Centenário, o Clássico das Multidões se espalha no Recife além dos 90 minutos

Pernambucano 1999, 1º turno: Santa Cruz 1x1 Sport. Crédito: Globo Nordeste/reprodução

O Clássico das Multidões em sua essência é uma celebração do povo, muito antes de dividir a arquibancada para mais um jogo. Em 2016, no seu centenário, com 547 capítulos, é difícil imaginar que todos os torcedores chegavam juntos, que a resenha era compartilhada por horas à base de cerveja no antigo restaurante Colosso ou na calçada da Abdias de Carvalho, comendo um “patinho”, típico prato futebolístico que sumiu como tantos outros caprichos que construíram a imagem do embate entre Sport e Santa. Vivemos numa época em que cada torcida chega por um corredor separado pela polícia militar, com divisórias de até 30 metros entre as massas dentro do estádio, com o horário de saída marcado para cada uma. O vencedor sai primeiro, o derrotado espera quinze minutos. Tudo para evitar o encontro, justamente o que fomentou durante tanto tempo uma das maiores rivalidades do Nordeste, respeitada no país.

Eu fico com a velha lembrança da chegada na retilínea Avenida Beberibe, entre incontáveis bandeiras tricolores e rubro-negras, tremulando no solzão, parando e sendo parado para conversar sobre a expectativa da partida. Sobre viver por uma tarde uma das maiores experiências que o futebol pode proporcionar, sem exagero (supondo que seja possível não exagerar ao falar de futebol).

– Zé do Carmo vai mesmo para o jogo?
– Hoje é o dia de Leonardo, amigo…
– Se ele fizer dancinha, já sabe, né?
– Menino, cuida da tua zaga não…
– Aqui é só um jogo. A festa é na Ilha, você sabe.
– Isso se Zé não for expulso de novo. Endoida toda vez.

Pernambucano 1999, final: Sport 2x1 Santa Cruzr. Crédito: Globo Nordeste/reprodução

A conversa seria interminável. Mas acaba na catraca, com cada um se dirigindo para um portão. Lá dentro, o estádio dividido ao meio, tendo como separação o antigo colete verde-limão da PM. A tiração de onda era ali mesmo. De vez em quando, até um sisudo policial caía na risada. Se havia confusão, era algo muito menor, perdido na memória. Voltando um pouco mais no tempo, mas já não o meu tempo, a conversa teria como personagens Marlon, Betão, Sérgio China e Éder. E assim sucessivamente, até a era do registro em preto e branco, quando o vermelho presente em cada camisa, em diferentes tons e listras, só era visto in loco. Dito e feito. O nome “Clássico das Multidões” não é à toa.

Qualquer pessoa que goste de futebol e vista a camisa coral ou a rubro-negra tem uma grande história para contar. São 23 finais, com a 24ª já entrando no novo século. É, disparado, o maior número do campeonato estadual, num equilíbrio que se mantém nas arquibancadas, sendo 12 títulos do Sport e 11 do Santa Cruz. Atravessaram as respectivas histórias se enfrentando em decisões, praticamente, passando à margem somente nos anos 1930, na transição do amadorismo para o profissionalismo. A partir dali, fincaram raízes na Ilha do Retiro (1937) e Arruda (1943), com a cidade se agigantando em volta, a mesma e legítima lógica pernambucana do Oceano Atlântico, criado a partir da foz dos rios Capibaribe e Beberibe.

Pernambucano 1999, final do 2º turno: Santa Cruz 1x0 Sport. Crédito: TV Tribuna/reprodução

A romaria para o Adelmar da Costa Carvalho ou para o José do Rego Maciel tornou-se mais complicada justamente pelo crescimento do Grande Recife, desenfreado e desigual. De 1,5 milhão de habitantes em 1970 para quase 4 milhões. Entre edifícios espelhados e orlas bem cuidadas a morros desprovidos de muros de arrimo e guetos sem saneamento. Tricolores e rubro-negros estão espalhados em todas as camadas. Não é o fato de rotular o clássico como popular. Ele, simplesmente, é. Sem distinção, sem jamais baixar a cabeça independentemente da situação. Em um domingo, diz a história, a SeleSanta de Luciano Veloso e Givanildo Oliveira poderia sucumbir diante de um Esporte, como os jornais grafavam erroneamente no passado, em longo jejum. Ou o robusto Sport dos anos 1990, abocanhando oito títulos, poderia ser superado por um Tricolor escalado apenas pela raça e empurrado pelo povão.

