O retrospecto do primeiro século do Clássico das Multidões, com 547 jogos

O primeiro centenário do Clássico das Multidões teve 547 partidas. Do amistoso em 6 de maio de 1916, nos primórdios do amadorismo no antigo campo do British Club, com vitória do Sport por 2 x 0, ao jogo de ida da final do campeonato estadual de 2016, com o Santa Cruz se impondo no Arruda, por 1 x 0, diante de 30 mil torcedores, inúmeras histórias foram escritas, fomentando uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.

Com dados do pesquisador Carlos Celso Cordeiro, confira as estatísticas finais do clássico, considerando todos os jogos, as partidas pelos torneios em âmbito local, regional e nacional, além do retrospecto na Ilha do Retiro e no Arruda. Outros palcos receberam o duelo, como os Aflitos, por exemplo, mas segue apenas as tradicionais casas de rubro-negros e tricolores.

20 Replies to “O retrospecto do primeiro século do Clássico das Multidões, com 547 jogos”

  1. Cachorras de perucas fiquem com os números que eu fico com os títulos atuais. Chorem, pois o choro é livre. Toda vez que perde um título pro Santa vem com esses argumentos. Aceitem o momento, pois ele pertence ao Glorioso Santa Cruz. Chupa viceeeeeeeeeeee

  2. Um fato considerado , é o total de jogos do Sport como mandante, 265 contra 163 jogos do santa no arruda, uma diferença de 102 jogos. Isso é um dado bem relevante.

  3. OBSERVE QUE O SPORT SÓ GANHOU 01 (UM) TÍTULO NO ARRUDA JOGANDO CONTRA O SANTA CRUZ E FOI NO ANO DE 1980 E SÓ. E PRILLLLL. É FREGUÊS OU NÃO É DO SANTINHA. ISSO SÃO NÚMEROS, NÃO HÁ COMO CONTESTAR. CASA DE FESTEJOS DA TORCIDA DO SANTINHA.

  4. Cássio, gostaria que você retificasse em relação aos títulos que o Santa Cruz ganhou na Ilha do Retiro, pois foram 09 (nove) eis os anos: 1940, 1957, 1969, 1971, 1973, 1986, 1987, 2012 e 2013. E, com o de hoje, serão 10 (dez) títulos. Eita sport freguês. CASA DE FESTEJOS. ISSO É ESTATÍSTICA. ESTÁ NO DIARIO DE PERNAMBUCO DE HOJE (08.05.16). LEI.

    Nota do blog

    Manoel Carlos, desconsiderando a final de 2016, o retrospecto na Ilha do Retiro é Sport 6 x 8 Santa. O título de 1969, citado por você, foi conquistado nos Aflitos, na “negra” de uma decisão em quatro jogos. Lista abaixo. Ps. A informação no Diario de Pernambuco saiu incorreta, mostrando apenas os três primeiros jogos, numa falha na publicação (inclusive, feita por mim…). Abraço.

    17/08 – Sport 0 x 3 Santa Cruz (Ilha do Retiro)
    20/08 – Santa Cruz 0 x 0 Sport (Arruda)
    24/08 – Sport 2 x 0 Santa Cruz (Ilha do Retiro)
    27/08 – Santa Cruz 2 x 1 Sport (Aflitos)

    Informação presente, inclusive, no próprio site do Santa: http://santacruzpe.com.br/titulos

  5. Diante de diversas dificuldades enfrentadas, tais como, ser um clube humilde e sem muitas condições financeiras, ao contrário dos rivais, onde muitos contavam na época com a nobreza e o dinheiro dos ingleses, pois futebol era tido como esporte de ricos, o Santa Cruz contava apenas com seus próprios recursos.
    Outro obstáculo encontrado era o fato de que o time coral era formado por gente da terra, jogadores amadores, que por muitas vezes tinham que se defrontar com equipes que possuíam em seus elencos jogadores profissionais oriundos de outras praças, em muitas ocasiões quando se aproximava do final do campeonato, algumas equipes contratavam praticamente um time inteiro formado por profissionais vindos de outros estados onde o futebol já era profissional, o Sport Club do Recife era um desses clubes que usavam tal artifício, o que acabava se tornando uma enorme vantagem frente aos demais participantes.
    “Rubens Souza”

  6. Cassio, eu fiz essa pesquisa uma vez:

    de 1916 a 1920 = Sport 6×2 Sarna
    de 1920 a 1930 = Sport 15×4 Sarna
    de 1930 a 1940 = Sport 10×9 Sarna
    de 1940 a 1950 = Sport 26×16 Sarna
    de 1950 a 1960 = Sport 30×25 Sarna
    de 1960 a 1970 = Sport 36×19 Sarna
    de 1970 a 1980 = Sport 17×24 Sarna
    de 1980 a 1990 = Sport 28×17 Sarna
    de 1990 a 2000 = Sport 26×11 Sarna
    de 2000 a 2010 = Sport 11×14 Sarna
    2011 = 3 vitórias Sarnentas contra uma do Sport
    2012 = duas vitórias do Sport contra uma Sarnenta
    Aí está Sport x Sarna em todas as décadas.

    Total de 8 décadas do Sport contra duas Sarnentas!

