Santa Cruz, o Terror do Nordeste

Santa Cruz, campeão da Copa do Nordeste de 2016. Arte: Cassio Zirpoli/DP

“Santa Cruz, Santa Cruz
Junta mais essa vitória
Santa Cruz, Santa Cruz
Ao teu passado de glória
És o querido do povo
O terror do Nordeste
No gramado
Tuas vitórias de hoje
Nos lembram vitórias
Do passado
Clube querido da multidão
Tu és o supercampeão.”

Em 1948, o compositor coral Capiba compôs a marcha-exaltação O Mais Querido. Como o clube não levantou a taça estadual, ele guardou a letra. Hoje decorada em cada canto do Mundão, a canção só seria lançada em 1957, com uma palavra a mais, “super”, em homenagem à conquista daquele ano.

Em um dos versos há a expressão “terror do Nordeste”, no embalo da massiva participação popular e das façanhas pioneiras no futebol da região. Como a vitória sobre o Botafogo em 1919, a primeira de um nordestino sobre uma equipe carioca, até então o maior centro, o triunfo sobre a Seleção Brasileira em 1934 (apenas Galo, em 1969, e Fla, em 1976, repetiram) e a conquista do primeiro Torneio Pernambuco-Bahia, em 1956, com um generoso peso na época.

História que não se apaga, mas talvez hoje a justificativa nunca tenha sido tão real. O troféu dourado erguido por Tiago Cardoso em Campina Grande simboliza a maior conquista do Santa Cruz. Legítimo campeão da Copa do Nordeste de 2016, pintando um imensa parte do país em preto, branco e encarnado

Parabéns ao Santa, parabéns os leitores tricolores!

6 Replies to “Santa Cruz, o Terror do Nordeste”

  1. Desde a última vitória contra o Campinense, comecei a comentar com os Amigos e escrever nos comentários de Jornal, sobre a matemática, o futebol e a história. Em sete partidas sempre houve gol do Santa, não importando onde fosse a partida. O bom futebol jogado, não me lembro de nenhuma equipe com tantas respostas positivas quanto agora. Além disso não dependíamos de um único atacante, pois tínhamos 6. Por tudo isso sempre acreditei e divulguei que iríamos jogar por um gol e seria suficiente para sermos Campeões. Valeu SANTA.

  2. Que dia! Primero o aumento do bolsa família e agora esse título. Vo bebê até caí!

  3. Obrigado você pelas palavras que fazem aliviar toda a dor que tivemos no passado!!

  4. É isso aí, até que enfim uma Diretoria que queria mudar o clube e já conseguiu tudo o que prometeu. Algo de raro neste país. Parabéns e um grande abraço a todos aqueles que permitiram a volta da auto-estima do Santa Cruz que estava perdida desde meados da década de 80. Obrigado! Muito Obrigado!

  5. O gol de Rodrigão hoje foi um dos que eu mais senti o golpe, ali eu achei que já era. O gol de Arthur quase me tirou a voz.

  6. Esse título é de todos os tricolores, daqueles que já morreram esperando por algo assim, e daqueles que nascerão e ouvirão essa história que foi escrita hoje em tintas vermelha, preta e branca.

    Salve, salve meu Tricolor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*