CBF parabeniza o Sport pelos 111 anos e cita clube como a maior torcida do N-NE

Texto da CBF sobre os 111 anos do Sport

A CBF nunca encomendou uma pesquisa de torcida. Por mais que Ibope, Datafolha, Gallup, Pluri, Paraná Pesquisas, entre outros institutos, já tenham lançados inúmeros estudos, desde 1983, a entidade segue à parte do assunto. Talvez para evitar qualquer tipo de controvérsia, nos âmbitos nacional, regional e estadual. Por isso, chama a atenção o texto publicado pela confederação sobre os 111 anos do Sport, completados neste 13 de maio de 2016. Como costuma fazer, não só com clubes tradicionais, a entidade cita títulos e ídolos. Está lá o Campeonato Brasileiro de 1987, sem qualquer menção à polêmica do assunto. Por outro lado, esqueceu dos títulos da Copa do Nordeste de 1994 e 2000, chancelados pela própria. No trecho seguinte vem o verdadeiro vespeiro:

“Considerado o clube de maior torcida da região Norte-Nordeste”

Não há citação sobre qual instituto considera ou desde quando considera. Por sinal, sobre a declaração, é preciso fazer algumas considerações. Começando pelo fato de que o Flamengo é o mais popular nas duas regiões, segundo todos os levantamentos. Porém, levando em conta só os clubes do Norte e Nordeste, de fato o Sport já aparece à frente (Ibope 2010, Pluri 2013 e Paraná 2013), se revezando com o Bahia. Na pesquisa mais recente deu Baêa (Paraná 2016).

Atualização: a polêmica acabou sendo mesmo grande, tanto que horas depois a CBF editou a frase sobre o tamanho da torcida. Ao menos listou o tri regional.

Os melhores nordestinos nas pesquisas nacionais mais recentes:

Paraná 2016
1,8% – Bahia
1,5% – Sport

Ibope 2014
1,7% – Bahia
1,3% – Vitória
1,2% – Sport
1,0% – Santa Cruz
0,8% – Ceará

Datafolha 2014
1,0% – Bahia
1,0% – Vitória
1,0% – Sport

Pluri 2013
1,4% – Sport
1,2% – Bahia
0,8% – Vitória
0,7% – Santa Cruz
0,6% – Náutico

Paraná 2013
1,8% – Sport
1,7% – Bahia
0,7% – Santa Cruz
0,7% – Vitória
0,4% – Náutico

Ibope 2010
1,7% – Sport
1,6% – Bahia
1,2% – Vitória
0,8% – Fortaleza
0,6% – Santa Cruz
0,6% – Ceará

31 Replies to “CBF parabeniza o Sport pelos 111 anos e cita clube como a maior torcida do N-NE”

  1. O pior de tudo é que ainda chega tricolor e fala um monte de m**** como se a palavra dele tivesse algum valor quando comparada à citação da FIFA, kkkk
    Vão lá e digam a FIFA pra parar de publicar essas coisas que vocês não gostam, talvez ela pare porque afinal, o santinha é um time que tem vários títulos nacionais, isso pode influenciar, sqn, kkkkkkkkk
    #PST
    P.S Sobre os títulos nacionais do santinha…
    (Qual né? é lógico que isso e ironia, nem percam seu tempo procurando)
    KKKK

  2. Incrível como os tricolores não aceitam o que todas as pesquisas comprovam. A do sport é comprovadamente a maior. Aceitem de uma vez. Ja viram o bahia perder pesquisa pra o vitória? Ja viram o flamengo perder pesquisa no rio? Ja viram o corinthians perder pesquisa em são paulo? A mesma coisa é aqui? O sport tem a maior torcida e por isso vence em todas as pesquisas.

  3. Todos sabem que o Sport não tem a maior torcida nem em Pernambuco (quanto mais N-Ne, rsrs), o papel do blog foi apenas relatar um erro da CBF (que em geral está se lixando para o que publica, apenas copia e cola alguma besteira que encontra na internet). Não misturem as coisas. Saudações gloriosas corais

  4. Esses tricolores está com raivinha? O timinho foi até o fundo do poço, passou 10 anos fora da série A, se recolham a sua insignificância.
    E engulam o choro.

  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quase que minda uma dor de tanto Ri qual é a maior media de publico dele ? kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*