Mapeamento municipal de torcidas: Recife (Maurício de Nassau/2016)

Pesquisa de torcida do Instituto Maurício de Nassau/Leia no Recife, em 2016 Já. Arte: Cassio Zirpoli/DP

O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) realizou um estudo no Recife, em maio, constando no relatório a clássica pergunta “Para qual time você torce?”. O destaque em relação à última pesquisa, feita há dois anos, é o crescimento do Trio de Ferro, passando de 62,9% para 77,3%. Um domínio absoluto na capital. Para isso, ajudou a redução da camada “sem clube”, de 26% para 16,9%. Simpatizantes ou não, indicaram clubes locais no questionário.

Encomendado pelo portal Leia Já, o levantamento chega à terceira versão. Foram 624 entrevistados, o mesmo número dos quadros anteriores, com divisão por sexo, faixa etária, escolaridade e renda, trazendo mais elementos ao popular debate sobre o perfil das maiores torcidas pernambucanas.

No geral, o Sport segue à frente. Entretanto, considerando a margem de erro, é possível um resultado distinto em relação ao Santa (32,1% x 32,4%). Como ocorre em todas as pesquisas postadas no blog, mensurei os percentuais com a população oficial da localidade, segundo o dado mais recente do IBGE.

Instituto Maurício de Nassau / Recife 2016
Período: 3 a 4 de maio de 2016
Público: 624
Margem de erro: 4,0%
População estimada (IBGE/2015): 1.617.183

1º) Sport – 36,1% (583.803)
2º) Santa Cruz – 28,4% (459.279)
3º) Náutico – 12,8% (206.999)

Outros times – 1,9% (30.726)
Sem clube – 16,9% (273.303)
Sem resposta – 3,9% (63.070)

A evolução dos percentuais do trio, segundo o instituto (2013, 2014 e 2016)
Sport – 32,3%, 28,4% e 36,1%
Santa – 19,0%, 21,2% e 28,4%
Náutico – 16,0%, 13,3% e 12,8%

Relembre as pesquisas do IPMN no Recife em 2013 e 2014 clicando aqui.

9 Replies to “Mapeamento municipal de torcidas: Recife (Maurício de Nassau/2016)”

  1. Isso só mostra q o longo jejum sem títulos do Náutico está fazendo. O clube está ficando sem torcida. A cada ano sem título, menos alvirrubros. Não se tem novas gerações alvirrubras. As crianças não querem torcer pra clube q não é campeão. Lamentável!
    O mais preocupa é q, a partir de 2019, o Santa Cruz tbm será “cotista”. Daqui pra lá, o Náutico precisa se recuperar. Voltar à ser campeão. Voltar para a série A. Caso contrário, a situação será bem mais complicado e cada vez mais a porcentagem de alvirrubros cairá. Pobre Náutico. :/

  2. Estou com voce, WILTON. Esse rapaz, que nao sabe separar o coraçao rubro-negro. da profissao que exerce SEMPRE vem com essas “_____” Alem de nao ser um profissional etico, vive a BLOQUEAR os Torcedores do SCFC no Twitter. Engraçado e que mesmo sabendo q temcentenas bloq., ele (e sua equipe) faz pesquisa via Twitter

  3. mais do mesmo, novidade zero! ATÉ UM MACACO ENSINADO SABE QUE SE O TIME É MAIOR DO NORDESTE, ELE É O MAIOR TAMBÉM NO PRÓPRIO ESTADO, E É CLARO TAMBÉM EM TORCIDA, e fim de papo, boa noite e aquele abraço, e saudações rubro-negras!

  4. MAIS DO MESMO, SEM NOVIDADES! o maior do nordeste é mais que óbvio que é o maior de pernambuco né, boa noite e forte abraço!

  5. Sempre que o Santa Cruz está bem e o time do mangue mal esses caras vem com essas pseudos pesquisas… E a propósito, nunca fui entrevistado por nenhum instituto de pesquisa sobre time que torço… Esse tal de Santa Cruz incomoda muita gente!

  6. Sempre, eu falei sempre que popoti leva uma traulitada, e o santa cruz vai bem nas competições, esse cidadão aparece com alguma pesquisa onde o sport sempre tem a torcida maior…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Vão lá no arruda outra vez, e perguntei se já tem lugar pra taça do Pe, QUE COM CERTEZA JÁ TEM! Os superiores chamavam de pernambuquinho, esse pernambucano não vale nada, vamos jogar com o juniores, vamos priorizar a sula, a tradução fica pra vcs kkkkkkkkk, ai foi desclassificado da copa do NE,e o santa cruz foi pra final, ai tentaram reverter a copa do Brasil, que não queria jogar, levou mais dois, quem mora em aparecida é?, ai o santa cruz foi campeão do nordeste, e de quebra, eu falei de lambuja, duas participações no Copa sulamericana.. ai acusaram o Golpe, os caras entraram quarta feira com ódio no coração, até pareciam que o SANTA CRUZ, fez algo contra o time e a torcida da coisa, FIQUEI SABENDO QUE A PREMIAÇÃO PRA SER CAMPEÃO AMANHÃ, É DE 1 MILHÃO DE REAIS..KKKKKKKKKKK PRA UM CAMPEONATO QUE NÃO VALE DE NADA, PORQUE JÁ TEM 40, É UM PREMIO MUITO GORDO, SERIA HIPOCRISIA, SOBERBA, HUMILDADE 0, OU SÃO DESPREZÍVEIS MESMO, E DEMAGOGOS?
    SE NÃO FORMOS CAMPEÕES AMANHÃ NÃO MUDA NADA, JÁ VCS IRÃO CONSEGUIR UMA VAGA NA UEFA CHAMPIONS LEAGUE
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Nota do blog

    Wilton, melhore na argumentação… A pesquisa foi divulgada neste sábado pelo portal Leia Já. O blog, como sempre, publica. Imaginar qualquer coias além disso é um alto grau de alienação, para não dizer outra coisa.

  7. O cara não sabe interpretar que pesquisa é amostragem???? Nunca vai entrevistar todo Pernambuco, mas na amostragem sabemos a tendência.

  8. Se o Náutico não vencer um campeonato rápido a torcida vai sumir em breve.

    Coisa que foi comentada num podcast recente é que se houver um aumento crescente do crescimento de Sport e Santa Cruz, o Náutico está caminhando a passos largos para virar um América-MG da vida.

  9. SÓ UM IDIOTA VAI ACREDITAR QUE O NÁUTICO SÓ 207 000 TORCEDORES, ESPERO ANSIOSAMENTE AS PESQUISAS DOS INSTITUTOS DE MARTE, JÚPITER, SATURNO, ANDRÔMEDA, URSA MAIOR, E DE TODAS AS GALÁXIAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*