    Contabilizando as vitórias dá 208 para o Sport contra 145 Sarnentas e 208 – 145 = 63

    Dúvida? Tire aqui: http://interessessante.blogspot.com.br/…/os-grandes…

    http://livrariapontesfutebol.com.br/…/cordeiro-carlos…
    http://lista.mercadolivre.com.br/revista-placar-%3A-os

    As fontes do blog são de livros de pesquisadores do futebol Pernambucano e da revista Placar.

    Espero ter ajudado.

  7. Cássio, quantos títulos o Santa Cruz levantou na ilha do Retiro e quantos títulos o Sport levantou no Mundão do Arruda?

    Nota do blog

    Finais na Ilha, Sport 6 x 8 Santa. Finais no Arruda: Santa 2 x 1 Sport. Nos Aflitos, Sport 3 x 1 Santa. Na Jaqueira, Sport 1 x 0 Santa. No British Club, Sport 1 x 0 Santa.

  8. Cássio, quantos títulos, contra o Sport, o Santa Cruz levantou na Ilha do Retiro? E quantos títulos, contra o Santa Cruz, o Sport levantou no Mundão do Arruda? Fico na espera, ok.

  9. Tá aí a verdadeira casa dos festejos: Pinicão do Arruda, aquele mesmo, construído com nosso dinheiro povo pernambucano.

    Na Ilha, 46 vitórias do Sport a mais; no Pinicão, 50 pra cada. PST SEMPRE

  10. Cássio, alguma explicação para escreverem o nome do Sport, como Esporte? São diversas matérias que já vi de jornais antigos tanto nesse site como em outros locais no qual os própios jornais locais escreviam o nome do clube de Sport.
    A partir da década de 80 fica mais dificil encontrar essas referências mas se fizer uma pesquisa dos jornais antigos vai ver o que estou falando. Qual a explicação amigo?

    Nota do blog

    Tito, até a década de 1980 os jornais passaram por um processo de “aportuguesamento” das palavras. O que, de forma errada (na visão do blog), se estendeu até aos nomes das instituições, como o Sport, chamado de Esporte (os rubro-negros nunca aceitaram o nome escrito de outra forma). Aí, finalmente voltaram a usar os nomes originais das instituições.

  11. Cássio, certa vez recebi um e-mail que dizia que a diferença de vitórias no clássico das multidões foi construída, predominantemente, pelo Sport até o ano de 1970. De lá pra cá, segundo relatava o remetente do e-mail, o saldo em favor de um dos times seria mínimo (algo em torno de 5 vitórias a mais). Isso procede? Há uma fonte rápida para tal informação?

    Agradeço a resposta.

    Nota do blog

    Não tenho esse dado mastigado (apenas no arquivo de Carlos Celso). Ps. É possível que o período tenha maior influência nos números, sim.

  12. Pessoal, antes de quase todos os jogos que passa na TV os jornalistas falam em números. Quase em todas as transmissões, até a nível de seleção, existem número, deixando o torcedor por dentro. Todos sabemos que Cássio trabalha com números, dados, gráficos. Outros estados vem comentar em seus trabalhos pedindo para fazer o mesmo com o seus clubes (Vi um torcedor do Bahia pedindo isso). Todos nós temos nosso clube de coração, porém, temos que ser profissionais. Aos leitores, devemos olhar uma reportagem sem clubismo. Essas informações faz o passado ficar vivo. Trata-se de um clássico centenário e qualquer informação, rica em informações, sempre será bem vindo.
    Uma dica, Cássio: Faz uma pesquisa sobre os os confrontos dos pernambucanos x bahianos. Levando em consideração vitórias e títulos. Jogos marcantes. Maiores públicos. Jogos que entraram para história (Sport x Vitória em 2000). Parabéns por nos enriquecer com essas informações. Abraços!

    Nota do blog

    Dan, primeiramente, obrigado. Sobre a dica, seria algo como Náutico/Santa/Sport x Bahia/Vitória? Trabalhoso, mas interessante. Conseguindo todos os dados, publicarei.

  13. Cassio, houve jogos entre santa e sport em outros estádios (aflitos, avenida malaquias, jaqueira etc…)? Esses jogos têm seu resultado computados no campo geral? ou não foram levados em conta?

    Nota do blog

    Marco, foram 265 jogos na Ilha e 163 no Arruda, totalizando 428. Ou seja, 119 partidas (listadas em geral e Pernambucano) aconteceram em outros estádios, incluindo até um fora de Pernambuco, num amistoso em João Pessoa (0 x 0, em 1951).

  14. KKKKKKKKKKKKKK, olha quando o rubro-negro publica o gráfico, logo após a derrota do seu time.

  15. Os torcedores se incomodam com a realidade dos números e descontam a frustração nos jornalistas que apenas fazem seu trabalho. É quando a paixão pelo clube se torna burra, e começar a enxerga menos ser mais, menor ser maior, e jornalista virar torcedor. Tudo bem que sempre tem aqueles que não honram a profissão de jornalista ou extrapolam, mas é muito fácil enxergar onde existe credibilidade.

  16. Isso te dá esperança, né, doutor Cassio?

    Nota do blog

    O post estava pronto, aguardando o resultado do clássico. Outros serão publicados devido ao centenário do Clássico das Multidões (nesta sexta). Outros jornais, sites e emissoras vão fazer o mesmo. Mas tudo bem, mas talvez só tenha sido publicado aqui para dar “esperança”… Adianta discordar de uma visão assim? =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*