A identidade visual do Santa via Cordel

Tempo real do Santa Cruz nas redes sociais. Crédito: Santa Cruz/reprodução (@SantaCruzFC)

A cobertura das partidas em “tempo real” na internet ocorre em diversas plataformas. Nos sites tradicionais e nas redes sociais, com informações e imagens, sempre à parte dos vídeos, cuja exibição tem a lógica restrição devido aos direitos de transmissão já comercializados. Por isso, na disputa paralela na web, com o público sempre crescente, vale a agilidade, a informação precisa, o entretenimento. Ponto importante para prender a atenção do torcedor.

No Campeonato Brasileiro de 2016, o Santa Cruz iniciou um novo formato, com lances ilustrados em “cordel”, o popular gênero literário em folhetos, tradicional em feiras nordestinas. Produção sem esquecer as origens, em preto, branco e vermelho: Início do jogo, cartão amarelo, intervalo, falta perigosa, gol, fim de jogo.

Santa Cruz nas redes sociais. Crédito: Santa Cruz/reprodução (@SantaCruzFC)

As imagens foram criadas por Kelen Linck, que deve produzir outros lances, como expulsão e substituição. A identidade visual se estende aos perfis oficiais no twitter (SantaCruzFC) e no facebook (OficialSantaCruzFC), com promoções de ingressos, timemania e até concurso de musa. A linguagem segue direta, com expressões pernambucanas como “bora”, “oxe” e “visse”.

A cada engajamento com o cordel coral, a multiplicação do clube na web, que no último ano teve 100% de aumento, chegando a 75 mil usuários no microblog e 523 mil na rede de Mark Zuckerberg. Claro, nesta onda não poderia faltar o ponto alto do futebol, simbolizado na conquista. No caso, duas. Campeão do Nordeste, o “Cobra da Peste”, e campeão pernambucano. Visual aprovado?

Santa Cruz nas redes sociais. Crédito: Santa Cruz/reprodução (@SantaCruzFC)

8 Replies to “A identidade visual do Santa via Cordel”

  1. A artista Kelen Linck responsável por este trabalho visual de Cordel está até hoje sem receber o salário do clube. Vergonha!

  2. Oxe, faz uma matéria sobre as artes e não bota o nome da artista não é? Kelen Linck dando um show, como sempre! Sou fã!

    Nota do blog

    Madalena, vai agora o nome. Bastava confirmar (eu não tinha visto no site do clube). =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*