goleiros do sport, Diego Souza SÓ PORQUE ATUOU NAQUELE JOGO……NUNCA VI TANTA BAJULAÇÃO COM UM CLUBE….SEJA MAIS PROFISSIONAL CASSIO HOJE É DIA DO GOLEIRO E NÃO DO MEIO CAMPISTA. Coisas de uma imprensa medíocre. SEM COMENTÁRIOS.

    Nota do blog

    Parabéns, Ricardo. Nesta, você se superou… De tão sem noção o comentário, vou considerar apenas uma provocação barata.

    Ps. Caso mais alguém não tenha “entendido”, as imagens e os textos foram publicados pelos clubes nesta terça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*