Ataque do Santa funciona plenamente no Arruda, com goleada sobre o Cruzeiro

Série A 2016, 3ª rodada: Santa Cruz 3x1 Cruzeiro. Foto: Antônio Melcop/Santa Cruz

Dois gols de Grafite. O primeiro de pênalti, após uma arrancada sensacional, no alto de seus 37 anos. O segundo com extrema categoria, tocando por cima de Fábio. Um de cabeça de Arthur, com cruzamento de Keno. E outro do próprio Keno, correndo nos descontos para decretar a goleada do Santa Cruz sobre o Cruzeiro no Arruda, 4 x 1. O mesmo placar do último confronto, há dez anos. O momento atual, porém, é muito melhor, com o time mantendo a liderança do Brasileirão. São dez gols em três apresentações, nove deles anotados pelo trio de atacantes, decisivos desde as conquistas do Nordestão e do Pernambucano.

O jogo contra o time mineiro prometia ser dos mais difíceis. Apesar da fase inconstante, tem qualidade. E dinheiro para bancar valores. No último ano, faturou R$ 363 milhões, contra R$ 15 milhões dos corais. Em campo, diferença inexistente. Nos primeiros minutos, a impressão era a de sempre, com o adversário com posse e atacando mais. Depois de dois meses, já com a cara de Milton Mendes, dá pra saber que trata-se do cenário aguardado pelo próprio tricolor, armado para contragolpear. A ponto de o próprio rival achar que está dominando. A bola vinha rondando a meta de Tiago Cardoso até os 19, no primeiro lance de perigo do mandante. Grafite correu para ser derrubado pelo goleiro na área. Certeiro, abriu a conta, num cenário ainda mais propício.

É verdade que Arrascaeta empatou no segundo tempo, numa bela cobrança de falta, mas o time, já com João Paulo, não perde a coletividade. Sobretudo por ter lá na frente um jogador de técnica refinada na conclusão. Achou um espaço, guarda. Ao marcar novamente, Grafa chegou a 6 gols, artilheiro. Em apenas três jogos passou de 1/3 da meta de 15 gols. Pelo visto, a meta será ampliada já já. Com o Cruzeiro se expondo, conforme esperado, o Santa matou, com Arthur e Keno definindo uma daquelas vitórias que faz valer o tempo de espera, dando a sensação de que outras atuações do tipo estão à caminho. Ataque, tem. 

Série A 2016, 3ª rodada: Santa Cruz 3x1 Cruzeiro. Foto: Antônio Melcop/Santa Cruz

9 Replies to “Ataque do Santa funciona plenamente no Arruda, com goleada sobre o Cruzeiro”

  1. O cabra ali acima observou bem: todos os gols que o Glorioso sofreu foram de bola parada. A defesa está dando também bastante segurança. Sei que é muito cedo, mas estes resultados vão nos fazer sonhar muito alto. Quem sabe Pernambuco terá o seu primeiro campeão Brasileiro?

  2. Ei Cássio cadê o telecast de de santa x cruzeiro??

    Nota do blog

    Thiago, gravaremos o pós-jogo do Trio todo hoje, no formato tradicional. Seriam 3 telecasts, mas o do Náutico deu bronca no skype. E pra não perder outra gravação, faremos tudo na mesa de som mesmo, na redação. Abraço.

  3. Os próximos cinco jogos do Santa Cruz podem dar uma bela margem de “gordura” ao Santa Cruz, pois três desses jogos são no Arruda.

    Chapecoense – Arena Condá
    Sport – Arruda
    Atlético – PR – Arena da Baixada
    Santos – Arruda
    Figueirense – Arruda

    Acredito que o confronto mais perigoso seja contra o Sport – por mais que esteja vivendo uma fase ruim o fato de ser clássico muda tudo – e o Santos, mesmo sendo no Arruda o Santos é mais forte que o Cruzeiro.

    O resto é o resto dá pra ganhar, ou no mínimo empatar.

  4. Não vi ninguém comentar, mas interessante é notar que não houve falta no lance do gol do Cruzeiro.

    Uma filmagem da TV Coral mostra isso claramente.

  5. Nossa vitória de goleada? Fantástica.
    A permanência no topo da tabela? Uma mistura de orgulho e humildade por tudo que enfrentamos nos últimos anos e superamos na bola, no campo e nas arquibancadas.
    E sobre os próximos 35 jogos? Continuaremos apoiando, torcendo e acreditando em bons resultados.
    Será mesmo que o Santa Cruz manterá o ritmo? Assista, leia ou ouça o jornalismo esportivo do Sul e do Sudeste. Se preferir, escute as previsões ou as pilhérias de alguns torcedores locais rivais.

    Nós, torcedores corais, nunca abandonamos o Terror do Nordeste. E como é bom viver novamente esses momentos de glórias.

    Melhor ainda é perceber que, aos poucos, uma parcela do jornalismo esportivo local relembrou que o Santinha é Grande.

    Não é um ataque pessoal. Pelo contrário, trata-se de reconhrcer com alegria, aquilo que antes era tratado sem entusiasmo, sem inspiração.

    Gostei do texto, assim como de outros publicados no blog. Informação de qualidade sobre o futebol de PE é o que vale.

    E por isso mesmo, boto fé no blogueiro. Esse é o Santa, Cassio! O resto é contigo. Aguardo, independente do resultado em Chapecó, sua análise da partida.

  6. O Santa é muito certeiro, eficiente demais e joga com inteligência. Talvez no primeiro tempo tenha aceitado demais o jogo do Cruzeiro, porque depois do gol de empate e da substituição de Bolaños por Wallyson, o time avançou e começou a dificultar a saída de jogo do Cruzeiro, roubou bolas, criou mais jogadas e teve contra-ataques mais perigosos. Estilo de jogo parecido com um tal de Leicester…

  7. É o Santinha fazendo sua poupança na luta contra o rebaixamento. Será que no final se salva? Não sei, mas, com este início, dá até esperança de permanecer na A.

  8. O time melhorou bastante com a saída de Bolaños.
    Grafite e Tiago Cardoso, como sempre, fizeram a parte deles. Temos em quem confiar.
    Léo Moura surpreendeu e jogou muita bola, foi até o ataque várias vezes, fez vários lançamentos.
    Agora o santa só precisa se impor mais. Quando fomos pra cima do Campinense, Vitória e Cruzeiro, conseguimos fazer nossos gols.
    E nenhuma equipe conseguiu fazer gol no santa com a bola rolando nesse brasileiro.Todos os gols saíram de bola parada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*