A capital continuará crescendo, mesmo com bairros já espremidos, mas entre tantos detalhes de sua rica identidade, Sport x Santa Cruz sempre se fará presente. Mexe com a cidade. Pode até ser, também, questão de segurança pública, num olhar mais atual. Mas, acima de tudo, porque mexe com a paixão da imensa maioria dos pernambucanos, durante mais de 90 minutos.

Pernambucano 1996, final: Sport 1x1 Santa Cruzr. Crédito: Globo Nordeste/reprodução

10 Replies to “Centenário, o Clássico das Multidões se espalha no Recife além dos 90 minutos”

  1. Quantas saudades do velho bairro de Campo Grande, quando ao domingos iamos todos ao Arruda, a pé, eu e minha turma, cortavamos caminho por dentro do bairro do Hipódromo, e como era bonito ver aquela imagem do Arrudão se agingantar perante nosso olhos de meninos. SANTA x SPORT, NAUTICO. Naquela turma de vários meninos , levados por nossos tios, eramos rubro negros e tricolores, todos misturados, sem brigas, sem confusão , apenas a “grea” , ninguém se machucavam , ninguém se constragia, ninguém morria !!!
    SALVE SALVE O VELHO CLÁSSICO DAS MULTIDÕES

  2. Interessante, como este texto nos faz sentir bem com a expectativa do Clássico, e do quanto ele valida a perspectiva de moços e velhos, garotos e senhoras, rubro-negros e tricolores ao valorizar o futebol.
    As imagens que vêm à mente com estas palavras, nos deixam convictos que estamos do lado certo, cidadão. Aqueles que vandalizam, são inimigos do prazer coletivo e devem ser alijados.
    Francamente, rubronegro que sou, acho revigorante ver um Santa Cruz mais empodeirado para voltar à Séria A. O 41o. título, 13o. sobre eles será mais gostoso. Do contrário, serviria apenas para a gozação, quase um escárnio, dada à diferença que começava a se impor nas condições das partes que competiam.
    Curiosamente, a diferença começou a ser apagada por um Caça-rato, um Everton Sena, e pelo fundo da panela da qualidade de um Denis Marques, ajudados pelo Tiago Cardoso, que mostra ânimo especial contra o Sport.
    Esta não é o melhor Sport que vi. Mas, tenho certeza que testemunharei na Ilha mais uma vez um espetáculo de emoção e de alegria de uma grande massa. Aos derrotados, o consolo da tradição, e a esperança de mais 100 anos de novas pelejas e oportunidades para celebrar uma valorosa vitória.
    PARABÉNS !!

  3. Sou tricolor, e sei que o time rubro-negro leva uma vantagem considerável, no confronto. Não obstante, é notório que isso se deve muito a era amadora. É evidente que o clássico não começou ontem, nem há 20 anos, mas desde que me entendo por gente, é um confronto equilibrado. O único desequilíbrio que eu lembro, foi entre 2001 e 2002, quando o Santa Cruz conseguiu 7 vitórias consecutivas, algo surreal para um clássico. Gostaria dos números em jogos oficiais. Quanto ao jogo de domingo, espero que o tricolor ganhe na Ilha do Retiro, pois se levantarmos a taça com um empate, o título ficaria ofuscado pelo gol irregular na quarta-feira.

    Nota do blog

    Lucas, de certa forma os números oficiais estão no gráfico postado poucos antes (http://tinyurl.com/z5xbc87), com dados no Estadual, Séries A e B e Copa do Nordeste. Abraço.

  4. Um os melhores textos que li nos últimos tempos. Esta memória do passado poderia salvar nosso presente e futuro. Sem dúvida que é algo antropológico e a separação das torcidas com este cisalhamento sem dúvida que aumentou muito mais a violência em campo.

  5. Cassio, sempre leio o seu blog, mais raramente dou minha opinião, mais essa vc está de parabens amigo, muita saudade daquelas tardes de domingos quando iriamos pra os estadios juntos com a torcida adversaria e tomando aquela cerveja gelada comentando o jogo antes e depois, sou Tricolor e tenho familiares rubro negros e alvi rubros, e também deixei de ir a campos por medo da violencia.

    Que vença o melhor sem violencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*